Prevenção também é cuidado coletivo: saúde sexual é pauta do Bloco da Proteção
- há 40 minutos
- 3 min de leitura
Campanha reforça importância do uso de preservativos e da testagem para ISTs durante o Carnaval
Por Charles Rodrigues

Arte: ASCOM/NEACA TR/Lucas Ramon
O período carnavalesco também é momento estratégico para reforçar a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo o HIV.
Como sinal de alerta e orientação, o Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promove, neste Carnaval 2026, o Bloco da Proteção e intensifica sua atuação na prevenção e na saúde sexual como cuidados coletivos.
O uso do preservativo é uma das formas mais eficazes de proteção e está disponível gratuitamente na rede pública de saúde. A testagem regular também é recomendada para pessoas com vida sexual ativa.
Alerta: infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) estão em ascensão no Brasil
De acordo com dados do Ministério da Saúde, as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) estão em ascensão no Brasil, impulsionadas pela redução do uso de preservativos, com destaque para o aumento expressivo de casos de sífilis, HIV e outras infecções entre jovens de 15 a 29 anos. O aumento é atribuído à menor utilização de preservativos, com uso caindo de 47% para 22% entre jovens de 15 a 24 anos entre 2017 e 2019.
MMSG: Projeto Rede Vida atende pessoas vivendo com HIV/Aids
O Projeto Rede Vida é uma realização do Movimento de Mulheres de São Gonçalo, cujo objetivo é atender pessoas vivendo com HIV/Aids no município de São Gonçalo e Adjacências. Atualmente, o Rede Vida promove atendimento continuado a cerca de 100 usuários nas áreas da assistência social e jurídica. Além dos atendimentos individualizados, com oficinas e atividades em grupos reflexivos para acolhimento e orientação. as áreas da assistência social e jurídica. Além dos atendimentos individualizados, realizamos oficinas e atividades em grupos Durante as ações do Bloco da Proteção 2026, o Projeto Rede Vida (MMSG) distribui informações e orientações sobre saúde sexual, destacando que prevenção é responsabilidade compartilhada.
Principais Recomendações de Saúde Sexual:
Uso de Preservativos: Utilize camisinhas em todas as relações sexuais, pois muitas ISTs são assintomáticas.
Prevenção Combinada: Combine o preservativo com outras medidas, como o uso de lubrificante à base de água (para evitar microfissuras) e vacinação contra HPV e Hepatite B.
Testagem Rápida: Realize testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites antes e depois do Carnaval, disponíveis gratuitamente no SUS.
PEP e PrEP:
PEP (Profilaxia Pós-Exposição): Medicação de emergência para prevenir HIV, deve ser iniciada em até 72 horas após uma relação sexual desprotegida.
PrEP (Profilaxia Pré-Exposição): Uso diário de medicamento para prevenir o HIV, indicado para pessoas em situação de maior risco.
Atenção aos Sintomas: Fique alerta a corrimentos, feridas, bolhas, verrugas ou dores genitais e procure um posto de saúde se necessário.
Consentimento: Respeito é fundamental. O Carnaval deve ser pautado no respeito mútuo e consentimento.
Evite o consumo excessivo de álcool, que pode levar a decisões de risco, e sempre ande com preservativos, garantindo a sua proteção e a de seus parceiros.
“Nesse Carnaval da Proteção alertamos que a prevenção também é cuidado coletivo. Cuidar de si é também proteger o outro", ressalta assistente social Adriana Viana (Técnica do Projeto Rede Vida).
Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos
O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS (Projeto Rede Vida).
Informações sobre o Projeto Rede Vida (Segunda à sexta, das 9h às 18h):
MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179).



