NEACA Tecendo Redes homenageia instituições parceiras na proteção à infância e juventude
- charodri
- 16 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Projeto celebra parceria com entidades essenciais no enfrentamento às violências

Oscarina Siqueira, Marisa Chaves, Mariana Luz (Colégio Colabore) e Cristiane Pereira durante cerimônia na sede do MMSG
Foto: ASCOM/NEACA TR
O Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), promoveu, na quinta-feira (11/12), no auditório da instituição, no Zé Garoto (SG), uma cerimônia de reconhecimento às instituições que, ao longo dos últimos dois anos, contribuíram para fortalecer a rede de proteção à infância e à juventude em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.
A iniciativa, apoiada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, celebrou o compromisso coletivo de prevenção e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes.
O evento reuniu representantes da Petrobras, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Gonçalo, das Secretarias de Educação de São Gonçalo e Itaboraí, além de diversas entidades governamentais e da sociedade civil.
Todas receberam placas simbólicas em reconhecimento ao apoio, à parceria e à abertura das instituições para o desenvolvimento das ações do projeto.

Evento lotou auditório do MMSG no Zé Garoto e reuniu representantes de entidades civis, instituições públicas e privadas
Foto: ASCOM/NEACA TR
'Saímos todos daqui ainda mais unidos'
Ao longo dos dois anos do NEACA Tecendo Redes, as entidades colaboraram com formações de profissionais, especialmente equipes das unidades escolares, com o objetivo de qualificar a identificação precoce de sinais de risco e situações de violência. O projeto também promoveu ações de prevenção, fortalecimento de vínculos e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
A entrega das placas integra uma das metas do projeto, que chega à sua terceira edição. A equipe já se prepara para organizar a próxima etapa, ampliando as parcerias existentes e acolhendo novas instituições à rede.
'Saímos todos daqui ainda mais unidos'
“Hoje celebramos e encerramos o ano premiando quem nos apoiou e fortaleceu. Saímos todos daqui ainda mais unidos”, declarou Marisa Chaves, gestora e coordenadora do MMSG.
Foram homenageadas as seguintes entidades:
Associação de Moradores e Amigos de Visconde
Associação Instituto João Gonçalves da Silva
Casa Atípica (Associação Fluminense de Amparo ao Deficiente Físico)
CEMEI Luiz Antônio Mira de Souza
CIEP 338 – Escola Municipalizada Brizolão Célia Rabelo
Colégio Colabore
Escola Municipal Bilíngue Embaixador Oswaldo Aranha
Escola Municipal Dr. Ely Combat
Escola Municipal Marcus Vinícius Cruz Mello de Moraes
Escola Municipal Professora Maria Cristina Soares Fróes
Escola Municipalizada Angelo Buriche Coutinho
Escola Municipalizada Prefeito João de Magalhães
Guarda Municipal de Itaboraí
Instituto Psicossocial e Educacional Laços
Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Itaboraí
Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz (PI-SUAS/CF)
Serviço de Acolhimento Familiar
UMEI George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha
'É uma surpresa e uma alegria imensa receber essa placa'
Nossa escola já é parceira do NEACA há três anos, e eu sou completamente apaixonada por essa instituição. Quero parabenizar vocês, mulheres inspiradoras, pelo trabalho que realizam", Mariana Luz, diretora do Colégio Colabore
'Esse reconhecimento funciona como combustível'
“Somos parte da equipe do Programa Criança Feliz e é uma grande alegria estar aqui. Agradeço a oportunidade de representar a Subsecretaria de Proteção Social Básica e a Secretaria Municipal de Assistência Social. Para nós, enquanto política pública governamental, é um prazer e um ganho imenso sermos reconhecidos por uma instituição da sociedade civil. Esse reconhecimento funciona como combustível, especialmente diante das muitas dificuldades que enfrentamos nos territórios onde atuamos — realidades que todos aqui conhecem bem", Matheus Short ,coordenador do Programa Criança Feliz.
Atendimento em três municípios
Criado em 2024, o projeto NEACA Tecendo Redes, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua no enfrentamento às violências domésticas e sexuais e no apoio à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias, contribuindo para a promoção e a garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens até 29 anos.
Atendimento (segunda a sexta, das 9h às 17h):
NEACA São Gonçalo: Rua Rodrigues Fonseca, 201 – Zé Garoto. (21) 2606-5003 / (21) 98464-2179
NEACA Primeira Infância (SG): Rua Rodrigues Fonseca, 313 – Zé Garoto. (21) 96750-1595
NEACA Itaboraí: Rua Antônio Pinto, 277 – Nova Cidade. (21) 98900-4246
NEACA Caxias: Rua General Venâncio Flores, 518 – Jardim 25 de Agosto. (21) 96750-3095




Comentários