FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

18 de Maio-Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade,que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o grupo responsável por organizar e promover nacionalmente esta data.No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretariados Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

O abuso e a exploração sexual de crianças e de adolescentes devem ser analisados como fenômenos sociais de múltiplas faces e devem ser enfrentados através de uma Rede formada por profissionais, enquanto agentes participantes do SGD - Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, permanentemente capacitados para o atendimento às crianças,adolescentes e famílias vitimizadas, para a prevenção, recepção e encaminhamento de denúncias, além de campanhas de conscientização da sociedade.

Participe desta Campanha conosco!!!

Boletins
Mais Recentes