MMSG promove certificação e palestra para mulheres empreendedoras do Salgueiro
- charodri
- 5 de ago.
- 5 min de leitura
Atualizado: 31 de ago.
Evento, no Zé Garoto, celebrou a formação de 40 mulheres nos cursos de Design de Sobrancelha e Unhas Realistas realizados pelo Projeto Ricas do Salgueiro

Palestra sobre coragem e oportunidades foi ministrada pela assistente social Luana Ferrari (D) e a escritora Karina Uchôa
Foto: ASCOM/NEACA TR
Organizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), o Projeto Ricas do Salgueiro promoveu, na segunda-feira (04/08), no auditório da instituição, no Zé Garoto (SG). a cerimônia de entrega dos certificados às mulheres formadas nos cursos de Design de Sobrancelha e Unhas Realistas. A atividade foi abrilhantada com a palestra, “Profissional Mulher: Quando a Coragem encontra a oportunidade”, ministrada pela professora e escritora Karina Uchôa e a assistente social Luana Ferrari.
Cerca de 80 pessoas, entre integrantes dos projetos do MMSG, formandas e seus familiares, participaram do multievento. Além do reconhecimento técnico, as mulheres que concluíram os cursos de Design de Sobrancelha e Unhas Realistas (com duração de quatro semanas) foram agraciadas com Kits de Trabalho (contendo diversos instrumentos, produtos e aparelhos profissionais) para iniciarem suas atividades.
Durante a palestra, Karina Uchôa e Luana Ferrari versaram sobre diversas temáticas, dando ênfase, sobretudo, aos desafios da mulher frente ao mercado trabalho, às discriminações e resquícios da sociedade machista e patriarcal, ao empoderamento feminino, empreendedorismo e a importância da autonomia financeira para romper os ciclos de violências.
Recebidas pela gestora e coordenadora de projetos do MMSG, Marisa Chaves, as palestrantes conheceram as dependências e os projetos da instituição e se encantaram com a organização e os resultados obtidos na defesa dos direitos humanos e no combate e prevenção às violências contra crianças, adolescentes e mulheres.
Após o evento foi servido um coquetel aos participantes.

A gestora Marisa Chaves e a diretora executiva do MMSG, Oscarina Siqueira, falaram sobre as ações sociais da instituição
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Acreditem em vocês, sejam corajosas!’
“A maior parte da minha vida foi dedicada ao atendimento às mulheres vítimas de violência. Portanto, sei bem sobre as dificuldades, a dor, os preconceitos e desafios das mulheres para romperem os ciclos de violências. Esses cursos são oportunidades para proporcionar conhecimento, autonomia cidadã e financeira para mulheres das periferias. Contudo, é preciso acreditar. Acreditem, sejam corajosas, não deixem a tristeza calar vocês. Contem com o MMSG e com as redes de apoio para conquistarem seus espaços”, reiterou Marisa Chaves.

Luana Ferrari (E) e Karina Uchôa (D) entregam Kit de Trabalho à formanda Juliana Bandeira na cerimônia de certificação
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘É gratificante ajudar outras mulheres a romperem com os ciclos de violências’
Os Kits de Trabalho entregues às mulheres formadas nos cursos foram adquiridos com recursos financeiros doados pela assistente social Luana Ferrari, que, em seu último aniversário, abriu mão de presentes em troca de recursos para o MMSG. Ferrari falou sobre sua experiência e resiliência para romper um ciclo de violência e recomeçar a sua vida.
“Estou emocionada, pois, assim como muitas mulheres que estão aqui, também passei por esse lugar chamado violência doméstica. Um lugar de extrema dor, escuro, sombrio, mas que nos remete à ideia de se reinventar. Portanto, é gratificante saber que podemos ajudar outras mulheres a saírem desse lugar e, através do empreendedorismo, conquistarem suas autonomias para romperem com essas violações. Peçam ajuda, não tenham medo, procurem as redes de apoio”, disse, emocionada, Ferrari.
“Se as pessoas fizessem pequenas atitudes como da Luana, que transformam tantas vidas, com certeza o mundo seria menos desigual”, emendou Marisa Chaves.
‘As mulheres não têm limites’
Já a especialista em felicidade no trabalho, Karina Uchôa, ressaltou a importância da coragem para mudar, não agradar e ser imperfeita.
“Minha frase preferida é ‘preparação + perseverança= sucesso’. As mulheres não têm limites. A prosperidade só chega para quem está preparada. Elas acabaram de fazer o curso, mas precisam de um direcionamento. O motivo de estarmos nesse espaço falando de empreendedorismo feminino é para incentivá-las a continuar. O empreendedorismo é mais do que dá o primeiro passo. É saber para onde ir, como ir e quando quer chegar”, afirmou Uchôa, que ofereceu 50 mentorias (curso para desenvolvimento de habilidades) gratuitas para o grupo de mulheres formadas no MMSG.

