NOSSOS

PROJETOS

banner_tecendo-redes-1-infancia-02.png

Tecendo Redes na Primeira Infância

logo-petrobras.png

Parceria:

O Tecendo Redes na Primeira Infância atua nas políticas de
proteção social e defesa de garantia dos direitos infantis em São
Gonçalo e Itaboraí. O projeto é desenvolvido pelo Movimento de
Mulheres em São Gonçalo em parceria com a Petrobrás.

O Projeto promove acompanhamento especializado interdisciplinar para minimizar os impactos de violências domésticas (físicas, psicológicas e/ou sexuais) sofridas pelas crianças de 0 a 6 anos.

WhatsApp Image 2020-06-08 at 14.53.46.jp

Crianças e Adolescentes em Movimento

Atividades coletivas virtuais

Este projeto tem por finalidade promover ações de entretenimento, de cultura e de aprendizagem, através de atividades oferecidas por plataformas digitais, para principalmente nesta época de pandemia, que exige o isolamento social, as crianças e adolescentes atendidos pelo MMSG, sintam-se acolhidos por nós, bem como, encontrem suporte com informações e brincadeiras, para usarem junto com seus familiares em casa.

32925679_353382031851952_385261793260129

TECENDO REDES

Proteção e Defesa de Crianças e Adolescentes

Apoio:

logo-petrobras.png

Contempla ações itinerantes de prevenção à violência doméstica e exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens  e de promoção de direitos nos municípios de Maricá (RJ) e Itaboraí (RJ). 

As atividades são: oficinas sociopedagógicas nas escolas públicas;  rodas de conversa;  palestras;  reuniões e seminários sobre a temática;  ações sociais e campanhas de massa;  formação e capacitação continuada de profissionais da área de educação, saúde, assistência social, conselhos de direitos, conselheiros tutelares e lideranças comunitárias; supervisões e consultorias especializadas aos profissionais que integram as redes de proteção locais e criação do SELO EMPRESA QUE PROTEGE para  o desenvolvimento de ações de preveNção e cuidados para os trabalhadores inseridos nas empresas privadas que atuam nestas cidades  .

De Segunda a sexta-feira, de 9 às 17h

Você quer saber mais sobre como atuar frente à Violência Doméstica e Sexual de Crianças e Adolescentes?

NEACA 

Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente

Apoio:  SMDSIA/ PMSG, através de Termo de Colaboração sob o número 015/FMAS/2020.

Este projeto oferece acompanhamento continuado nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Direito e Pedagogia às crianças, adolescentes e jovens até 24 anos de idade, vítimas de violência doméstica e/ou sexual e a seus familiares. São ainda realizadas oficinas, palestras, seminários e cursos de capacitação destinados aos profissionais da rede de atendimento. 

Se você conhece algum caso que precise de nossa ajuda entre em contato conosco, ou vá até uma de nossas unidades.

Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira Das 9:00 às 17:00

Você pode conferir nossos relatórios mensais aqui

IMG_2256.JPG
mmsg_sg_provome_festa_das_criancas_2012_

NACA 

Núcleos de Atenção à Criança e ao Adolescente

O NACA tem o objetivo de atuar na prevenção e no atendimento especializado, de casos de violência doméstica e sexual de média e alta complexidade. Numa perspectiva interdisciplinar, inter setorial, humanizada e integral, este projeto oferece atendimento especializado por profissionais que elaboram relatórios técnicos psicossociais para subsidiar as ações dos Conselhos Tutelares, do Ministério Público e do Sistema de Justiça, assegurando a promoção dos direitos humanos e o desenvolvimento saudável das crianças e dos adolescentes.

Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira Das 9:00 às 17:00 

NEACA CULTURAL 

Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente

Promove cursos voltados para o ensino básico e melhora da autoestima, tendo como atividades: informática básica para 3ª Idade, aikidô e Espanhol. Este projeto oferece ainda atividades culturais como dança de salão e teatro. Além disso é feita uma ação especifica na comunidade relacionada com o meio ambiente, em parceria com o ateliê Eco Art’s das Palmeiras.

 

Local de realização: sede do Movimento de Mulheres e conjunto habitacional da Marinha, no bairro do Salgueiro, em São Gonçalo.

peeelc_2.JPG
mmsg_faz_panfletagem_no_dia_mundial_de_c

Rede de Apoio às Pessoas que

Convivem com o HIV/DST-AIDS

O projeto atende atualmente homens e mulheres, adultos e idosos, com HIV, realizando grupos reflexivos com o objetivo de elevar a autoestima e promover o acesso aos direitos sociais. Oferece serviço jurídico, imprescindível, para dar suporte às denúncias sobre violação dos direitos fundamentais, encaminhando as denúncias aos órgãos competentes. Em casos de extrema exclusão social, o projeto proporciona garantia de acesso humano a alimentação.

Locais de atendimento: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé e Maricá.

 

mmsg_sg_provome_festa_das_criancas_2012_

PROJETO APADRINHE 

Tem como objetivo ajudar por meio do sistema de apadrinhamento 20 famílias que estejam em situação de extrema vulnerabilidade social decorrente de violência. O objetivo do projeto não é tornar a família dependente de ajuda, mas sim auxiliar por um tempo, funcionando como uma  rede de  apoio  para que  ela  tenha condições de se estruturar.

 

mmsg_promove_curso_gratuito_de_alternati

CURSO ALTERNATIVAS ALIMENTARES

Realiza atividades práticas que combina ações de prevenção de saúde através de uma visão integrada e humanizada, onde ensina a utilização dos alimentos de forma integral, aproveitando-os da casca à semente, evitando assim o desperdício do alimento e de seus principais nutrientes.