NEACA realiza ação de prevenção à violência infantil no Hospital Darcy Vargas em São Gonçalo
- charodri
- 17 de out.
- 2 min de leitura
Equipe do NEACA SG promoveu atividades lúdicas e interativas em enfermarias e áreas externas da unidade de saúde

Educadora social Pamela Rosa durante ação na unidade de saúde em SG que contou com a interação de pais e crianças
Fotos: ASCOM/NEACA TR
O Projeto NEACA Tecendo Redes/São Gonçalo, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu, na quarta-feira (15/10), uma ação de sensibilização sobre a prevenção da violência contra crianças, no Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Gonçalo.
A atividade, realizada em alusão ao Mês das Crianças, reforçou o compromisso do NEACA com a defesa da infância e a promoção dos direitos das crianças. Durante a ação, a equipe técnica do projeto visitou enfermarias e alas de atendimento, abordando o tema da prevenção da violência infantil de forma lúdica e acolhedora, por meio de histórias que estimularam o diálogo e a reflexão entre as crianças e seus responsáveis.
A iniciativa contou com a presença dos bonecos da Turma da Arana, que ajudaram a transmitir a mensagem de forma leve e educativa, tornando o momento ainda mais interativo e descontraído.

Bonecos da Turma da Arana divertiram as crianças e ajudaram as técnicas nas visitas às enfermarias do hospital em SG
Fotos: ASCOM/NEACA TR
Espaço de escuta e mobilização social
Para a educadora social Pamela Rosa (NEACA/SG), o resultado da ação foi positivo, pois houve interação entre pais, responsáveis e crianças.
“Crianças e familiares participaram com atenção e carinho, demonstrando compreensão sobre a importância da proteção e do diálogo. A ação reforçou o papel do NEACA-SG como um espaço de escuta e mobilização social em defesa dos direitos da criança”, destacou a educadora social.

Educadora social Pamela Rosa, psicóloga Nathália Jacinto, estagiária Yasmin e a assisntente social Gracione Oliveira
Atividades e espaços de conscientização sobre os direitos da infância
Ao longo de outubro, o Projeto NEACA Tecendo Redes e o Movimento de Mulheres em São Gonçalo seguem realizando atividades lúdicas, oficinas, rodas de conversa e momentos de convivência em escolas, unidades de saúde e praças públicas.
"Estaremos reforçando a importância do brincar, da escuta sensível e da construção de vínculos afetivos. As atividades também servem como espaço de conscientização sobre os direitos da infância e de fortalecimento das redes de apoio locais", explicou a coordenadora técnica do NEACA/SG, a psicóloga Cristiane Pereira.
Abrangência em três municípios
O projeto NEACA:Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a Parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias com o objetivo de contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).
Em caso de ajuda, os núcleos disponibilizam seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, nos endereços e telefones abaixo:
NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).
NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).




Comentários