MMSG promove visita de mulheres e adolescentes de periferias ao festival 'Senac Rio Summit'
- charodri
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Integrantes dos Projetos RECRIA e Vozes Periféricas, ambos do MMSG, participaram do evento na ExpoRio sobre inovação, educação profissional e tecnologia promovido pelo Senac Rio

Adolescentes do RECRIA participaram do evento e tiveram acesso a experiências imersivas com as novas tecnologias
Foto: ASCOM/MMSG
O Movimento de Mulheres em São Gonçalo promoveu, na quarta-feira (19/11), uma atividade cultural com participantes dos projetos RECRIA e Vozes Periféricas. Ao todo, 25 adolescentes, oito mulheres, além das equipes técnicas, participaram de uma visita guiada ao Senac Rio Summit, realizado na Cidade Nova, no Rio de Janeiro.
O Senac Rio Summit é um festival gratuito de inovação, educação profissional e tecnologia promovido pelo Senac Rio, com apoio do Sistema Fecomércio RJ. Em 2025, o evento foi realizado entre os dias 17 e 19 de novembro de 2025, no ExpoRio, e contou com palestras, oficinas, experiências interativas, programação cultural e ações voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento profissional.
Entre as atividades, os participantes tiveram acesso a experiências imersivas como impressão 3D, drones, inteligência artificial, realidade virtual, metaverso, escape room de robótica e jogos educativos. O evento também ofereceu oficinas de design e moda, espaços de bem-estar e orientação empreendedora com o Sebrae, além de apresentações culturais ao final de cada dia.
'Oportunidade que dialoga diretamente com a formação profissional'
De acordo com a coordenadora técnica do Projeto RECRIA, Elisabeth Lourenço, a atividade foi pensada especialmente para conectar a experiência complementar dos participantes com conteúdos ligados ao mundo do trabalho:
“Quando vimos as opções do Passaporte Cultural, identificamos rapidamente o Senac Summit como uma oportunidade que dialoga diretamente com a formação profissional. Muitos dos adolescentes acabaram de concluir a capacitação como Jovem Aprendiz, e o evento traz uma reflexão sobre trabalho com propósito, inovação e empregabilidade”, destacou.

Os estudantes participaram de atividades com inteligência artificial, realidade virtual, robótica e diversos jogos educativos
Foto: ASCOM/MMSG
'Objetivo é integrá-los a uma contemporaneidade tecnológica'
Para o educador social Lucas Lima (RECRIA), um dos objetivos do evento foi integrar os adolescentes ao contexto tecnológico nos âmbitos social e das novas tendências do trabalho.
"É um evento para integrá-los a uma contemporaneidade tecnológica. A partir de palestras que explicam como a inteligência artificial está mudando a forma como aprendemos e nos divertimos, conhecer startups que criam apps e jogos, além de proporcionar experiências interativas", explica o educador social.
A ação integra a agenda de formação sociocultural dos projetos do Movimento de Mulheres em São Gonçalo, reforçando seu compromisso com oportunidades transformadoras, qualificação cidadã e inclusão social.
'Promover experiências intergeracionais'
Para psicopedagoga Elisabeth Lourenço, a ida das mulheres do Projeto Vozes Periféricas a esses tipos de eventos ajuda promover experiências intergeracionais e a reinserção ao mercado de trabalho.
“Vivemos um momento em que muitos idosos buscam novas formações, prestam ENEM e querem se reinserir no mercado de trabalho. Para ambas as faixas etárias, a experiência faz sentido e amplia horizontes”, completou Lourenço.

Mulheres integrantes do Vozes Periféricas participaram de atividades imersivas sobre as novas tecnologias no trabalho
Foto: ASCOM/MMSG
Proteção e acolhimento às crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violências
O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) é uma organização da sociedade civil que atua há 36 anos na defesa dos direitos das mulheres, no enfrentamento às desigualdades de gênero e na promoção da cidadania e da justiça social.
A instituição desenvolve diversos projetos voltados à proteção, acolhimento às crianças e adolescentes e mulheres vítimas de violências, com destaque para o Vozes Periféricas; Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado em parceria com a Petrobras; o Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACA), que conta com apoio da Fundação para Infãncia e Adolescência (FIA) e RECRIA, projeto apoiado pela Subsecretaria de Política Inclusiva da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Em caso de ajuda ou informações, o MMSG disponibiliza os contatos dos projetos e, atende, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no endereço abaixo:
Recria - Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)



