Projeto Protagonismo de Mulheres Negras das Periferias de São Gonçalo fortalece parcerias nos territórios
- charodri
- há 5 dias
- 3 min de leitura
Iniciativa do MMSG amplia planejamento de atividades voltadas à equidade de gênero e raça às mulheres negras residentes em Jardim Catarina e no Complexo do Salgueiro

Reunião no Jardim Catarina teve o objetivo de alinhar parcerias e planejar atividades voltadas às mulheres negras em SG
Foto: Divulgação
Organizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), com apoio da Fundação Banco do Brasil, o Projeto Protagonismo de Mulheres Negras das Periferias de São Gonçalo deu mais um passo importante no fortalecimento de suas ações territoriais. Nesta quinta-feira (8/1) foi realizada uma reunião com o Centro Comunitário de Jardim Catarina (CCJSC), tendo o objetivo de alinhar parcerias para o planejamento e execução de atividades voltadas às mulheres negras residentes em Jardim Catarina e no Complexo do Salgueiro.
A iniciativa busca ampliar ações nas áreas de gênero, raça, empregabilidade, autocuidado e desenvolvimento econômico, fortalecendo a atuação conjunta entre instituições que já desenvolvem trabalhos relevantes nos territórios.
De acordo com Victória do Livramento, coordenadora técnica do projeto, o encontro foi fundamental para o alinhamento de estratégias.
“Realizamos uma reunião no turno da manhã para estreitar parcerias e alinhar novas ações e objetivos nas áreas de gênero, raça e empregabilidade, entre outras atividades que o projeto, apoiado pela Fundação Banco do Brasil, pretende ofertar”, afirmou a coordenadora.
Atividades iniciaram há dois meses no Complexo do Salgueiro
As atividades do projeto tiveram início no território no dia 5 de dezembro, com a realização de uma roda de conversa no Complexo do Salgueiro, que reuniu cerca de 50 mulheres. O encontro promoveu reflexões sobre os atravessamentos do racismo na vida das mulheres negras periféricas e resultou na criação de um Conselho Gestor, responsável por acompanhar a execução e o desenvolvimento das ações.

Atividade no Complexo do Salgueiro reuniu cerca de 50 mulheres e resultou na criação de conselho gestor do projeto (SG)
Foto: Divulgação
Empreendedorismo negro feminino e ao resgate das ancestralidades afro-brasileiras
Realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), o projeto contempla ações de prevenção, acolhimento, autocuidado, fortalecimento emocional e geração de renda, além de oficinas voltadas ao empreendedorismo negro feminino e ao resgate das ancestralidades afro-brasileiras, valorizando a história, a cultura e o legado de resistência das mulheres negras.
"O projeto também oferece atendimento especializado, com acompanhamento de assistente social e psicóloga, considerando as múltiplas violências e os diversos marcadores sociais que impactam a vida das mulheres negras das periferias", ressaltou Victória do Livramento.
O Projeto Protagonismo de Mulheres Negras das Periferias de São Gonçalo é financiado pela Fundação Banco do Brasil (@fundacaobb).
Territórios de atuação: Jardim Catarina e Complexo do Salgueiro – São Gonçalo/RJ
Instagram: @Movimento de Mulheres em SG
Telefone: (21) 2606-5003
Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos
O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.
Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:
MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)




Comentários