Evento de certificação das mulheres empreendedoras do Complexo do Salgueiro lotou a sede do MMSG, no Zé Garoto (SG)
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Queremos impactar cada vez mais mulheres’
“Já atingimos mais de 250 mulheres e estamos expandindo nosso alcance, que além do Complexo do Salgueiro, atende na sede do MMSG (Zé Garoto) e também incluirá o Jardim Catarina” (Victória do Livramento/Coordenadora técnica do Projeto Ricas do Salgueiro)
'A concretização de um sonho’
“Realmente, estar aqui e participar dessa formação é a realização de um sonho. Ajudar outras mulheres a terem liberdade financeira, autoconfiança, uma profissão e um propósito de vida” (Grabielly Macedo/ Professora do curso de Design de Sobrancelha).

Educadora social Emanuelle Santos (E), a professora Gabrielly Macedo (C) e coordenadora técnica Victória do Livramento
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Me ajudou muito financeiramente’
“Sou moradora do Salgueiro, onde temos poucos recursos, mas esse curso me ajudou muito financeiramente, pois já estou atendendo, exercendo a atividade e podendo ter uma renda para sustentar a minha filha” (Isabelle Pimenta, 25 anos, formanda do curso de Design de Sobrancelhas e Unhas Realistas).
‘Curso me proporcionou liberdade’
“Também fui vítima de violência doméstica. Me formei no curso de Design de Sobrancelhas. O curso está me proporcionando conhecimento e liberdade, pois já estou atuando e obtendo uma renda extra” (Lucimar Silva, 52 anos/Formanda).
Em 2024, foi alcançado o recorde histórico, com 10,35 milhões de empreendedoras
De acordo com dados do SEBRAE, após a retomada econômica, o empreendedorismo feminino voltou a crescer, superando os 10 milhões em 2022. Já em 2024, foi alcançado o recorde histórico, com 10,35 milhões de empreendedoras (34% dos empreendedores do país), consolidando sua relevância no cenário econômico. Esse crescimento é prova da capacidade de adaptação das mulheres, com destaque para a digitalização de negócios e o uso de redes sociais como canais de vendas.
Projeto atingiu mais de 250 mulheres em diversas ações sociais
Iniciado em julho de 2024, o Projeto ‘Ricas do Salgueiro’ atingiu, direta e indiretamente, mais de 250 mulheres, destacando-se pela promoção de ações preventivas, socioeducativas e de formação continuada para geração de renda dentro do conceito de economia solidária. Além de Design de Sobrancelhas e Unhas Realistas, foram oferecidos cursos de corte e costura, trancistas, cerâmica e arte criativa.
Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos
O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.
Parcerias de sucesso e novos projetos
Durante as apresentações, Marisa Chaves agradeceu a todos os parceiros, entre entidades públicas e privadas, além de ajuda internacional como a ‘Brazil Foundation’ e Fundação Rare Beauty, que apoiam o MMSG em seus projetos. No Brasil, o MMSG recebe apoio das Prefeituras de São Gonçalo e Niterói, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), do Ministérios da Saúde e das Mulheres, CEDIM-RJ, Instituto Profarma e da Petrobras, que já financiou 5 projetos, desde 2006, e atualmente, apoia o Projeto NEACA Tecendo Redes, com núcleos de atendimentos em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.
Não se cale. Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei. Ligue 180 e denuncie!
Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:
MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)




A certificação e a palestra do MMSG mostraram como a educação pode ser a chave para a liberdade financeira das mulheres. Além das habilidades profissionais, é importante hoje saber usar tecnologias financeiras modernas. Muitas participantes agora sabem como converter bitcoin em dolar através do serviço https://paybis.com/pt/btc-to-usd/, permitindo administrar seus rendimentos e construir um futuro estável. Inspiração e conhecimento andam de mãos dadas com utilidade prática.