NEACA promove atividade sobre diversidade e respeito às diferenças em Itaboraí
- charodri
- 11 de nov.
- 2 min de leitura
Ação pedagógica reuniu alunos do ensino infantil da escola municipal Luiz Antônio Mira de Souza
Por Charles Rodrigues

Atividade realizada na sala de leitura Helen Lopes Barreto teve como objetivo reconhecer e valorizar a diversidade humana
Foto: ASCOM/NEACA TR
O Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu, nos dias 6 e 7 de novembro, uma atividade educativa com os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Luiz Antônio Mira de Souza, em alusão ao Novembro Negro.
A ação, realizada na sala de leitura Helen Lopes Araújo Barreto, na sede do NEACA/Itaboraí, teve como objetivo reconhecer e valorizar a diversidade humana e racial, estimulando o respeito às diferenças e o fortalecimento da identidade das crianças.
As atividades iniciaram com um momento de acolhimento, ao som de músicas afro-brasileiras, seguidas de uma conversa leve e acessível sobre o tema da diversidade. Em seguida, as educadoras apresentaram elementos da cultura afro-brasileira, como o pente garfo, a boneca “abayomi”, instrumentos de percussão, tecidos estampados e colares, convidando as crianças a explorarem os objetos e refletirem sobre seus significados.

Durante as oficinas, as crianças utilizaram lápis de cor em diferentes tons de pele para se representarem em autorretratos
Foto: ASCOM/NEACA TR
Convivência democrática e respeito à diversidade cultural e racial
A contação de história do livro “O Menino de Todas as Cores” foi o ponto alto da atividade. A partir da narrativa, as crianças puderam conversar sobre a importância da convivência democrática e do respeito à diversidade cultural e racial.
“ De forma interdisciplinar, os setores de Educação e Serviço Social do projeto conduziram uma dinâmica lúdica sobre os direitos das crianças e a proteção contra qualquer forma de discriminação, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, explicou a historiadora e educadora social Débora Ortman.
Construção de uma sociedade mais justa e fraterna
Durante a oficina, as crianças utilizaram lápis de cor em diferentes tons de pele para se representarem em autorretratos, celebrando suas singularidades. A atividade foi encerrada com um piquenique ao ar livre e uma visita guiada pelos setores do núcleo, como o serviço social, a psicologia e o setor pedagógico.
“Essa ação pedagógica reafirma o compromisso do Projeto NEACA Tecendo Redes em promover o respeito, a equidade e o diálogo sobre diversidade desde a infância, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, ressalta pedagoga Gabriella Soledade.
Atendimento em três municípios
Criado em 2024, o projeto NEACA Tecendo Redes, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua no enfrentamento às violências domésticas e sexuais e no apoio à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias, contribuindo para a promoção e a garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens até 29 anos.
Atendimento (segunda a sexta, das 9h às 17h):
NEACA São Gonçalo: Rua Rodrigues Fonseca, 201 – Zé Garoto. (21) 2606-5003 / (21) 98464-2179
NEACA Primeira Infância (SG): Rua Rodrigues Fonseca, 313 – Zé Garoto. (21) 96750-1595
NEACA Itaboraí: Rua Antônio Pinto, 277 – Nova Cidade. (21) 98900-4246
NEACA Caxias: Rua General Venâncio Flores, 518 – Jardim 25 de Agosto. (21) 96750-3095




Comentários