MMSG realiza 'workshop' de capacitação para assistentes sociais
- charodri
- 30 de out.
- 3 min de leitura
Encontro reuniu cerca de 20 profissionais na sede do Movimento de Mulheres no Zé Garoto (SG)

Evento mediado pela gestora Marisa Chaves reuniu assistentes sociais para consolidar projeto ético-político da instituição
Foto: ASCOM/NEACA TR
O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) promoveu, na quinta-feira (30/10), na sede da instituição, no bairro Zé Garoto (SG), um workshop de capacitação voltado para assistentes sociais que integram seus diversos projetos.
O encontro foi mediado pela gestora e coordenadora do MMSG, Marisa Chaves, que destacou a importância do investimento contínuo na formação e na troca de experiências entre os profissionais, reforçando a consolidação do Projeto Ético-Político do Serviço Social da instituição.
Cerca de 20 assistentes sociais participaram da atividade. Segundo Marisa, o projeto ético-político é amplamente debatido no contexto do Serviço Social e representa um processo dinâmico e coletivo voltado ao bem-estar da população.
“O objetivo do encontro foi conhecer o projeto ético-político da profissão, compreender como a metodologia se desenvolve em cada tipo de projeto, conforme sua especificidade, articular a categoria e atualizar informações sobre as atuações e demandas sociais presentes nos territórios”, explicou a coordenadora.

Encontro no auditório teve a participação e a troca de experiências de assistentes sociais de diversos projetos do MMSG
Foto: ASCOM/NEACA TR
“Intercâmbio profissional e fortalecimento do trabalho intersetorial”
Para a assistente social Victória do Livramento (Ricas do Salgueiro/NACA), o intercâmbio entre os profissionais da instituição é essencial para consolidar o Projeto Ético-Político do MMSG, que, além de uniformizar os atendimentos realizados nos diversos projetos, contribui para a compreensão da importância do trabalho intersetorial.
“Esses encontros ajudam a fortalecer e a compreender a relevância de um trabalho intersetorial, integral e interseccional. É uma atuação que tem como objetivo minimizar os agravos da violência doméstica, seja contra a mulher, a criança, a pessoa idosa ou aquelas que vivem e convivem com HIV e AIDS”, destacou Livramento.
“Aproximação e conhecimento de outros projetos”
Já o assistente social Bruno Oliveira (NACA/São Gonçalo) considerou o encontro produtivo por promover a troca de experiências e o conhecimento sobre as ações desenvolvidas em outros projetos da instituição.
“Embora todos atuemos no Serviço Social e façamos parte da mesma instituição, realizamos ações diferentes conforme as especificidades de cada território. O código ético-político é geral e orientador; contudo, pretendemos, nos próximos encontros, produzir um material que destaque as metodologias aplicadas em cada projeto”, ressaltou Oliveira.
“Continuidade das discussões e fortalecimento das práticas”
Para a assistente social Luciléia Baptista, coordenadora técnica do NEACA/Itaboraí, é fundamental dar continuidade a esses momentos de diálogo e integração.
“Esta é a segunda reunião promovida pelo MMSG com os assistentes sociais, fruto do material inicial produzido para a criação do Projeto Ético-Político do MMSG. Isso demonstra que estamos avançando na direção do alinhamento de nossas ações, potencializando os atendimentos e às demandas dos usuários de cada projeto”, afirmou Baptista.
Sobre o MMSG
O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) é uma organização da sociedade civil que atua há 36 anos na defesa dos direitos das mulheres, no enfrentamento às desigualdades de gênero e na promoção da cidadania e da justiça social.
A instituição desenvolve diversos projetos voltados à proteção, acolhimento e empoderamento feminino, com destaque para o Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado em parceria com a Petrobras, que promove ações de prevenção à violência, fortalecimento comunitário e inclusão social de mulheres, crianças e adolescentes.
Serviço:
Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG)
Rua Rodrigues Fonseca, 201 – Zé Garoto, São Gonçalo
(21) 2606-5003 / (21) 98464-2179
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h




Comentários