MMSG promove palestra sobre prevenção a golpes e fraudes
- charodri
- há 2 minutos
- 3 min de leitura
Apresentação foi ministrada pela policial civil Alessanda Ciancio e abordou alertas e formas de prevenção aos crimes praticados por estelionatários em ruas, bancos e na Internet

Policial civil Alessandra Ciancio abordou os tipos de golpes mais comuns, como funcionam e os mecanismos de proteção
Foto: ASCOM/NEACA TR
O Grupo de Associadas do Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) promoveu, na terça-feira (9/9), no auditório da instituição, no Zé Garoto (SG), a palestra “Como se Proteger de Fraudes e Golpes Comuns”.
A apresentação do tema foi ministrada pela policial civil e futura delegada Alessandra Ciancio que abordou os tipos de golpes mais comuns, suas peculiaridades, como funcionam, e, principalmente, os mecanismos de proteção aos estelionatários (criminosos que enganam as pessoas para tirar proveito financeiro).
"A palestra de hoje serve como um alerta aos golpes mais peculiares que atingem os idosos e vêm acontecendo em São Gonçalo e Niterói. A ideia foi informar às pessoas sobre como se protegerem e criarem mecanismos de defesa", explica a policial.
Segundo a policial, os idosos são as principais vítimas dos criminosos, que usam ligações telefônicas e aplicativos de mensagens, como WhatsApp, para aplicarem os delitos. Os golpes mais comuns são: “Parente Falso”; “Falso Funcionário de Banco”; Mensagens e Links falsos; Falso Técnico (luz, água, TV); e do PIX urgente.
"Passamos para as mulheres algumas dicas de proteção: como nunca fornecer senhas, códigos ou tokens; trocar as senhas com frequência; pedir ajuda a familiares ou vizinhos e anotar telefones importantes em papel", reiterou Ciancio.
Cerca de 30 mulheres, em sua maioria idosas, participaram do evento. Elas puderam perguntar e sanar dúvidas sobre como agir em casos de golpes e obter as orientações. Após o evento foi servido um lanche aos participantes.

Ao fim do evento, grupo de associadas do MMSG posaram para foto junto à palestrante no auditório da instituição em SG
Foto: ASCOM/NEACA TR
'A palestra foi muito proveitosa e esclarecedora'
A diretora executiva do MMSG, Oscarina Silva, de 79 anos, considerou importante as orientações sobre os golpes, pois, assim como ela, idosas que fazem uso da Internet estão mais vulneráveis aos criminosos.
"A palestra foi muito proveitosa e esclarecedora, sobretudo para quem faz uso da Internet. A policial foi muito didática sobre os alertas e as formas de prevenção. Eventos como esse são importantes para orientar e informar as pessoas. Agradecemos à palestrante e a participação das associadas", disse a diretora.

Idosas participaram da palestra com perguntas sobre os alertas contra os golpes e fraudes mais comuns na região de SG
Foto: ASCOM/NEACA TR
Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos
O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.
Parcerias de sucesso e novos projetos
Em seus 36 anos, O MMSG acumula diversos parceiros, entre entidades públicas e privadas, além de ajuda internacional como a ‘Brazil Foundation’ e Fundação Rare Beauty, que apoiam a instituição em seus projetos. No Brasil, o MMSG recebe apoio das Prefeituras de São Gonçalo e Niterói, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), do Ministérios da Saúde e das Mulheres, CEDIM-RJ, Instituto Profarma e da Petrobras, que já financiou 5 projetos, desde 2006, e atualmente, apoia o Projeto NEACA Tecendo Redes, com núcleos de atendimentos em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.
Não se cale. Ao desconfiar de um golpe ou fraude peça ajuda e denuncie!
O MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:
MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)