MMSG apoia o Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio em todo Brasil
- charodri
- 10 de set.
- 2 min de leitura
Neste 10 de Setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Movimento de Mulheres em São Gonçalo reitera sua luta pela vida!

Arte: MMSG/Comunicação
O Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) em parceria com a Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, apoia o ‘Setembro Amarelo’ em alusão à Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio.
O NEACA reitera a importância da vida, o combate e a prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. O projeto considera importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade.
No Brasil são registrados mais de 14 mil casos por ano
Segunda a última pesquisa realizada pela OMS, em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. Estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Escuta ativa e sem julgamentos pode ajudar na prevenção
Conforme a OMS, quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.
O NEACA orienta as pessoas se informarem sobre o tema para aprenderem e ajudar o próximo a lutar contra esse problema tão grave. É de suma importância que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente procurar ajuda de especialistas, que saberão como conduzir a situação e salvar esse paciente.
Falar sobre prevenção é reconhecer que cada vida importa e que ninguém deve enfrentar a dor sozinho. A informação, o diálogo e a solidariedade salvam vidas. 💛
Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos
O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.
Se você ou alguém próximo estiver passando por um momento difícil, procure ajuda. O CVV – Centro de Valorização da Vida atende gratuitamente pelo número 188, disponível 24 horas por dia.
O MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:
MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)




Comentários