NEACA promove oficinas brincantes sobre educação e direitos da infância em Itaboraí
- charodri
- 19 de nov.
- 2 min de leitura
Atividades em unidades escolares fortalecem cultura de proteção e valorização das crianças

Equipe técnica do NEACA e os bonecos da Turma da Arana que atuaram como mediadores das histórias junto às crianças
Foto: ASCOM/NEACA TR
O Projeto Neaca Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo em parceria com a Petrobras por meio do Programa por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu na terça-feira (18/11) a Oficina Brincante Tecendo Redinhas, na Escola Municipalizada Prefeito João de Magalhães, em Visconde, Itaboraí.
Cerca de 85 crianças participaram da ação conduzida pelos técnicos do NEACA/Itaboraí, que contou com apoio da equipe pedagógica da unidade escolar. A atividade teve a participação especial dos bonecos da Turma da Arana, que atuaram como mediadores do diálogo e da aprendizagem.
Com linguagem acessível e brincadeiras, a oficina teve como objetivo estimular reflexões sobre autocuidado, convivência respeitosa e os direitos da infância, fortalecendo uma cultura de proteção e valorização das crianças.

Pedagoga Gabriella Soledade faz a leitura da cartilha ‘Tecendo Redinhas’ durante uma atividade lúdica com as crianças
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Construção coletiva de saberes e participação ativa no processo de aprendizagem’
De acordo com a pedagoga Gabriella Soledade (NEACA/Itaboraí), a metodologia adotada nas atividades teve como base a cartilha ‘Tecendo Redinhas’, que, alinhada aos princípios da pedagogia social, reconhece crianças como sujeitos de direitos e participantes ativas na construção de saberes.
“Por meio dessa abordagem, o trabalho fortalece vínculos, amplia repertórios sociais e contribui para a promoção de direitos de crianças e adolescentes. A ideia é buscar, por meio do brincar, aproximar os temas da realidade e cotidiano das crianças, favorecendo diálogos, construção coletiva de saberes e participação ativa no processo de aprendizagem”, explica a pedagoga.

Oficina Brincante em creche reuniu dezenas de crianças em atividades conduzidas pela equipe pedagógica do NEACA
Foto: ASCOM/NEACA TR
Atividade em creche escolar aborda temas do cotidiano infantil
Na última sexta-feira (14/11), o Projeto Neaca Tecendo Redes realizou a oficina “Brincante Tecendo Redinhas”, com a Turminha da Arana, no Centro Educacional Pimentel Martins (CEPIM) & Creche Escola Algo Tão Doce, em Itaboraí.
A iniciativa, que contou com a participação direta de 55 crianças, foi conduzida pela equipe pedagógica do NEACA/Itaboraí e teve a presença dos bonecos da Turma da Arana.
A proposta despertou encantamento, interação e protagonismo, criando um ambiente acolhedor para a expressão de sentimentos, ideias e percepções sobre temas importantes do cotidiano infantil.
Atendimento em três municípios
Criado em 2024, o projeto NEACA Tecendo Redes, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua no enfrentamento às violências domésticas e sexuais e no apoio à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias, contribuindo para a promoção e a garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens até 29 anos.
Atendimento (segunda a sexta, das 9h às 17h):
NEACA São Gonçalo: Rua Rodrigues Fonseca, 201 – Zé Garoto. (21) 2606-5003 / (21) 98464-2179
NEACA Primeira Infância (SG): Rua Rodrigues Fonseca, 313 – Zé Garoto. (21) 96750-1595
NEACA Itaboraí: Rua Antônio Pinto, 277 – Nova Cidade. (21) 98900-4246
NEACA Caxias: Rua General Venâncio Flores, 518 – Jardim 25 de Agosto. (21) 96750-3095




Procurei por muito tempo um site confiável e encontrei o Brazino365. Aqui o nível é tão alto quanto o das grandes empresas na Brasil. Já retirei o meu primeiro grande prémio! Para começar a ganhar, aceda a: https://www.brazino777codigo.com/ . É honesto, rápido e muito lucrativo!