top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente




Infância e Meio Ambiente – onde viver é mágico!


Pesquisas mostram que a exposição diária de crianças aos ambientes naturais, enquanto brincam, tem um impacto positivo sobre a sensação de bem-estar delas, níveis de aptidão, resiliência, habilidades motoras e cognitivas.


A natureza possui diversas cores, formas, texturas e cheiros. Seu chão possui desníveis e obstáculos. Em contato com ela é possível ver o céu, a imensidão do espaço e o florescer da própria imaginação.


Quem nunca brincou de olhar para as nuvens e imaginar figuras divertidas quando era criança?! Pegar frutinha no pé, correr descalço na pracinha, na praia traz sensação de descoberta e liberdade, observar pássaros coloridos voando e cantando...


A natureza logo se faz presente nos desenhos infantis, porque fazem parte das experiências positivas e mais prazerosas da infância. Desenhar a árvore com frutinhas, flores em um jardim, céu azul com o sol amarelo e sorrindo, passarinhos voando.


O meio ambiente integra a imaginação da forma mais bela e afetiva. Assim, a natureza por si já permite o brincar e o aprender, a fantasia e a imaginação; peças fundamentais no desenvolvimento cognitivo e emocional na primeira infância. Em contato com a natureza a criança pode ampliar o uso dos seus sentidos.


Mas será que temos oportunizado essas experiências para as nossas crianças?

Será que o meio ambiente tem sido seguro e possível para o desenvolvimento?


Sobre a importância da natureza para a infância, a Sociedade Brasileira de Pediatria publicou um manual onde recomenda: Crianças e adolescentes devem ter acesso diário, no mínimo por uma hora, a oportunidades de brincar, aprender e conviver com a – e na – natureza, para que possam se desenvolver com plena saúde física, mental, emocional e social.


Preservar o meio ambiente é também preservar vidas!


Uma realização do Movimento de Mulheres em São Gonçalo @movimentodemulheres_sg em parceria com a Petrobras @petrobras


コメント


bottom of page