Projeto NEACA promove oficina brincante sobre prevenção às violências infantis em Caxias
- charodri
- 29 de out.
- 2 min de leitura
Atividade lúdica promovida pelo projeto NEACA Tecendo Redes reuniu crianças para refletir sobre respeito, empatia e combate ao bullying

Bonecos da Turma da Arana ajudaram a transmitir mensagens educativas de forma leve e divertida durante as atividades
Foto: ASCOM/NEACA TR
O projeto NEACA Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu, na terça-feira (27/10), uma oficina brincante no Espaço Cultura de Arte – Semeando Axé, no bairro Figueira, em Duque de Caxias.
Durante a atividade, a equipe técnica do NEACA/Caxias desenvolveu ações pedagógicas voltadas à prevenção e ao combate das violências infantis e do bullying nas escolas — prática de violência física ou psicológica intencional e repetitiva que visa intimidar, agredir ou causar sofrimento a outras pessoas.
Cerca de 15 crianças, de diferentes faixas etárias, participaram de atividades lúdicas e interativas. Entre os destaques, estiveram a contação da história “O Dia em que a Aninha Ficou Triste” e a participação especial dos bonecos da Turma da Arana, que ajudaram a transmitir mensagens educativas de forma leve e divertida.
De acordo com os organizadores, a ação teve como objetivo estimular a expressão de sentimentos, a criatividade, a cooperação e a socialização, além de reforçar a importância do respeito ao próprio corpo e da busca por um adulto de confiança em situações de desconforto.

A ação teve como objetivo estimular a expressão de sentimentos, a criatividade, a cooperação e socialização nas crianças
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Prevenção ao bullying’
Para o pedagogo Diogo Lima (NEACA/Caxias), a oficina também foi uma oportunidade de trabalhar de forma pedagógica a prevenção ao bullying e a promoção de uma convivência mais saudável nas escolas.
“Para além do combate e prevenção aos abusos e violências sexuais contra as crianças, também abordamos o bullying, que ocorre em diversos contextos. A ideia é promover relações mais afetuosas, empáticas e respeitosas no âmbito educacional”, destacou o educador.
Participaram da atividade o pedagogo Diogo Lima e a assistente administrativa Lídia Calado, ambos do NEACA/Caxias.
Atividades e conscientização sobre os direitos da infância
Durante o mês de outubro, em alusão ao Mês das Crianças, o Projeto NEACA Tecendo Redes segue promovendo oficinas, rodas de conversa e atividades lúdicas em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias, reforçando a importância do brincar, da escuta sensível e do fortalecimento dos vínculos afetivos. As ações também funcionam como espaços de conscientização sobre os direitos da infância e de fortalecimento das redes locais de apoio.
Atendimento em três municípios
Criado em 2024, o projeto NEACA Tecendo Redes, em parceria com a Petrobras, atua no enfrentamento às violências domésticas e sexuais e no apoio à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias, contribuindo para a promoção e a garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens até 29 anos.
Atendimento (segunda a sexta, das 9h às 17h):
NEACA São Gonçalo: Rua Rodrigues Fonseca, 201 – Zé Garoto. (21) 2606-5003 / (21) 98464-2179
NEACA Primeira Infância (SG): Rua Rodrigues Fonseca, 313 – Zé Garoto. (21) 96750-1595
NEACA Itaboraí: Rua Antônio Pinto, 277 – Nova Cidade. (21) 98900-4246
NEACA Caxias: Rua General Venâncio Flores, 518 – Jardim 25 de Agosto. (21) 96750-3095




Comentários