top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

MMSG promove capacitação técnica sobre 'atendimento humanizado e escuta sensível em triagens'

  • charodri
  • 6 de nov.
  • 3 min de leitura

Evento reuniu cerca de 30 profissionais de diversos projetos da instituição no Zé Garoto


Por Charles Rodrigues

ree

Técnicos de diversos projetos participaram do evento e debateram estratégias para aprimorar o atendimento de triagem

Foto: ASCOM/MMSG


O Movimento de Mulheres em São Gonçalo promoveu, na quinta-feira (6/11), uma capacitação voltada às equipes técnicas de seus projetos (entre eles NACA, NEACA, RECRIA, Vozes Periféricas, Rearticulando e Rede Mulher), com o objetivo de alinhar os procedimentos de escuta inicial e acolhimento das pessoas atendidas pela instituição.


Cerca de 30 profissionais das áreas de serviço social, psicologia, direito e educação participaram do evento e debateram estratégias para aprimorar o atendimento de triagem, que é o primeiro contato das famílias e indivíduos com o MMSG, seja por encaminhamento ou por demanda espontânea.


Durante a atividade também foram discutidas melhorias na coleta e sistematização de dados, visando gerar informações qualificadas sobre o perfil das pessoas atendidas, os tipos e locais mais comuns de violências, e outros indicadores que contribuam para o fortalecimento das ações do Movimento.


ree

Gestora Marisa Chaves (E) e a coordenadora do NACA/SG Lívia Gaspary (D) ressaltaram a importância da capacitação

Foto: ASCOm/MMSG


‘Escuta sensível, ativa e empática’


A gestora e coordenadora do MMSG, Marisa Chaves, considerou o encontro produtivo e que pode resultar em mudanças nas rotinas institucionais.


“Saímos com propostas de aprimoramento nos formulários de atendimento e com um olhar mais atento à importância de uma escuta sensível, ativa e empática”, destacou.

 

Padronização e abordagem inicial  


Para a coordenadora técnica do Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACA/SG), Lívia Gaspary, a capacitação teve como foco padronizar a abordagem inicial, garantindo que todas as equipes realizem a acolhida de forma sensível e unificada.


“O atendimento de triagem é o primeiro momento em que a família chega à instituição. É quando escutamos suas demandas, compreendemos o motivo da procura, seja por situação de violência, vulnerabilidade social ou outra necessidade, e realizamos os encaminhamentos necessários”, explicou Gaspary.  
ree

Assistente social Paolla Marins, do Projeto Recria, destacou a relevância profissional da capacitação continuada no MMSG

Foto: ASCOM/MMSG


Importância da formação continuada


A assistente social Paolla Marins, do Projeto Recria, ressaltou a importância desses espaços de formação contínua.


“Esses momentos de troca são fundamentais. Mesmo que cada projeto tenha suas particularidades, precisamos manter uma unidade no atendimento. Essa capacitação constante é algo que sempre admirei no Movimento de Mulheres e que fortalece a qualidade do nosso trabalho em rede”, afirmou.

MMSG: referência na defesa dos Direitos Humanos 


Desde 1989, o MMSG atua como referência em defesa dos direitos de mulheres, crianças, adolescentes, jovens e idosas, com foco em vítimas de violência doméstica ou outras violações. A instituição é reconhecida por sua atuação em rede e pelas parcerias com órgãos públicos e entidades nacionais e internacionais — como as prefeituras de São Gonçalo e Niterói, Fundação para Infância e Adolescência (FIA), Ministérios da Saúde e das Mulheres, CEDIM-RJ, Instituto Profarma e Petrobras, que atualmente apoia o Projeto NEACA Tecendo Redes, com núcleos em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.


 Denuncie! Violência contra a mulher não tem desculpa — tem lei. Ligue 180.


 Em caso de ajuda, o MMSG atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em sua sede, no Zé Garoto, São Gonçalo.   


MMSG (São Gonçalo) – Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto

 (21) 2606-5003 / (21) 98464-2179

 

 

 

 
 
 

1 comentário


Александр
Александр
06 de nov.

Olá. Já testei várias plataformas, mas nenhuma me agradou tanto quanto a 1win https://1win-betting.com.br/ Essa casa de apostas no Brasil é moderna, prática e muito confiável. O sistema é ágil, as odds são atrativas e a organização do site facilita a vida de quem aposta com frequência. É um ótimo equilíbrio entre funcionalidade e prazer de uso.

Curtir
Ativo 2.png
  • Ativo 13

(21) 2606-5003 /(21) 98464-2179

  • Ativo 12

Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Rua Rodrigues da Fonseca, 201 - Zé Garoto

- NEACA Itaboraí: (21 98900-4246 | 96521-4888)

Rua Antônio Pinto, 277 - Nova Cidade

- NEACA Duque de Caxias: (21 96750-3095)

Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto

- NEACA Primeira Infância (SG): (21 96750-1595)

Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto


- NACA (SG): (21 2606-5003 | 21 989004217)

Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto

- NACA (Niterói): (21 965211716)

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói

bottom of page