top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

MMSG e IFRJ alinham ações para promover cursos profissionalizantes a jovens, mulheres e idosos em SG

  • charodri
  • 17 de set.
  • 4 min de leitura

Termo de cooperação técnica entre as instituições prevê oferta de cursos regulares aos integrantes de projetos do MMSG em situção de vulnerabilidade social e/ou moradores de áreas conflagradas em São Gonçalo

ree

Integrantes do MMSG e da gestão pedagógica do IFRJ se reuniram na unidade da instituição federal de ensino em Neves

Fotos: Divulgação


Realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) em parceria com a Petrobras, integrantes do NEACA Tecendo Redes e coordenadores de outros projetos da instituição reuniram-se, na quarta-feira (17/9), com a direção e gestão pedagógica da unidade São Gonçalo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), em Neves.


Em uma segunda rodada de reuniões (a primeira ocorreu em agosto, no Zé Garoto), a comitiva do MMSG, liderada pela gestora e coordenadora Marisa Chaves, foi recebida pela diretora do IFRJ/SG, Gleyce Figueiredo, a fim de alinhar os termos dos planos de trabalho e a consolidação de um acordo de cooperação técnica.


Conforme representantes das duas instituições, o acordo prevê, entre outras diretrizes, a oferta de cursos, para públicos específicos (Mulheres, adolescentes, jovens e idosos) em áreas como capacitação profissional, ensinos regulares, empreendedorismo e pré-vestibular. Os cursos serão ofertados (mediante editais públicos) aos integrantes de projetos do MMSG em situação de vulnerabilidade social e/ou moradores de territórios conflagrados de São Gonçalo.


Além da gestora Marisa Chaves, marcaram presença na reunião os integrantes de projetos do MMSG: Patrícia Muniz (Vozes Periféricas); Elisabeth Lourenço (RECRIA); Lívia Gaspary (NACA/SG); Victória do Livramento e Tatiani Torres (Ricas do Salgueiro); e Márcia Natalina (Articuladora de Redes/NEACA Tecendo Redes). O IFRJ/SG foi representado pela diretora Gleyce Figueiredo e as assistentes sociais e da gestão pedagógica Rita de Cássia Rissi e Aline MIranda; Carmelita Gomes (Professora e coordenadora de projetos de pesquisa e extensão), Simone Reis (Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenação Ténico Pedagógica) e Priscila Ramos (Coordenadora Geral de Diversidade da Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ.


ree

Chaves (branco ao fundo) destacou o compromisso mútuo para assegurar inclusão de pessoas vulneráveis socialmente

Foto: Divulgação

'Acordo assegurará a inclusão de pessoas extramamente vulneráveis'


Segundo Marisa Chaves, a elaboração do plano de trabalho com o IFRJ (que tem previsão de entrega até 5 de outubro/2025) e a assinatura formal do termo de cooperação técnica fazem parte de um compromisso mútuo para assegurar inclusão social em áreas conflagradas como Complexo do Salgueiro e Jardim Catarina .


"Esse acordo com o IFRJ é um compromisso mútuo que assegurará a inclusão de pessoas extremamente vulneráveis que desconhecem as oportunidades dos cursos promovidos pelo IFRJ e das iniciativas de extensão universitária desenvolvidas pela área de pró-reitoria da instituição. Esse termo de cooperação será fundamental para gerar oportunidades às pessoas oriundas de áreas conflagradas como Complexo do Salgueiro e Jardim Catarina", ressalta Marisa.

'Estamos expandindo o campus e firmando nova parceria com a Petrobras'


Além dos cursos regulares, a diretora do IFRJ/SG, Gleyce Figueiredo, anunciou a expansão do campus (obras em fase final) para atender às novas parcerias com a Petrobras, que beneficarão mulheres e jovens da região, com cursos profissionalizantes, para atuarem no Complexo de Energias Boaventura. Segundo Figueiredo, o atendimento nos territórios e às pessoas vulneráveis são ações convergentes ao MMSG.


"Conseguimos um termo de cessão de um Ciep para expandir o campus IFRJ/SG e assim respaldar essas novas parcerias com a Petrobras. Desenvolveremos o Programa Autonomia e Renda, que oferecerá cursos profissionalizantes para jovens da região atuarem no Complexo Boaventura (Itaboraí), e o Programa Mulheres Mil, iniciativa que visa o empoderamento feminino, à redução de desigualdades de gênero e ao combate à violência, oferecendo acesso à educação profissional e tecnológica e oportunidades de reinserção no mercado de trabalho. Essas ações convergem com os projetos do MMSG", explica a diretora.

ree

Representantes do MMSG e do IFRJ em frente ao prédio da instituição após reunião para alinhar o termo de cooperação

Foto: Divulgação


IFRJ foi criado em 2008


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), mais conhecido como Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), foi criado em 29 de dezembro de 2008, para ser uma instituição de educação básica, profissional e superior que integra a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica.


O IFRJ foi criado com campi nos municípios de Duque de Caxias, Nilópolis, Pinheiral e Rio de Janeiro. Rapidamente foi expandido com novos campi em Arraial do Cabo, Mesquita, Paracambi, São Gonçalo, Volta Redonda e Realengo. Entre os anos de 2015 e 2017 o IFRJ chegou aos municípios de Belford Roxo, Resende e São João de Meriti. Em 2019, foi inaugurada sua unidade mais recente, no município de Niterói.


Atualmente são ofertados doutorados, mestrados, especializações, licenciaturas, bacharelados, cursos superiores de tecnologia, cursos técnicos subsequentes ou concomitantes ao Ensino Médio, cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e cursos de extensão, tanto presencialmente quanto na modalidade EaD.


MMSG atua, desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos

 

 O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.


Parcerias de sucesso e novos projetos 


Durante as apresentações, Marisa Chaves agradeceu a todos os parceiros, entre entidades públicas e privadas, além de ajuda internacional como a ‘Brazil Foundation’ e Fundação Rare Beauty, que apoiam o MMSG em seus projetos. No Brasil, o MMSG recebe apoio das Prefeituras de São Gonçalo e Niterói, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), do Ministérios  da Saúde e das Mulheres, CEDIM-RJ, Instituto Profarma e da Petrobras, que já financiou 5 projetos, desde 2006, e atualmente, apoia o Projeto NEACA Tecendo Redes, com núcleos de atendimentos em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.


 Não se cale. Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei. Ligue 180 e denuncie!


Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:  


MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)

NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).

NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).

    

  


 

 
 
 

Comentários


Ativo 2.png
  • Ativo 13

(21) 2606-5003 /(21) 98464-2179

  • Ativo 12

Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Rua Rodrigues da Fonseca, 201 - Zé Garoto

- NEACA Itaboraí: (21 98900-4246 | 96521-4888)

Rua Antônio Pinto, 277 - Nova Cidade

- NEACA Duque de Caxias: (21 96750-3095)

Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto

- NEACA Primeira Infância (SG): (21 96750-1595)

Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto


- NACA (SG): (21 2606-5003 | 21 989004217)

Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto

- NACA (Niterói): (21 965211716)

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói

bottom of page