MMSG promove confraternização do Projeto Vozes Periféricas no Complexo do Salgueiro
- charodri
- 22 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Encontro reuniu mulheres atendidas pelo projeto e seus filhos em um momento de celebração, acolhimento e fortalecimento de vínculos comunitários

Encontro ocorreu na sede do projeto no Conjunto da Marinha e foi marcado por celebração, acolhimento e troca de afetos
Foto: ASCOM/MMSG
O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) realizou, na sexta-feira (20/12), uma festa de confraternização com as mulheres integrantes do Projeto Vozes Periféricas e seus filhos, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (SG).
O encontro foi marcado por um clima de celebração, acolhimento e troca de afetos. Durante a confraternização, as participantes compartilharam abraços, boas energias e peças de artesanato confeccionadas pelas próprias mulheres atendidas pelo projeto, fortalecendo os laços de pertencimento e solidariedade.
O momento também representou a renovação da esperança em um novo tempo, pautado pelo respeito à diversidade e pelo direito de ir e vir nos territórios de favela. A troca de experiências e o acolhimento coletivo reforçaram a importância de espaços seguros e afetivos para as mulheres da comunidade.

Para a gestora Marisa Chaves (à frente) o encontro foi um momento de celebração, acolhimento e renovação para 2026
Foto: ASCOM/MMSG
'O acolhimento e troca de energia permitiram renovar a esperança'
"Foi um momento festivo e de muita celebração. Trocamos abraços e peças de artesanato confeccionados pelas integrantes do Projeto. O acolhimento e troca de energia permitiram renovar a esperança em um novo tempo, cuja diversidade e direito de ir e vir sejam respeitados.Amei a festa!! Recebi muitos abraços e boas energias", disse a gestora e coordenadora do MMSG, Marisa Chaves.
Projeto tem apoio de celebridade e foi escolhido para participar de workshop nos EUA
O Projeto Vozes Periféricas conta com apoio da Brazil Foundation e recursos da Rare Impact Fund, fundação da cantora e pop star internacional Selena Gomez. Em junho deste ano, a fundação da cantora escolheu o Projeto Vozes Periféricas, entre organizações de cinco continentes, para participar de workshop em Manhattan, nos Estados Unidos.
Cerca de 60 mulheres impactadas diretamente e 240 indiretamente
O Projeto Vozes Periféricas tem como objetivo fortalecer a autoestima das mulheres residentes em territórios de favelas (Complexo do Salgueiro/ SG). Dentre os objetivos específicos destacam-se o acesso humano à informação, com vistas ao conhecimento de direitos, e o alcance do protagonismo dentro de territórios tão conflagrados. Assegurando o acompanhamento especializado interdisciplinar (Serviço Social, Psicologia e Jurídico). O projeto já beneficiou 3301 mulheres com cestas básicas e doação de absorventes.
Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos
O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.
Parcerias de sucesso e novos projetos
O MMSG conta com parcerias de entidades públicas e privadas, além de ajuda internacional como a ‘Brazil Foundation’ e Fundação Rare Beauty. No Brasil, o MMSG recebe apoio das Prefeituras de São Gonçalo e Niterói, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), do Ministérios da Saúde e das Mulheres, CEDIM-RJ, Instituto Profarma, da Subsecretaria de Política Inclusiva da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação do Banco do Brasil e da Petrobras, que já financiou 5 projetos, desde 2006, e atualmente, apoia o Projeto NEACA Tecendo Redes, com núcleos de atendimentos em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.
Não se cale. Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei. Ligue 180 e denuncie!
Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:
MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)




Comentários