top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

Movimento de Mulheres inaugura Espaço da Educação “Pedagoga Elisabeth Lourenço” no NEACA

  • charodri
  • 9 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de dez. de 2025

Espaço educacional é rebatizado em tributo à trajetória e atuação da psicopedagoga Elisabeth Lourenço, há 18 anos, no Movimento de Mulheres em São Gonçalo


Elisabeth ficou emocionada e agradeceu à homenagem e à placa honorífica em reconhecimento ao seu legado no MMSG

Foto: ASCOM/NEACA TR


O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) inaugurou, na quinta-feira (3/12), o novo Espaço da Educação “Pedagoga Elisabeth Lourenço”, no Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Doméstica e/ou Sexuais (NEACA). O local, antes conhecido como Canto de Leitura, passa a constituir oficialmente o setor pedagógico da instituição, recebendo o nome de uma das profissionais mais atuantes da história do projeto.


A homenagem celebrou os 18 anos de atuação da pedagoga Elisabeth Lourenço, que construiu grande parte das bases educativas e socioemocionais que estruturam o NEACA desde sua fundação. A cerimônia ocorreu de forma surpresa, durante um encontro com a equipe e as crianças atendidas.


“Era preciso fazer este reconhecimento enquanto ela está entre nós, celebrando sua dedicação, sua trajetória e tudo o que a educação do NEACA alcançou por meio do seu trabalho”, destacou Marisa Chaves, gestora e coordenadora do MMSG.

Uma trajetória marcada pela construção coletiva


Emocionada, Elisabeth relembrou a construção do setor de educação desde os primeiros anos. Ela contou que tudo começou de forma simples, com uma mesa improvisada embaixo de uma árvore, ainda na antiga sede do MMSG, na Rua Jaime Figueiredo. Depois, o trabalho ganhou um espaço na varanda e, posteriormente, salas estruturadas após a aquisição da casa que, atualmente, abriga o NEACA.

“Essa placa representa respeito por um trabalho construído ao longo de 18 anos. Sempre acreditei na educação como diretriz e vida”, disse, com a voz embargada, Lourenço, durante a cerimônia.

Com o apoio de educadoras e da equipe técnica, o espaço foi se ampliando. A implementação de divisórias, a criação de salas e a inauguração da biblioteca marcaram etapas importantes dessa trajetória.


“Sempre senti que aquele espaço era um pouco meu. Foi sendo construído aos poucos, com muito carinho e profissionalismo”, completou Elisabeth.

Marisa Chaves, Elisabeth Lourenço e Cristiane Pereira durante a homenagem à psicopedagoga na sede do MMSG em SG

Foto: ASCOM/NEACA TR

Reconhecimento institucional


Atualmente coordenadora do Projeto Recria, Elisabeth foi responsável por importantes avanços nas práticas pedagógicas, sociopedagógicas e socioemocionais do NEACA.

“Ela é inspiração para todas nós. Beth não se preocupa com o que vai ganhar, mas com o que pode entregar”, afirmou Cristiane Pereira, psicóloga e coordenadora do NEACA/SG.

Segundo Pereira, o NEACA, prestes a completar 19 anos, carrega a marca de um trabalho coletivo, mas profundamente influenciado pela sensibilidade e dedicação da pedagoga.


“Onde quer que o movimento esteja amanhã, o setor pedagógico sempre levará o nome dela”, completou Cristiane.

A cerimônia emocionou toda a equipe, que celebrou a homenagem com aplausos e manifestações de carinho. Os alunos formandos presentes foram lembrados de que também fazem parte desse momento histórico da instituição.


"O MMSG reforça que o novo setor pedagógico reforça o compromisso institucional com a educação como ferramenta de transformação social e reconhece a importância de celebrar trajetórias enquanto elas estão sendo vividas", acrescentou Marisa Chaves.

Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos


O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.


Além de ajuda internacional da ‘Brazil Foundation’ e a Fundação Rare Beauty,  o MMSG recebe apoio das Prefeituras de São Gonçalo e Niterói, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), do Ministérios  da Saúde e das Mulheres, CEDIM-RJ, Instituto Profarma, CEDAE e da Petrobras, que já financiou 5 projetos, desde 2006, e atualmente, apoia o Projeto NEACA Tecendo Redes, com núcleos de atendimentos em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.


Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:


MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

 
 
 

Comentários


Ativo 2.png
  • Ativo 13

(21) 2606-5003 /(21) 98464-2179

  • Ativo 12

Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Rua Rodrigues da Fonseca, 201 - Zé Garoto

- NEACA Itaboraí: (21 98900-4246 | 96521-4888)

Rua Antônio Pinto, 277 - Nova Cidade

- NEACA Duque de Caxias: (21 96750-3095)

Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto

- NEACA Primeira Infância (SG): (21 96750-1595)

Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto


- NACA (SG): (21 2606-5003 | 21 989004217)

Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto

- NACA (Niterói): (21 965211716)

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói

bottom of page