NACA realiza atendimento coletivo em celebração à Páscoa em SG
- charodri
- 11 de abr.
- 3 min de leitura
'Oficina de Brigadeiro' reuniu crianças, adolescentes e responsáveis em momento de reflexão, acolhimento e interação no Zé Garoto

Crianças, adolescentes e responsáveis participaram da oficina de brigadeiro e da dinâmica de palavras na sede do NACA
Foto: ASCOM/NEACA TR
Organizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), o Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACA/SG) promoveu, na quinta-feira (10/04), uma ‘Oficina de Brigadeiro’, na sede da instituição, no Zé Garoto (SG).
A ação foi planejada pela equipe técnica do NACA/SG e reuniu cerca de 30 pessoas, entre crianças, adolescentes e responsáveis, em um atendimento coletivo em alusão à Páscoa.
De acordo com a coordenadora técnica do NACA/SG, Lívia Gaspary, a atividade em grupo teve como objetivo promover a escuta, o acolhimento e interação entre os usuários.
“Em alusão à Páscoa, refletimos sobre fraternidade e acolhimento. A ideia foi proporcionar, às crianças, adolescentes e seus responsáveis, momentos de diversão, fortalecimento dos laços familiares e, sobretudo, criar memórias afetivas aos particpantes”, explica Gaspary.
Durante o evento foram realizadas atividades recreativas como oficina de brigadeiros, brincadeiras e um jogo de palavras sobre cuidado e interações sociais. Ao final foi servido um lanche e distribuídos doces, chocolates e um bolo comemorativo aos participantes.

Atividades e brincadeiras recreativas como a produção de doces e brigadeiros fizeram a alegria da garotada no NACA-SG
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Essas atividades são importantes para integração’
Uma das organizadoras do evento, a pedagoga Renata Moreira (NACA/SG) ressaltou a importância dessas atividades para integração das famílias e trocas de experiências afetivas.
“As atividades em grupo são importantes para a integração das famílias atendidas pela equipe do NACA. Fizemos uma alusão à Páscoa, pois é uma data festiva que simboliza renovação e esperança”, ressalva Moreira.
‘A dinâmica das palavras trouxe um momento de reflexão’
Para a assistente social Nathália Maria Oliveira (NACA/SG), a oficina de brigadeiro foi uma oportunidade de proporcionar lazer, leveza e acolhimento às famílias.
“O objetivo desse atendimento em grupo foi proporcionar interação e socialização dos responsáveis com as crianças e entre as famílias que participaram do evento. Foi uma oportunidade de levar lazer, diversão, leveza e acolhimento. A dinâmica das palavras trouxe esse momento de reflexão. Falamos de maneira lúdica sobre a rotina deles, no âmbito do cuidado, usando conceitos de proteção, dignidade, afeto entre outros”, reitera Oliveira.

Crianças, adolescentes e pais colocaram as mãos na massa durante a produção de chocolates em celebração à Páscoa
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Podemos ver o impacto dessa atividade na vida dos usuários’
Já a psicóloga Vanessa Honorio (NACA/SG) destacou o impacto da atividade na vida das crianças e adolescentes atendidas no núcleo.
“Esse tipo de evento é importantíssimo, pois agrega valores de socialização nas crianças e responsáveis. Tive a honra de presenciar meninos e meninas que atendo e o impacto que essas atividades geram na vida deles. É muito bom vê-los se socializando e voltando a sorrir mesmo após terem seus direitos violados”, complementa a psicóloga.

Pais e responsáveis participaram da dinâmica das palavras e refletiram sobre temas como proteção, afeto e acolhimento
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Refletimos sobre o diálogo em família’
“O diálogo é fundamental. E, no jogo de palavras, falei sobre a importância de deixar o celular um pouco de lado e refletirmos sobre o diálogo em família”. (J.C.P, de 52 anos, pai de uma criança atendida no NACA)
‘Esse núcleo levanta a autoestima das crianças’
“Essa atividade foi importante, pois pudemos falar sobre nossos sentimentos. Esse núcleo levanta a autoestima das crianças. Obrigado por tudo”. (A. L, 48 anos, mãe de uma adolescente atendida no NACA)
‘Adorei participar da oficina de brigadeiro’
“Olha, é a primeira vez que faço brigadeiro em grupo. É muito bom estar aqui ao lado da minha avó. Estou feliz e realizada”. (A.R, 13 anos).
Núcleos especiais atendem casos de violência doméstica e/ou sexuais em SG e Niterói
Em casos de violências domésticas e/sexuais contra crianças e adolescentes, os NACAS administrados pelo MMSG, que contam com apoio da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), atendem nos endereços abaixo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17 h:
NACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto. (2606-5003/989004217)
NACA (Niterói)- Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói. (2719-8862 / 965211716)
Comentários