Dia Internacional contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças
- charodri
- 23 de set.
- 2 min de leitura
Movimento de Mulheres em São Gonçalo apoia essa LUTA!

Arte: ASCOM/ NEACA TR
Neste 23 de setembro, o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, o Projeto NEACA Tecendo Redes, que é realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo com apoio da Petrobras, reitera a importância de se lembrar de um crime complexo, que explora vulnerabilidades sociais e econômicas de quem já é naturalmente vulnerável, e passa a ser tratado com um objeto: mulheres e crianças.
O crime de tráfico de pessoas ocorre com o objetivo de exploração sexual e trabalho em condições análogas à escravidão – mas há também a possibilidade de serem usadas para adoção ilegal e a remoção de órgãos, tecidos ou partes do corpo.
Mulheres e meninas são 61% das vítimas
De acordo com o Relatório Global (2024) sobre Tráfico de Pessoas, publicado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), mulheres e meninas continuam representando a maioria das vítimas (61% em 2022). A maior parte das meninas vítimas detectadas (60%) continua sendo traficada para fins de exploração sexual.
Cerca de 45% dos meninos detectados são traficados para trabalho análogo à escravidão, e outros 47% são explorados para outros fins, incluindo criminalidade forçada e mendicância.
O tráfico para criminalidade forçada, incluindo fraudes online, ocupa o terceiro lugar no número de vítimas detectadas e aumentou de 1% do total de vítimas detectadas em 2016 para 8% em 2022.
Essa realidade não pode ser naturalizada. É urgente fortalecer políticas públicas, ampliar a proteção social e garantir que cada vítima seja vista, ouvida e acolhida.
Portanto, o NEACA Tecendo Redes reafirma: nenhuma vida é mercadoria, nenhum corpo está à venda. A luta contra a exploração sexual e o tráfico é uma luta por dignidade, liberdade e direitos humanos.
Atendimentos em três municípios
O projeto NEACA:Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a Parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias com o objetivo de contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).
Em caso de ajuda, os núcleos disponibilizam seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, nos endereços e telefones abaixo:
NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).
NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).




Comentários