top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

Projeto Jovem Aprendiz forma 33 alunos em S. Gonçalo e Itaboraí

Organizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), projeto capacita adolescentes e jovens das periferias para o mercado de trabalho


Formandos da turma 2024 do Projeto Jovem Aprendiz em São Gonçalo com os certificados durante solenidade no MMSG

Foto: ASCOM/NEACA TR


Organizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo, o Projeto ‘Jovem Aprendiz- Potencializando Habilidades Para o Mundo do Trabalho’   formou 33 adolescentes e jovens ( de 14 aos 24 anos), sendo 12 alunos, em SG, e 21, em Itaboraí, com as formaturas ocorrendo na segunda (30/09) e terça-feira (01/10), respectivamente, no auditório MMSG, no Zé Garoto, e na sede da OAB (Itaboraí).


Com parceria técnica dos projetos RECRIA e NEACA Tecendo Redes, que conta com apoio da Petrobras, o Jovem Aprendiz teve duração de 3 meses, atuando no contrafluxo escolar. Foram realizadas oficinas e atividades voltadas para capacitação e inserção dos adolescentes no mercado de trabalho, tendo como base a Lei da Aprendizagem (10.097/00) e atendendo as prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


O projeto contou com doze encontros, tendo aulas sobre Formação e Mercado de Trabalho, Legislação e Direitos, Diversidade e Inclusão. Além da aprendizagem didática, os alunos participaram de rodas de conversas, atividades culturais, visitação a universidades e centro de artes, além de palestras com profissionais de diversas áreas de atuação e capacitação para elaboração de currículos e preparação para entrevistas de emprego.


Nos eventos, que tiveram a presença de autoridades, representantes de empresas públicas e privadas, colaboradores e responsáveis, foram emitidos certificados aos alunos e oferecido um coquetel aos participantes. Os estudantes discorreram acerca de suas experiências e aprendizados durante o projeto e homenagearam seus familiares e profissionais, que ministraram as aulas, pela dedicação e incentivo durante o período do curso.


Alunos do Projeto Jovem Aprendiz receberam bolsas no NEACA na formatura do curso na subseção da OAB em Itaboraí

Foto: ASCOM/NEACA TR


‘O MMSG vem contribuindo com a iniciação ao trabalho de jovens’


A coordenadora geral de projetos e gestora do MMSG, Marisa Chaves, destacou o trabalho realizado pelos projetos organizados pelo MMSG na iniciação e capacitação dos jovens no mercado de trabalho. Chaves ressalta que a instituição incentiva o protagonismo juvenil e construção de uma postura ética nas organizações.


“ O MMSG vem contribuindo com a iniciação ao trabalho de jovens aprendizes. Nós acreditamos no protagonismo juvenil. Ao abrimos os cursos de iniciação ao Projeto Jovem Aprendiz Potencializando Habilidades, criamos a possibilidade de eles terem conhecimento, compartilharem experiências, aprenderem a ter postura e ética no ambiente organizacional, poderem sonhar, terem autonomia econômica, realizarem seus sonhos e definirem a profissão do futuro”, destacou Marisa.  

Coordenadora geral de projetos e gestora do MMSG, Marisa Chaves, falou sobre a importância do projeto Jovem Aprendiz

Foto: ASCOM/NEACA TR


Conteúdo pedagógico e prática profissional


Para a coordenadora técnica do projeto Jovem Aprendiz, em São Gonçalo,  psicopedagoga Elisabeth Lourenço, o curso de formação foi uma importante etapa para futura inserção dos adolescentes ao mundo do trabalho e também na estruturação deles como indivíduo. Lourenço destacou que o projeto tem entre seus objetivos a orientação comportamental articulada entre o conteúdo pedagógico e a prática profissional.


“Estão de parabéns os alunos que se formaram, pois estarão preparados para ingressarem no mercado de trabalho. Agradecemos aos pais e responsáveis que confiaram em nosso projeto e toda a equipe técnica pelo comprometimento e empenho. Essa capacitação visa favorecer a integração social e o desenvolvimento de habilidades comportamentais dos alunos, valorizando o compromisso com a cidadania, educação, cultura e atendendo as prerrogativas do ECA”, explica Lourenço.


Aluna ao lado da coordenadora do NEACA/Itaboraí Luciléia Baptista e a psicóloga Amanda Sancho (D) na sede da OAB

Foto: ASCOM/NEACA TR


'Educação é o motor de transformação em uma sociedade excludente'


A coordenadora técnica do NEACA e do Projeto Jovem Aprendiz, (Itaboraí), Luciléia Baptista, destacou as oportunidades oferecidas pelo curso aos jovens negros e periféricos. Segundo Baptista, a educação é o motor da mudança em uma sociedade excludente.


