NACA e RECRIA realizam ação educativa sobre 'Consciência Negra' com documentário de Emicida
- charodri
- há 16 horas
- 3 min de leitura
A atividade no auditório do MMSG, no Zé Garoto, reuniu cerca de 25 crianças e adolescentes para dialogar sobre história, cultura negra e combate ao racismo

Adolescentes assistiram ao documentário 'AmarElo' e debateram sobre combate ao racismo e a 'quebra' dos estereótipos
Foto: ASCOM/MMSG
Organizados pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), os projetos NACA/SG e RECRIA realizaram uma atividade especial para crianças e adolescentes, na terça-feira (25/11), no auditório do Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), no bairro Zé Garoto, em reflexão ao Mês da Consciência Negra.
Como parte da programação, foi exibido o documentário “AmarElo: É Tudo Pra Ontem”, dirigido pelo artista Emicida, obra que resgata capítulos da história do Brasil e destaca o protagonismo do povo negro por meio da música, da arte e da cultura periférica.
A ação reuniu cerca de 25 crianças e adolescentes atendidos pelos projetos, que, posteriormente, participaram de uma roda de conversa e de atividades de colagem sobre racismo, representatividade e identidade preta.

Adolescentes participaram da roda de conversa e das atividades de colagem sobre a temática da Consciência Negra
Foto: ASCOM/MMSG
Para o educador social Lucas Lima (RECRIA), o documentário faz refletir a questão da ancestralidade e do contexto histórico dos negros no Brasil.
"A ideia de projetar o documentário foi fazer uma reflexão sobre o racismo e pensar o negros em espaços onde eles ainda não são bem vistos. A partir daí, usamos imagens de algumas figuras centrais da luta negra no Brasil, como Marielle Franco e Lélia Gonzalez, e realizamos uma atividade de colagem para trabalhar sobre a temática", explica Lima.
‘Promover consciência crítica sobre o racismo’
A pedagoga Vanessa Spalla (RECRIA) resssaltou a importância da atividade para promover uma consciência crítica sobre o racismo.
“A iniciativa integra um conjunto de ações realizadas no mês para promover a consciência crítica e reafirmar o compromisso das instituições com uma sociedade mais justa, plural e equitativa”, explica Spalla.
Encerrando a programação temática de novembro, as atividades desenvolvidas pelo projeto 'Papo Reto' (Criado pela equipe pedagógica do NACA/SG) e RECRIA reforçaram o propósito de fomentar espaços de diálogo, aprendizagem e afirmação, especialmente para crianças e jovens das periferias, contribuindo para o enfrentamento ao racismo individual e estrutural e para a construção de uma sociedade antirracista e desconstrução de estereótipos.
MMSG- Proteção, acolhimento às crianças e adolescentes vítimas de violências
O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) é uma organização da sociedade civil que atua há 36 anos na defesa dos direitos das mulheres, no enfrentamento às desigualdades de gênero e na promoção da cidadania e da justiça social.
A instituição desenvolve diversos projetos voltados à proteção, acolhimento às crianças e adolescentes vítimas de violências, com destaque para o Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado em parceria com a Petrobras; o Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACA), que conta com apoio da Fundação para Infãncia e Adolescência (FIA) e RECRIA, projeto apoiado pela Subsecretaria de Política Inclusiva da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Em caso de ajuda ou informações, o MMSG disponibiliza os contatos dos projetos e, atende, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no endereço abaixo:
Recria - Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NACA São Gonçalo: Rua Rodrigues da Fonseca, 215, Zé Garoto, São Gonçalo.
NACA Niterói: Av. Amaral Peixoto, 116, 4º andar, Centro, Niterói.




Comentários