top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

Dia Nacional da Mulher celebra o passado de lutas e conquistas

  • charodri
  • 30 de abr.
  • 2 min de leitura

Movimento de Mulheres em São Gonçalo destaca os direitos conquistados durante enfrentamentos e lutas feministas no Brasil



Arte: ASCOM/NEACA TR


Neste 30 de Abril, o Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) celebra o Dia Nacional da Mulher e reforça a importância das lutas e conquistas feministas. 


Criada em 1980, a data representa o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade, já que, ao longo de décadas passadas, elas enfrentaram muitas restrições em um ambiente predominantemente machista e patriarcal.


O combate ao sexismo, à misoginia, ao feminicídio e a todos os tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que devem ser lembrados neste dia.


O Dia Nacional da Mulher foi instituído através da Lei nº 6.791, de 9 de junho de 1980. A data homenageia Jerônima Mesquita, nascida em 30 de abril de 1880, em Leopoldina, Minas Gerais.


Mesquita foi uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em 1922, além de ter liderado o movimento sufragista (direito ao voto das mulheres) e lutado pela criação de instituições como Conselho Nacional das Mulheres, Cruz Vermelha e Pró-Matre.


‘Só teremos direitos se lutarmos’


A gestora e coordenadora de projetos do MMSG, Marisa Chaves, enalteceu a luta de lideranças, como Jerônima Mesquita, pelos direitos e conquistas das mulheres no Brasil. 


“No Dia Nacional da Mulher destacamos a luta de todas as mulheres, com destaque à Jerônima Mesquita, uma liderança influente, que, em um contexto difícil para época, ajudou a criar o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e outras instituições como Cruz Vermelha e Pró-Matre. É um dia para lembrarmos às mulheres que precisamos sair da apatia e nos mobilizarmos, pois só teremos direitos se lutarmos por eles. Nossas conquistas não vieram das cabeças iluminadas dos homens que estão no poder; muito pelo contrário, só foram conquistadas a partir do engajamento, da disposição e da entrega de muitas mulheres”, reiterou  Chaves. 

Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos


O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.

 

 Não se cale. Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei. Ligue 180 e denuncie!

 

Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:   

 

MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)


 
 
 

Comentarios


bottom of page