Carnaval da Prevenção reúne associadas do MMSG em São Gonçalo
- charodri
- há 2 horas
- 3 min de leitura

Baile de Carnaval das associadas do MMSG foi marcado por muita animação, conscientização e criatividade das fantasias
Foto: ASCOM/MMSG
Prevenir é um ato de amor! E foi com esse lema que o Grupo de Associadas do Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) promoveu, nesta terça-feira (10/02), o tradicional Carnaval da Prevenção, em parceria com o Projeto Rede Vida, na sede da instituição, no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo.
Cerca de 25 associadas participaram do baile, que contou com antigas marchinhas de carnaval, figurinos e fantasias carnavalescas, além da distribuição de preservativos e materiais informativos voltados à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com foco no HIV.
De acordo com a diretora executiva do MMSG, Oscarina Siqueira, a atividade é realizada anualmente como forma de aliar lazer e conscientização.
“As pessoas se enfeitaram, participaram ativamente, cantamos marchinhas antigas e a dinâmica foi muito positiva. Além da diversão, também realizamos a distribuição de preservativos, reforçando a importância da prevenção”, destacou.
O evento integra as ações do Projeto Rede Vida, que acompanha atualmente cerca de 60 famílias vivendo com HIV. A iniciativa busca incentivar o autocuidado e a prevenção de forma acessível e acolhedora, especialmente em períodos de maior exposição, como o Carnaval.
'É possível se divertir com responsabilidade'
A diretora de eventos o MMSG, Eliete Soares, ressaltou o caráter coletivo da organização.
“Reunimos as associadas e, mais um ano, realizamos o Carnaval da Prevenção sobre HIV/AIDS. Montamos um camarim, nos fantasiamos e fizemos um carnaval animado, mostrando que é possível se divertir com responsabilidade”, afirmou.

As associadas capricharam no figurino para curtir o Carnaval da Prevenção sobre autocuidado e o respeito às mulheres
Foto: ASCOM/MMSG
Mesmo com as chuvas intensas nos dias que antecederam o evento, a equipe do MMSG se mobilizou para garantir a realização da atividade dentro da sede da instituição.
“A gente veio um dia antes para organizar tudo e proporcionar um carnaval acolhedor, mesmo que em espaço fechado”, explicou Eliete.
'Prevenir é necessário'
Para Kátia Regina Siqueira, diretora do movimento, a ação reforça uma mensagem fundamental:
“Encerramos o Carnaval da Prevenção mostrando que prevenir é necessário. A divulgação e essas atividades são importantes para conscientizar todas as pessoas que gostam de se divertir no Carnaval”, concluiu.
Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos
O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.
Além de ajuda internacional da ‘Brazil Foundation’ e a Fundação Rare Beauty, o MMSG recebe apoio das Prefeituras de São Gonçalo e Niterói, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), do Ministérios da Saúde e das Mulheres, CEDIM-RJ, Instituto Profarma, CEDAE e da Petrobras, que já financiou 5 projetos, desde 2006, e atualmente, apoia o Projeto NEACA Tecendo Redes, com núcleos de atendimentos em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.
Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:
SG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)




Comentários