top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

NEACA promove ação de prevenção às violências infantis em S. Gonçalo

  • charodri
  • há 6 dias
  • 3 min de leitura

Oficina brincante “Tecendo Redinhas” reforça cuidado, proteção e vínculos na Escola Municipal São Miguel

Por Charles Rodrigues

ree

Ação educativa promovida pelo NEACA/SG reuniu 55 alunos e contou com a participação dos bonecos da Turma da Arana

Foto: ASCOM/NEACA TR


O Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu nesta terça-feira (02/12) a segunda etapa da oficina brincante “Tecendo Redinhas” na Escola Municipal São Miguel, em São Gonçalo.


Organizada pela equipe técnica do NEACA/SG, a ação educativa — assim como a primeira etapa, realizada em 27/11 — teve como objetivo trabalhar a prevenção das violências contra crianças de forma leve, interativa e cuidadosa. A atividade reuniu cerca de 55 crianças, entre 6 e 10 anos, que participaram de contação de histórias e dinâmicas pedagógicas.


Um dos destaques da oficina foi a presença dos bonecos da Turma da Arana, que aproximaram o diálogo do universo infantil, tornando-o mais divertido, acolhedor e acessível. A interação lúdica contribuiu para fortalecer vínculos e estimular a participação ativa das crianças.


ree

Estudantes de 6 a 10 anos participaram de atividades lúdicas sobre conscientização e prevenção às violências infantis

Foto: ASCOM/NEACA TR


‘Abordagem humanizada e brincante’


Para a pedagoga Anna Maria Cabral (NEACA/SG), o diferencial do trabalho está na forma sensível e lúdica com que o tema é tratado.


“O grande diferencial deste projeto é a sua abordagem: tratar a prevenção de violências de forma totalmente lúdica, divertida e indireta. Em vez de focar no problema, a oficina fortalece as crianças com ferramentas emocionais e sociais”, afirmou.

‘O projeto é um braço da escola’


A diretora da Escola Municipal São Miguel, Ticiane Vinhaes, destacou a relevância da parceria com o NEACA e a capacidade do projeto de alcançar espaços de diálogo muitas vezes inacessíveis à rotina escolar.


“Como diretora, vejo o Projeto NEACA como um espaço que alcança lugares onde, muitas vezes, a nossa palavra enquanto educadores não consegue chegar. O NEACA toca por meio do acolhimento, da orientação e da proteção”, destacou Vinhaes.
“O projeto é um verdadeiro braço da escola: fortalece vínculos, promove respeito e, acima de tudo, cuida. É uma iniciativa que tem presença e amor pela comunidade escolar. Espero que essa parceria continue e renda muitos frutos”, completou a diretora.
ree

Através das ações, as crianças aprendem a reconhecer situações de risco de forma segura, respeitosa e sem exposição

Foto: ASCOM/NEACA TR


Objetivo educativo e social


A oficina busca contribuir para a construção de redes de cuidado e proteção, desenvolvendo habilidades socioemocionais e fortalecendo a autonomia infantil. Por meio da metodologia lúdica, as crianças aprendem a reconhecer situações de risco de forma segura, respeitosa e sem exposição ou revitimização.


A iniciativa reforça a importância de ambientes educativos atentos, afetivos e comprometidos com a promoção de direitos e da cultura de paz.


Atendimento em três municípios


Criado em 2024, o projeto NEACA Tecendo Redes, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua no enfrentamento às violências domésticas e sexuais e no apoio à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias, contribuindo para a promoção e a garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens até 29 anos.


Atendimento (segunda a sexta, das 9h às 17h):


NEACA São Gonçalo: Rua Rodrigues Fonseca, 201 – Zé Garoto.  (21) 2606-5003 / (21) 98464-2179

NEACA Primeira Infância (SG): Rua Rodrigues Fonseca, 313 – Zé Garoto.  (21) 96750-1595

NEACA Itaboraí: Rua Antônio Pinto, 277 – Nova Cidade.  (21) 98900-4246

NEACA Caxias: Rua General Venâncio Flores, 518 – Jardim 25 de Agosto.  (21) 96750-3095

 
 
 

Comentários


Ativo 2.png
  • Ativo 13

(21) 2606-5003 /(21) 98464-2179

  • Ativo 12

Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Rua Rodrigues da Fonseca, 201 - Zé Garoto

- NEACA Itaboraí: (21 98900-4246 | 96521-4888)

Rua Antônio Pinto, 277 - Nova Cidade

- NEACA Duque de Caxias: (21 96750-3095)

Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto

- NEACA Primeira Infância (SG): (21 96750-1595)

Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto


- NACA (SG): (21 2606-5003 | 21 989004217)

Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto

- NACA (Niterói): (21 965211716)

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói

bottom of page