"Sabemos que as oportunidades para os adolescentes e jovens negros e periféricos são poucas. E estar ao lado deles contribuindo com sua formação profissional e pessoal é gratificante.

A sociedade é excludente, mas acreditamos na transformação social tendo o conhecimento como motor de transformação", afirma a coordenadora.


Construção afetiva com os jovens


Para a educadora social do NEACA/Itaboraí, Débora Ortman, acompanhar a formação dos alunos também serviu como aprendizado aos técnicos envolvidos nas ações. Ortman ressaltou a importância do trabalho pedagógico para construção de uma relação educativa e afetiva com os alunos, pois, a evasão era uma preocupação da equipe.    

      

“Poder acompanhar a primeira turma foi uma experiência incrível. Estava animada e, ao mesmo tempo ansiosa, para saber como as aulas iriam ser ministradas, se os adolescentes e jovens iriam aderir com totalidade o compromisso de participarem, pois sabemos que a evasão também é uma realidade nos cursos de capacitação. Todos os técnicos se empenharam, trabalharam os temas de forma dinâmica e didática. Acredito que isso foi essencial para a construção de uma relação educativa e também afetiva com os jovens aprendizes”, ressaltou a educadora.

Alunos de SG e Itaboraí falaram sobre a experiência no Jovem Aprendiz e a futura inserção no mercado de trabalho

Fotos: ASCOM/NEACA TR


‘Incentivar perseguir sonhos e persistir nos objetivos’  


Integrante do NEACA/Itaboraí, a psicóloga Amanda Sancho Mansano destacou  a importância do incentivo aos adolescentes e jovens a persistirem em seus sonhos e objetivos. Para Sancho, o mundo do trabalho exerce um papel construtivo no desenvolvimento de subjetividades e os posiciona enquanto cidadãos, sendo fundamental, portanto, uma eficiente abordagem pedagógica.  


“Prepará-los para o mundo do trabalho envolve o compromisso de incentivá-los a perseguir seus sonhos e a persistir em seus objetivos. O  mundo do trabalho tem papel construtivo no desenvolvimento de subjetividades e os posiciona enquanto cidadãos. Portanto, é primordial investirmos em uma abordagem pedagógica e profissional que capacite cada aluno a explorar novos horizontes e a construir ativamente seu futuro, proporcionando-lhes oportunidades de crescimento e um futuro promissor”, reiterou a psicóloga.


Aluna com o gestor de SMS do Complexo Boaventura (Petrobras), Samir Nogueira, e a psicopedagoga Elisabeth Lourenço

Fotos: ASCOM/NEACA TR


Preparados para as oportunidades


Para a pedagoga Vanessa Spalla, diferente dos cursos escolares regulares, a formação do projeto Jovem Aprendiz compreende elementos fundamentais para a capacitação dos alunos. De acordo com Spalla, os adolescentes e jovens saem do curso preparados para as oportunidades em diferentes áreas profissionais.


“Toda a construção do projeto, que articula pedagogia e práticas do mundo do trabalho, capacita os adolescentes e os deixam preparados para as oportunidades que surgirem. Como fazer um currículo, vestimenta, comportamento são prerrogativas interessantes para chegarem prontos e confiantes no mercado de trabalho”, explicou a pedagoga.    

Segundo pesquisa, cerca de 20% dos jovens entre 15 a 29 anos ‘nem estudam nem trabalham’


De acordo com dados do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil vem caindo desde o fim da pandemia e hoje está abaixo dos 8%, mas, os jovens com idades entre 18 e 24 anos, ainda enfrentam dificuldade para entrar no mercado de trabalho. Entre eles, a taxa de desocupação é o dobro da média nacional (15,3%). Conforme pesquisa da Pnad Contínua, em 2023, 19,8% dos jovens entre 15 a 29 anos não estavam ocupados nem estudando. Num recorte por gênero, a pesquisa revela que 14,2% pertencem ao sexo masculino e 25,6% são mulheres.


 Atendimentos a adolescentes e jovens em três municípios


O NEACA Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto já abrangia os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, e agora chega a Duque de Caxias com o objetivo contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).


Em caso de ajuda, o NEACA disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços e telefones abaixo:


NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).

NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)

NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).




Comments


bottom of page