top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

MMSG reinaugura sede de projeto no Complexo do Salgueiro com apoio da ‘pop star’ americana Selena Gomez

  • charodri
  • 19 de set.
  • 6 min de leitura

Atualizado: 22 de set.

Cerca de 100 pessoas participaram da cerimônia de reinauguração do Vozes Periféricas no Conjunto da Marinha


ree

Durante cerimônia de reinauguração integrantes do MMSG descerram a placa da nova sede do Vozes Periféricas em SG

Foto: ASCOM/NEACA TR

O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) reinaugurou, nesta quinta-feira (18/9), a sede do Projeto Vozes Periféricas, localizado no Conjunto da Marinha, Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.


Cerca de 100 pessoas, entre representantes de instituições da sociedade civil e do governo, ativistas de Direitos Humanos, usuários e integrantes de projetos do MMSG participaram da cerimônia de reinauguração, que foi mediada pela gestora e coordenadora do MMSG, Marisa Chaves.


Voltado para elevar a autoestima e dar suporte psicossocial às mulheres que tiveram direitos violados e sofrem violências, o Projeto ‘Vozes Periféricas’ foi criado em 2020, em plena Pandemia da Covid 19 e ganha uma 'nova roupagem' em 2025,


A nova sede do Projeto Vozes Periféricas terá um amplo espaço para reuniões e eventos, sala de atendimentos para apoio psicológico e serviço social, uma minibiblioteca, uma cozinha, dois banheiros, um espaço para artes e artesanato, além de um ambiente para inclusão digital, que também atenderá crianças e jovens.


'Podemos fazer a diferença'


Emocionada, Marisa Chaves destacou que, apesar das dificuldades, vislumbra novos caminhos para o Projeto Vozes Periféricas.


"Estou muito feliz! Essa reinauguração mostra que podemos fazer a diferença. Acredito que os caminhos se abriram e, mesmo com muitos obstáculos, conseguimos realizar um sonho e trazer mais conforto às mulheres do Projeto Vozes Periféricas. Ainda faltam algumas coisas, como o ar condicionado, mas já podemos vislumbrar novos caminhos para essas mulheres maravilhosas do Complexo do Salgueiro", disse, emocionada, Marisa Chaves.

Marcaram presença no evento, a diretora executiva do MMSG, Oscarina Siqueira, que foi acompanhada por parte da diretoria; a superintendente da Subsecretaria de Política Inclusiva da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Viviane Carvalho; a vice-presidente da Associação de Moradores do Complexo do Salgueiro, Ivanise de Souza Caetano (a Cinha); a assistente social Simone Cosendey, que atua em São Gonçalo pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; a psicóloga Maria Gabriela Ferreira, representante da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), que cedeu uma Van para o transporte de convidados;e a contora Nilze Benedicto, que fez apresentações musicais no evento.


'Essa reinauguração trará benefícios à toda população'


Representante do Governo do Estado, Viviane Carvalho acredita que parcerias com o MMSG são fundamentais para chegar onde o poder público tem mais dificuldade de atuar.

"O MMSG está de parabéns! A reinauguração do Projeto Vozes Periféricas trará benefícios às mulheres e à toda população desse território. Recursos que envolvam a parte social são sempre bem vindos em todos os locais, sobretudo, no Complexo do Salgueiro, onde existem mulheres resilientes e que lutam pelos seus direitos. Onde o poder público não pode estar, parcerias como essa são fundamentais", analisa Carvalho.

Projeto tem apoio de celebridade e foi escolhido para participar de workshop nos EUA

A reforma da sede, um antigo sonho da gestão do MMSG, contou com apoio da Brazil Foundation e recursos da Rare Impact Fund, fundação da cantora e pop star internacional Selena Gomez. Em junho deste ano, a fundação da cantora escolheu o Projeto Vozes Periféricas, entre organizações de cinco continentes, para participar de workshop em Manhattan, nos Estados Unidos.


ree

Marisa Chaves (E) e Patrícia Muniz (D) ressaltaram a importância da nova sede do projeto para autoestima das mulheres

Foto: ASCOM/NEACA TR


Na ocasião, a psicóloga Patríca Muniz, cria do Salgueiro e uma das integrantes do Projeto Vozes Periféricas, representou o MMSG no evento internacional. Muniz, ressaltou a importância dos investimentos sociais para alcançar o território e fortalecer a autoestima das mulheres.


“Essa reforma vem somar ao trabalho que estamos desenvolvendo com as mulheres do Complexo Salgueiro, pois também fortalece a autoestima delas ter um espaço reformado e ampliado com estrutura e materiais de qualidade. Além disso, fomenta ainda mais o senso de dignidade e ressalta a importância de elas se apropriarem dos direitos. Com certeza, essa reforma também impacta na vizinhança", explica Muniz.
"Em 2022, quando não tínhamos mais recursos, surge a cantora e pop star Selena Gomez, que, através da Rare Impact Fund, com a interlocução da Brazil Foundation, passa apoiar o Projeto Vozes Periféricas com objetivo de proporcionar saúde mental às mulheres em situação de vulnerabilidade social", lembra Marisa Chaves .

