MMSG recebe representantes da Assistência Social de Saquarema
- charodri
- 19 de fev.
- 4 min de leitura
Representantes do município da Região dos Lagos estiveram na sede do MMSG, no Zé Garoto, para conhecer a estrutura e a dinâmica de funcionamento dos projetos NACA e NEACA

Durante a visita, representantes de Saquarema conversaram com integrantes da equipe técnica do NACA em S. Gonçalo
Fotos: ASCOM/NEACA TR
O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) recebeu, em sua sede, no Zé Garoto (SG), a visita da presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e da Adolescência (CMDCA), Ana Carolina Gouveia, e da coordenadora municipal da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Lylian Vaz, ambas de Saquarema, na Região dos Lagos.
As representantes saquaremenses foram recebidas pela gestora do MMSG e coordenadora geral do Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual (NEACA) , Marisa Chaves, e pela coordenadora do Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACA/SG), Lívia Gaspary.
Durante a visita, as técnicas conversaram com integrantes das equipes multidisciplinares dos projetos NACA, NEACA e RECRIA. Elas receberam informações dos coordenadores e conheceram as instalações dos núcleos de atendimentos em São Gonçalo.

Gestora Marisa Chaves (D) mostrou as instalações e explicou às técnicas as dinâmicas e ações dos projetos do MMSG
Fotos: ASCOM/NEACA TR
‘Viemos buscar conhecimento para enriquecer a nossa rede de cuidado’
De acordo com a advogada e presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Saquarema, Ana Carolina Gouveia, a visita ao MMSG se deu pela referência técnica dos projetos e a busca em respaldar as futuras ações de políticas públicas do município voltadas à assistência social, sobretudo no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência.
“Acabamos de implantar o comitê de gestão colegiada nessa rede de atenção às crianças e adolescentes. Estamos na fase de estudos e buscamos conhecer os projetos do MMSG pela referência técnica. Estou impactada com a completude do atendimento, estrutura, funcionalidade e a dinâmica dos fluxos dos projetos NACA e NEACA. Superou a nossas expectativas e servirá como ponto de partida. Viemos buscar conhecimento para enriquecer a nossa rede de cuidado”, explicou Gouveia.
‘Percebemos a importância da escuta especializada nos atendimentos’
Para a assistente social Lylian Vaz, coordenadora municipal da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, a visita aos projetos do MMSG foi fundamental para compreender a importância da escuta qualificada e os cuidados com a revitimização durante os fluxos de atendimentos.
“A visita foi fundamental para conhecermos as dinâmicas de atendimentos, já que, tanto NACA quanto NEACA, estão preparados para atender a complexidade dos casos. Vale ressaltar que, após nossas conversas, percebemos a importância da escuta especializada e os cuidados com a revitimização durante os fluxos nos atendimentos”, reiterou a assistente social.

As visitantes conheceram salas da sede da instituição e sinalizaram a possibilidade de uma parceria técnica com o MMSG Foto: ASCOM/NEACA TR
Gestora explicou as especificidades dos projetos
Durante a interlocução com as técnicas de Saquarema, a gestora Marisa Chaves explicou o processo de triagens e a importância da escuta qualificada, profissional e ética no acolhimento às vítimas. Chaves ressaltou que o MMSG está aberto para novas parcerias, convênios e cooperações técnicas com os municípios.
“Primeiro, a criança passa pelo Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (NACA), que faz o diagnóstico para verificar se a mudança de comportamento da criança está associada a alguma ocorrência de violência. Constatado, a criança vem para o NEACA, onde inicia o tratamento para redução dos agravos. Nossa equipe está aqui para fazer uma escuta qualificada. Não é a escuta do senso comum. É uma escuta respeitosa, ética, que guarda o sigilo. Cabe a nós acolher, sem julgar, e contribuir para que tenham força psíquica e continuem a se desenvolver na sociedade. Somos referências nesse atendimento e estamos abertos às parcerias, convênios e cooperação técnica com os municípios”, explica a gestora.
‘Superamos as metas mensais e temos uma fila de espera’
Já a coordenadora do NACA/SG, Lívia Gaspary, falou sobre o aumento das demandas e o reconhecimento da rede pela excelência e qualidade nos atendimentos e elaboração de relatórios.
“Os Nacas SG e Niterói, juntos, superaram a meta mensal de atendimentos e já têm uma lista de espera. Cada dupla de técnicos (assistente social e psicólogo) atende 40 casos/mês. Recebemos demandas de toda a rede de garantias de direitos e somos reconhecidos pela excelência e qualidade nos atendimentos e na elaboração de relatórios. A imparcialidade dos relatórios e a escuta especializada têm sido diferenciais dos núcleos”, ressalta Gaspary.

Ao final da visita, as técnicas foram presenteadas com bolsas do projeto NEACA e receberam materiais informativos
Foto: ASCOM/NEACA TR
Atendimentos às vítimas de abusos e violências domésticas em três municípios
O NACA SG e Niterói têm o apoio da Fundação para Infância e Adolescência (FIA). Já o NEACA Tecendo Redes, iniciado em 2024, conta a parceria da Petrobras e atende demandas relativas às violências domésticas e gênero. O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Duque de Caxias e Itaboraí e tem como objetivo contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).
Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços abaixo:
NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).
NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).
NACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto. (2606-5003/989004217)
NACA (Niterói)- Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói. (2719-8862 / 965211716)
RECRIA - Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
Comments