Professora e militante feminista Ana Lucia Fernandes visita o Movimento de Mulheres em São Gonçalo
- charodri
- 23 de out.
- 3 min de leitura
Encontro promoveu troca de experiências e reflexões sobre a luta pelos direitos das mulheres
Por Charles Rodrigues

Ana Lucia Fernandes (E) foi recebida pela gestora Marisa Chaves (D) e conheceu as instalações e os projetos do MMSG
Foto: ASCOM/MMSG
O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) recebeu, em sua sede, no bairro Zé Garoto (SG), a visita da professora, teóloga e militante feminista Ana Lucia Fernandes.
Com mais de 50 anos de militância e uma trajetória marcada por importantes atuações à frente do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), em Niterói, Ana Fernandes atualmente é assessora especial de Fernanda Neves, esposa do prefeito Rodrigo Neves.
Durante a visita, mediada pela gestora e coordenadora do MMSG, Marisa Chaves, Ana Lucia conheceu as instalações da instituição, os projetos desenvolvidos, assistiu à palestra “Autocuidado e Detecção do Câncer Ginecológico” e, ao final, conversou com a equipe de comunicação.
“Uma genuína representante das lutas das mulheres”
Para Marisa Chaves, a presença de Ana Lucia foi uma honra e uma oportunidade de troca de experiências.
“Estamos felizes e lisonjeadas em receber Ana Lucia Fernandes na sede do MMSG. Ela é uma importante militante feminista, atuante e inspiradora. Representa, com destaque, as nossas lutas pela igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres”, ressaltou a gestora.

Ana Lucia autografou o quadro usado pela equipe de educadores sociais em projetos da instituição na sede do Zé Garoto
Foto: ASCOM/MMSG
“Vejo mulheres fortes e atuantes no MMSG”
Após visitar as dependências e conhecer os projetos, Ana Lucia Fernandes destacou ter ficado impressionada com a dimensão e a força do movimento.
“Sinceramente, sempre ouvi falar do MMSG, mas não tinha noção da grandeza. Fiquei muito feliz em ver que aqui existe um movimento de mulheres forte e atuante. Além disso, é uma entidade da sociedade civil — e isso é muito importante. É um espaço amplo, democrático e de debate, que coloca em pauta as principais demandas das mulheres”, afirmou.
“A violência contra a mulher ainda é resultado do machismo estrutural”
Ao falar sobre os desafios enfrentados pelas mulheres, Ana Lucia reforçou que o aumento da violência de gênero ainda está diretamente relacionado ao machismo estrutural.
“A violência contra a mulher tem ligação direta com o machismo estrutural. Infelizmente, tivemos um aumento dos feminicídios porque o machismo continua presente na sociedade. Precisamos desconstruir isso. E, na minha opinião, a melhor forma não é apenas mudar a sociedade, mas mudar as pessoas — pois, como dizia Paulo Freire, é a pessoa que muda o mundo através da educação”, afirmou.

Militante há mais 50 anos pelos direitos das mulheres, Ana Lucia ficou encantada com a estrutura e organização do MMSG
Foto: ASCOM/MMSG
“Militância, espiritualidade e luta enquanto tiver disposição”
Mesmo com mais de 70 anos — “sou 70+”, brincou —, Ana Lucia afirma que não pretende encerrar sua militância tão cedo. Formada em Teologia, ela destaca que a espiritualidade também é uma de suas forças para seguir na luta pelos direitos das mulheres.
“O que me mobiliza é a militância, a luta no combate à violência e aos feminicídios, a busca pela autonomia econômica das mulheres e a espiritualidade. Sou franciscana e, enquanto tiver disposição, continuarei defendendo os direitos da população. Atualmente, sigo dando apoio à Fernanda Neves, uma mulher extraordinária que também milita pelas pautas das mulheres e que certamente se tornará uma importante liderança política em nossa região”, concluiu a professora.
Sobre o MMSG
O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) é uma organização da sociedade civil que atua há 36 anos na defesa dos direitos das mulheres, no enfrentamento às desigualdades de gênero e na promoção da cidadania e da justiça social.
A instituição desenvolve diversos projetos voltados à proteção, acolhimento e empoderamento feminino, com destaque para o Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado em parceria com a Petrobras, que promove ações de prevenção à violência, fortalecimento comunitário e inclusão social de mulheres, crianças e adolescentes.
Serviço:
Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG)
Rua Rodrigues Fonseca, 201 – Zé Garoto, São Gonçalo
(21) 2606-5003 / (21) 98464-2179
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h




Comentários