PROJETOS
NEACA - Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente.
Este projeto oferece acompanhamento continuado nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Direito e Pedagogia às crianças, adolescentes e jovens até 24 anos de idade, vítimas de violência doméstica e/ou sexual e a seus familiares. São ainda realizadas oficinas, palestras, seminários e cursos de capacitação destinados aos profissionais da rede de atendimento.
Locais de atendimento: São Gonçalo, Maricá e Magé.
Se você conhece algum caso que precise de nossa ajuda entre em contato conosco, ou vá até uma de nossas unidades.
Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira Das 9:00 às 17:00
O NACA tem o objetivo de atuar na prevenção e no atendimento especializado, de casos de violência doméstica e sexual de média e alta complexidade. Numa perspectiva interdisciplinar, inter setorial, humanizada e integral, este projeto oferece atendimento especializado por profissionais que elaboram relatórios técnicos psicossociais para subsidiar as ações dos Conselhos Tutelares, do Ministério Público e do Sistema de Justiça, assegurando a promoção dos direitos humanos e o desenvolvimento saudável das crianças e dos adolescentes.
Locais de atendimento: São Gonçalo, Niterói e Araruama
Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira Das 9:00 às 17:00 h.
NACA - Núcleos de Atenção à Criança e ao Adolescente
TECENDO REDES - Proteção e Defesa de Crianças e Adolescentes
Apoio:
Contempla ações itinerantes que visam a prevenção da violência doméstica e exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens nos municípios de Maricá (RJ) e Itaboraí (RJ). A região tem pouca visibilidade quanto à problemática da violência infantojuvenil, por isso o projeto também pretende colaborar no processo de formação continuada dos profissionais que integram as redes de proteção da criança e do adolescente nestes municípios.
De Segunda a sexta-feira, de 9 às 17h
Tem como objetivo ajudar por meio do sistema de apadrinhamento 20 famílias que estejam em situação de extrema vulnerabilidade social decorrente de violência. O objetivo do projeto não é tornar a família dependente de ajuda, mas sim auxiliar por um tempo, funcionando como uma rede de apoio para que ela tenha condições de se estruturar.
Projeto Apadrinhe
O projeto atende atualmente homens e mulheres, adultos e idosos, com HIV, realizando grupos reflexivos com o objetivo de elevar a autoestima e promover o acesso aos direitos sociais. Oferece serviço jurídico, imprescindível, para dar suporte às denúncias sobre violação dos direitos fundamentais, encaminhando as denúncias aos órgãos competentes. Em casos de extrema exclusão social, o projeto proporciona garantia de acesso humano a alimentação.
Locais de atendimento: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé e Maricá.
Rede de Apoio às Pessoas que Convivem com o HIV/DST-AIDS
Promove cursos voltados para o ensino básico e melhora da autoestima, tendo como atividades: informática básica para 3ª Idade, aikidô e Espanhol. Este projeto oferece ainda atividades culturais como dança de salão e teatro. Além disso é feita uma ação especifica na comunidade relacionada com o meio ambiente, em parceria com o ateliê Eco Art’s das Palmeiras.
Local de realização: sede do Movimento de Mulheres e conjunto habitacional da Marinha, no bairro do Salgueiro, em São Gonçalo.
.
NEACA Cultural
Curso Alternativas Alimentares
Realiza atividades práticas que combina ações de prevenção de saúde através de uma visão integrada e humanizada, onde ensina a utilização dos alimentos de forma integral, aproveitando-os da casca à semente, evitando assim o desperdício do alimento e de seus principais nutrientes.
Local de realização: São Gonçalo.