NACA reúne adolescentes e jovens em debate sobre prevenção ao suicídio no auditório do MMSG
- charodri
- 16 de set.
- 3 min de leitura
Edição do Projeto Papo Reto contou com projeção de filme e roda de conversa no Zé Garoto

Adolescentes e jovens se reuniram para uma tarde de conversa e reflexão sobre a prevenção ao suicídio no Zé Garoto
Foto: ASCOM/NEACA TR
Muita pipoca, cachorro-quente, projeção de filme e uma roda de conversa com adolescentes e jovens sobre a prevenção ao suicídio, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, marcaram mais uma edição do Projeto ‘Papo Reto’, na terça-feira (16/9), no auditório do Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), no Zé Garoto (SG).
Organizado pelo setor pedagógico do Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACA/SG), com apoio do Projeto RECRIA, o Projeto ‘Papo Reto’ deste mês reuniu cerca de 20 adolescentes e jovens (com idades entre 15 a 20 anos) e teve como principal atração a projeção do filme “As Vantagens de Ser Invisível”.
Protagonizado pelos atores Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller, o filme “As Vantagens de Ser Invisível” (2012) conta a história de Charlie, um adolescente introspectivo e com traumas, que enfrenta as dificuldades do ensino médio enquanto se adapta a uma nova escola e forma amizades que o ajudam a superar o passado.
De acordo com os organizadores, o objetivo desta edição do ‘Papo Reto’ foi debater e refletir sobre a temática do filme para alertar sobre os riscos da depressão em adolescentes e jovens, que se manifesta-se pela falta de energia, isolamento, baixo rendimento escolar, alterações de sono e apetite, e pode levar a pensamentos e comportamentos suicidas.
Segundo os técnicos do NACA, a prevenção ao suicídio envolve uma conversa aberta, uma escuta qualificada e sem julgamento, na busca pela ajuda de um profissional (saúde mental, emergência), além da necessidade de manter a pessoa em segurança, e promover um ambiente de apoio, tanto familiar quanto escolar.
‘Oportunidade de adolescentes e jovens falarem abertamente sobre seus dilemas’
Para a coordenadora técnica do NACA/SG, Lívia Gaspary, o projeto Papo Reto é uma oportunidade de adolescentes e jovens falarem sobre suas experiências e dilemas.
“O objetivo do ‘Papo Reto’ é construir identidade e valores socioeducativos para internalizar temas como respeito, igualdade de gênero, empatia e limites saudáveis nos relacionamentos. Além de encorajar vítimas e testemunhas a denunciar as violências, a roda de conversa é uma oportunidade dos adolescentes e jovens falarem abertamente sobre suas questões e dilemas”, ressalta Gaspary.

Pedagoga Renata Moreira (frente) destacou a importância de falarmos sobre a temática de maneira sensível e acessível
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Filme ajuda abordar a saúde mental de maneira sensível e acessível’
Para a pedagoga Renata Moreira (NACA/SG), utilizar o filme "As vantagens de ser invisível" para falar sobre o ‘Setembro Amarelo’ com adolescentes e jovens é uma forma poderosa de abordar a saúde mental de maneira sensível e acessível.
“A obra retrata com profundidade diversos dilemas vividos na adolescência, como a solidão, pressão social, o bullying, a busca por identidade e o desejo de pertencimento. Esses sentimentos são comuns nesta fase da vida, e vê-los representados de forma honesta e empática permite que muitos jovens se sintam compreendidos, reconhecidos e menos sozinhos em suas próprias experiências emocionais”, reitera Moreira.
Alerta: pesquisa aponta aumento de suicídios entre adolescentes
Um levantamento da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que a probabilidade de casos de suicídio entre adolescentes no país teve um crescimento maior do que em outras faixas etárias.
Entre 2000 e 2022, o suicídio representou, em média, 4,02% das mortes entre pessoas de 10 a 29 anos. No grupo de 30 anos ou mais, ele foi a causa de 0,68% das mortes. Já entre adolescentes, o suicídio corresponde a 3,63% dos óbitos.
Se precisar, peça ajuda
Se você ou alguém próximo estiver passando por um momento difícil, procure ajuda. O CVV – Centro de Valorização da Vida atende gratuitamente pelo número 188, disponível 24 horas por dia.
Em casos de violências domésticas e/sexuais contra crianças e adolescentes os NACAS administrados pelo MMSG atendem nos endereços abaixo, de segunda-feira à sexta, das 9h às 17h:
NACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto. (2606-5003/989004217)
NACA (Niterói)- Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói. (965211716)
Recria (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)




Comentários