A Semana Estadual do Bebê se encerra hoje e nós estamos feliz em compartilhar com vocês informações importantes nesses primeiros meses e dias de vida na Primeiríssima Infância.
Nós já falamos sobre: Teste do Pezinho, Teste do Olhinho, Teste da Orelhinha, Calendário Vacinal, A Importância da Vacinação Infantil e hoje, Teste do Pezinho.
Perdeu essas postagens? Não tem problema! Aqui no feed tem tudo!
Mas, e o Teste do Coraçãozinho, TRPI? 💜
Vamos lá!
Desde 2014, o teste do coraçãozinho é feito de forma universal como parte da triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS). O teste serve para avaliar como está a adaptação do bebê à vida fora do útero.
Este exame pode detectar irregularidades nos músculos e nos vasos sanguíneos do coração, além de verificar se o coração bate a quantidade esperada de vezes por minuto, e até mesmo, se o sangue bombeado pelo coração contém a quantidade necessária de oxigênio que o bebê precisa.
O exame é realizado ainda na maternidade, entre as primeiras 24 e 48 horas de vida do bebê. O procedimento é indolor e não invasivo, sem causar desconforto ao recém-nascido, isto porque é realizado com a criança deitada confortavelmente com as mãos e pés bem aquecidos.
No braço direito do bebê é colocado um acessório especial para recém-nascidos em formato de pulseira que mede a quantidade de oxigênio no sangue.
Lembre-se: caso o teste do coraçãozinho não seja realizado na maternidade, ele deverá ser feito na primeira consulta com o pediatra.
Uma realização do Movimento de Mulheres em São Gonçalo @movimentodemulheres_sg em parceria com a Petrobras @petrobras
Comments