top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

Movimento de Mulheres em SG viabiliza parceria com a Cedae

Em reunião na sede do MMSG, representantes das duas instituições elaboraram ações conjuntas no âmbito corporativo e em regiões de vulnerabilidades sociais

Coordenadora e gestora do MMSG, Marisa Chaves, ressaltou a sinergia dos projetos desenvolvidos pelas duas instituições

Foto: ASCOM NEACA TR/Divulgação Cedae


A coordenadora geral de projetos do Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), Marisa Chaves, recebeu, na quarta-feira (14), a visita de representantes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) para estabelecer parcerias e conexões em ações sociais desenvolvidas em comunidades e periferias atendidas pelas instituições.


Durante o encontro, Marisa Chaves apresentou os projetos desenvolvidos pelo MMSG e acompanhou as representantes da Cedae, a assistente social e coordenadora do projeto “Cedae Por Elas” Verônica Cristina dos Santos  e a psicóloga Maria Gabriela Ferreira, em uma visita às dependências da sede, no Zé Garoto (SG). Chaves enalteceu a iniciativa da empresa em estreitar as relações com o MMSG e destacou a sinergia entre os projetos sociais das instituições.


“A Cedae e o MMSG já desenvolvem projetos paralelos em áreas de vulnerabilidades sociais. Essa parceria visa, portanto, a viabilização de novos investimentos sociais e a sinergia entre as instituições em ações mútuas. Ofertaremos consultorias técnicas, rodas de conversas, palestras e outras ações. A Cedae, que já investe em ações como Jovem Aprendiz e desenvolve projetos corporativos para mulheres sobre arte criativa e economia circular, sinalizou o compromisso em disponibilizar cursos em suas sedes e franquear visitas às unidades e estações de tratamento de água”, explicou a gestora.        


"A Cedae e o MMSG já desenvolvem projetos paralelos em áreas de vulnerabilidades sociais. Essa parceria visa, portanto, a viabilização de novos investimentos sociais e a sinergia entre as instituições em ações mútuas" (Marisa Chaves)


Enfrentamento à violencia contra as mulheres


Coordenadora do 'Cedae Por Elas', Verônica Cristina (E), e a psicóloga Maria Gabriela participaram da reunião no MMSG

Fotos: Divulgação

Para a asssistente social e coordenadora do ‘Cedae Por Elas’, Verônica Cristina, o encontro serviu para conhecer melhor os projetos e iniciativas do MMSG e estruturar propostas de intervenções em curto e médio prazo. Cristina citou o enfrentamento à violência contra mulher e a promoção de gênero como alguns dos pontos transversais das ações em parceria entre as instituições.


“A ideia é estabelecer parceria de fortalecimento dos projetos implementados pelo MMSG no âmbito do enfrentamento à violência contra mulher e a promoção de gênero. Para tal, a equipe de coordenação do Programa ‘Cedae Por Elas’ se reuniu com a gestão do MMSG para conhecer melhor as iniciativas em curso e estruturar coletivamente propostas de intervenção”, reiterou Verônica, acrescentando que o ‘Cedae Por Elas’ é uma iniciativa que visa promover a igualdade de gênero no ambiente corporativo e nos territórios vulneráveis nas áreas de intervenção da Companhia.

 "O ‘Cedae Por Elas’ é uma iniciativa que visa promover a igualdade de gênero no ambiente corporativo e nos territórios vulneráveis nas áreas de intervenção da Companhia" (Verônica Cristina)

'Prestar serviço à população'


A psicóloga Maria Gabriela Ferreira destacou a importância da parceria para implementação de projetos sociais intra e extra corportivo. " Esse encontro foi o embrião das futuras ações entre Cedae e o MMSG. Nossa intenção é inserir os projetos dentro e fora da companhia para acessar territórios vulneráveis socialmente e prestar serviço à população de São Gonçalo, onde atuamos a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Laranjal", acrescenta a psicóloga.


'Cedae por Elas' foi lançado em 2023


O programa “Cedae Por Elas” foi lançado em agosto de 2023. A data marcou a inauguração do espaço de acolhimento à mulher no prédio da sede da Cedae, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, que oferece salas para atendimento com suporte psicossocial às colaboradoras, além de apoiar o retorno da licença-maternidade e incentivar o aleitamento materno.


 “É um espaço vivo, sensível e acolhedor, preocupado com o regresso da colaboradora ao seu ambiente de trabalho após a maternidade, momento marcado pela conciliação entre cuidado, responsabilidades, angústias, cansaço e muito afeto. As salas contam com lactário, adequado aos critérios sanitários, para a ordenha do leite e o armazenamento. Oferecemos assistência psicológica itinerante para acompanhamento da saúde mental”, disse, na ocasião do lançamento do projeto, a coordenadora Verônica Cristina (Fonte: Comunicação/Cedae) .


Coordenadora do 'Cedae Por Elas' Verônica Cristina, Marisa Chaves e psicóloga Maria Gabriela em frente à sede do MMSG

Foto: Divulgação


Atendimentos em três municípios


Um dos projetos organizados pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), o NEACA Tecendo Redes, iniciado em 2024 com a parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências contra crianças e adolescentes, jovens e mulheres. O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Duque de Caxias e Itaboraí e tem como objetivo contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).


Em caso de ajuda, o MMSG, disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços e telefones abaixo:


NEACA (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

NEACA (Itaboraí) - Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).

NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim Vinte e Cinco de Agosto. (21 96750-3095).

Comments


bottom of page