Projeto João Pedro Vive promove colônia de férias e palestra motivacional em Itaoca
- charodri
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Iniciativa do Movimento de Mulheres de São Gonçalo fortalece protagonismo infantojuvenil e valoriza a educação nas periferias

As crianças se divertiram com as atividades culturais promovidas pela equipe técnica do projeto João Pedro Vive em Itaoca Foto: Divulgação
O Projeto João Pedro Vive realizou, entre os dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro, uma programação especial de colônia de férias para crianças e adolescentes, além de uma palestra motivacional voltada para professores, na Escola Estadual Municipalizada Salgado Filho, no bairro de Itaoca, em São Gonçalo.
A iniciativa é do Movimento de Mulheres de São Gonçalo (MMSG), com apoio da CEDAE, e tem como objetivo promover e valorizar o protagonismo infantojuvenil em bairros periféricos do município, com atuação prioritária em Itaóca, Conjunto da Marinha e Palmeiras.
O projeto tem como base a interseccionalidade e carrega como referência a memória de João Pedro, adolescente negro de 14 anos, morador de Itaoca, morto durante uma ação policial em 2020. A proposta é transformar memória em ação, fortalecendo direitos, identidade e perspectivas de futuro para crianças e adolescentes.
Atividades educativas, culturais e recreativas
Durante a colônia de férias, os participantes vivenciaram atividades educativas, culturais e recreativas, que contribuíram para o fortalecimento de vínculos, identidade e sentimento de pertencimento. O encerramento contou com uma apresentação de Mamulengo, uma apresentação musical realizada pelas próprias crianças e um momento de apresentação do projeto para os responsáveis.

Equipe do projeto acolheu pais e responsáveis das crianças incentivando o fortalecimento de vínculos durante as ações
Foto: Divulgação
Além das ações com os estudantes, o Projeto João Pedro Vive também promoveu uma palestra motivacional para os professores, com o tema “Tecendo saberes, cultivando futuros”. A atividade destacou o papel do educador como alguém que constrói conhecimento a partir da escuta atenta, da valorização dos saberes culturais, do reconhecimento das diferenças e do trabalho coletivo com os alunos.
inclusão social e equidade de gênero e raça
O Projeto João Pedro Vive reafirma, assim, seu compromisso com a educação, a cultura, a memória e a construção de futuros mais justos para crianças e adolescentes das periferias de São Gonçalo. Com duração inicial de 12 meses, o projeto tem como objetivo promover a equidade de gênero e raça entre crianças e adolescentes, além de incentivar a inclusão social e cultural com ações antirracistas e afirmativas nas periferias de São Gonçalo.
Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos
O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.
Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:
MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)