Antiga casa se tornou símbolo de acolhimento e esperança para mulheres


Quem olha a fachada da nova sede do Projeto Vozes Periféricas, totalmente reformada, não imagina que ali era uma casa humilde, ocupada pela família da educadora social e artista autônoma Izabel Pareto, de 63 anos, que, antes de se tornar integrante do MMSG e alugar a casa para a instituição, havia iniciado a transformação da residência em um centro de acolhimento e criações artísticas.


"Estou aqui falando sobre esse projeto com lágrimas nos olhos, pois esse espaço, que já foi uma casa humilde, se tornou um local de acolhimento para as mulheres do Complexo do Salgueiro. Hoje, com apoio da Marisa, do MMSG e de recursos internacionais, essa casa ganha ainda mais brilho. Parabéns a todos que ajudaram construir esse sonho!", reitera Pareto.

ree

Arquiteto Felipe Barros e o pedreiro Ramon Gomes receberam moção de aplausos pela atuação na reforma da nova sede

Foto: ASCOM/NEACA TR

Arquiteto e pedreiro foram homenageados

Apontados como figuras importantes para execução da obra, o arquiteto Felipe Barros LIma e o pedreiro Ramon Gomes receberam moções de aplausos pela atuação na reforma da nova sede do projeto Vozes Periféricas.


"Deixei aqui o meu coração. Essa obra representou muito para mim. Espero ter contribuído para ajudar outras pessoas", disse Ramon, que já está atuando em outra obra do MMSG.
"Estudo em uma universidade pública e trabalhar nessa reforma é uma retribuição à sociedade. Reconheço que a minha ajuda é uma forma de gratidão", agradeceu o arquiteto Felipe Barros, que também atua em outras ações sociais no Complexo do Salgueiro.

Ao final do evento, organizado pela cerimonialista Débora Albuquerque (gerente administrativa do MMSG), foi servido um coquetel aos participantes.


ree

Patrícia Muniz, Paula Bezerra (Brazil Foundation), Marisa Chaves e Izabel Crisitina Pareto em frente à sede ainda em obra

Foto: Divulgação


ree

Integrantes do Projeto RECRIA acompanhados da gestora Marisa Chaves e Viviane Carvalho (em pé, ao fundo, à direita)

Foto: ASCOM/NEACA TR

Cerca de 60 mulheres impactadas diretamente e 240 indiretamente


O Projeto Vozes Periféricas tem como objetivo fortalecer a autoestima das mulheres residentes em territórios de favelas (Complexo do Salgueiro/ SG). Dentre os objetivos específicos destacam-se o acesso humano à informação, com vistas ao conhecimento de direitos, e o alcance do protagonismo dentro de territórios tão conflagrados. Assegurando o acompanhamento especializado interdisciplinar (Serviço Social, Psicologia e Jurídico). O projeto já beneficiou 3301 mulheres com cestas básicas e doação de absorventes.


Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos


O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.


Parcerias de sucesso e novos projetos 


Marisa Chaves agradeceu a todos os parceiros, entre entidades públicas e privadas, além de ajuda internacional como a ‘Brazil Foundation’ e Fundação Rare Beauty, que apoiam o MMSG em seus projetos. No Brasil, o MMSG recebe apoio das Prefeituras de São Gonçalo e Niterói, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), do Ministérios  da Saúde e das Mulheres, CEDIM-RJ, Instituto Profarma e da Petrobras, que já financiou 5 projetos, desde 2006, e atualmente, apoia o Projeto NEACA Tecendo Redes, com núcleos de atendimentos em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.


 Não se cale. Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei. Ligue 180 e denuncie!


Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:  


MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)


Vídeo: depoimentos e entrevistas/reinauguração da sede do Vozes Periféricas


Marisa Chaves e Viviane Carvalho falam sobre a importância da reinauguração da nova sede no Complexo do Salgueiro

 
 
 

Comentários


Ativo 2.png
  • Ativo 13

(21) 2606-5003 /(21) 98464-2179

  • Ativo 12

Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Rua Rodrigues da Fonseca, 201 - Zé Garoto

- NEACA Itaboraí: (21 98900-4246 | 96521-4888)

Rua Antônio Pinto, 277 - Nova Cidade

- NEACA Duque de Caxias: (21 96750-3095)

Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto

- NEACA Primeira Infância (SG): (21 96750-1595)

Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto


- NACA (SG): (21 2606-5003 | 21 989004217)

Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto

- NACA (Niterói): (21 965211716)

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói

bottom of page