top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

MMSG promove capacitação com equipes administrativas dos núcleos de atendimento

  • charodri
  • há 21 horas
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 15 horas

Formação em direitos humanos e acolhimento fortalece a porta de entrada dos serviços em São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Duque de Caxias


Formação teve como foco o letramento em direitos humanos e a qualificação do acolhimento às pessoas atendidas

Foto: ASCOM/MMSG


O Movimento de Mulheres deu início, nesta quarta-feira (28/01), a um processo de capacitação voltado às equipes administrativas responsáveis pela porta de entrada dos núcleos de atendimento em São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Duque de Caxias.


Ao todo, 12 assistentes administrativos participam da formação, na sede do MMSG, no Zé Garoto. A capacitação tem como foco o letramento em direitos humanos e a qualificação do acolhimento às pessoas atendidas pela instituição.


A iniciativa busca fortalecer o atendimento oferecido desde o primeiro contato, garantindo que a missão, a filosofia e os valores do Movimento de Mulheres estejam plenamente incorporados na abordagem realizada pelas equipes administrativas, que acolhem tanto pessoas em primeiro atendimento quanto retornos.


Alinhamento e atendimento de excelência


De acordo com a gestora do MMSG, Marisa Chaves, essa capcaitação é um investimento na qualificação da "porta de entrada" da instituição, que zela por um atendimento de excelência, sobretudo, por conta do perfil dos nossos usuários.


"É essencial para a oferta de um serviço de excelência. Isso inclui o conhecimento aprofundado dos projetos em andamento, dos desafios institucionais e do perfil das pessoas atendidas. A capacitação também tem promovido maior integração entre os núcleos, estimulando a troca de experiências e o alinhamento entre as equipes", ressalta Chaves.

Equipe administrativa debateu sobre a importância do atendimento de excelência nos núcleos e da integração profissional

Foto: ASCOM/MMSG


Aprimoramento contínuo do trabalho


Segundo a gerente administrativa do MMSG, Débora Albuquerque, este primeiro encontro marca o início de um ciclo de reuniões mensais previstas para todo o ano de 2026. Para Albuquerque, a recepção dos núcleos é o cartão de visita da instituição.

"Eu vejo o setor administrativo e a recepção como pontos estratégicos da organização. Essa capacitação teve por finalidade contribuir para o aprimoramento contínuo do trabalho, o conhecimento da instituição e de seus projetos, além da reaplicação dos aprendizados junto às demais equipes dos núcleos de atendimento", explicou Albuquerque, que ressaltou a importância do 'olho no olho' e do acolhimento.

O encontro também foi marcado pela chegada de novas profissionais à equipe: a assistente administrativa do núcleo de Duque de Caxias, e a nova assistente administrativa de Itaboraí, que passam a integrar o time a partir deste período. A formção foi extremamente positiva, pois fortaleceu vínculos e promoveu a integração entre as profissionais.


'Falamos sobre o olhar de cuidado'

"Nessa capacitação falamos sobre o olhar de cuidado, voltado aos usuários, na forma do acolhimento, de se direcionar e falar com as pessoas. Também debatemos a importância do tratamento e da abordagem, pois lidamos com casos sensíveis e somos a porta de entrada da instituição", disse Caroline Peçanha (NACA/SG).

'Conhecimento e troca de experiências'

"Achei a capacitação muito produtiva, sobretudo para as funcionárias que estão chegando. Foi possível conhecer as demandas da instituição, os nichos e atribuições de cada projeto. Uma ótima forma de preparação para quem faz o primeiro atendimento, além da importância de trocarmos conhecimentos e experiências", observou Viviane Moura (ADM/MMSG).

Durante a capacitação, a gerente administrativa Débora Albuquerque ressaltou o aprimoramento contínuo do trabalho


Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos


O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.


Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:


MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)



 
 
 

Comentários


Ativo 2.png
  • Ativo 13

(21) 2606-5003 /(21) 98464-2179

  • Ativo 12

Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Rua Rodrigues da Fonseca, 201 - Zé Garoto

- NEACA Itaboraí: (21 98900-4246 | 96521-4888)

Rua Antônio Pinto, 277 - Nova Cidade

- NEACA Duque de Caxias: (21 96750-3095)

Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto

- NEACA Primeira Infância (SG): (21 96750-1595)

Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto


- NACA (SG): (21 2606-5003 | 21 989004217)

Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto

- NACA (Niterói): (21 965211716)

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói

bottom of page