Em alusão ao 'Setembro Amarelo', integrantes do núcleo de atendimento promoveram atividades lúdicas, roda de conversa, oficina de pintura e contação de histórias
Ação pedagógica teve contação de histórias e contou com a participação dos bonecos da Turma da Arana em Itaboraí
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Saúde mental, relações de cuidado interpessoais e com o ambiente’ foi o tema da ação pedagógica realizada pelo Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual (NEACA Tecendo Redes), com apoio da Petrobras, na terça-feira (24/09), na sede da unidade, no bairro Nova Cidade, em Itaboraí.
O evento, que aludiu a campanha de prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo), contou com a presença de crianças e seus responsáveis. Integrantes do Projeto NEACA Tecendo Redes promoveram ações voltadas à integração familiar e comunitária por meio de atividades lúdicas e educativas.
A equipe técnica realizou roda de conversa, plantio em horta coletiva para incentivar o cuidado com o meio-ambiente, oficina de pintura e contação de histórias com uso da cartilha Tecendo Redinhas, em formato adaptado e acessível, que contou com a participação dos bonecos da Turma da Arana. Segundo os organizadores, a ideia foi ampliar as narrativas da cartilha para ajuste com as temáticas propostas.
Pedagoga Gabriella Soledade mostra importância do cuidado com o meio ambiente e a relação com a saúde mental
Foto: ASCOM/NEACA TR
Informação, saúde mental e convivência familiar
De acordo com a coordenadora técnica do NEACA/Itaboraí, Luciléia Baptista, o objetivo da atividade foi promover informações a respeito de cuidados com a saúde mental e sua relação com o ambiente e a convivência familiar..
“ Essa ação foi pautada na promoção de informações sobre a campanha do ‘Setembro Amarelo’ para mostrar a importância da convivência familiar e a relação do respeito ao ambiente com a saúde mental. Estamos felizes com a participação das crianças e das famílias, que puderam aprender e trocar experiências sobre as temáticas propostas. Cabe ressaltar que o NEACA está de portas abertas à população para acolhimento e escuta qualificada", explicou a coordenadora técnica.
Durante as atividades lúdicas, as crianças participaram de uma oficina de pintura promovida pela equipe do NEACA
Foto: ASCOM/NEACA TR
Psicóloga destaca importância do ‘cuidado coletivo’
Integrante do NEACA/Itaboraí, a psicóloga Rafaela Brito destacou a importância do ‘Setembro Amarelo’ como data importante para pensar a promoção do cuidado coletivo, tendo o vínculo social como ferramenta de atenção e fortalecimento da saúde mental.
“É um mês que sinalizamos a importância de refletimos sobre a saúde mental e a construção de estratégias de cuidado coletivo, considerando o vínculo como ferramenta no processo de atenção. A ideia é fortificar possíveis redes de apoio e cuidado, possibilitando o acolhimento, a parceria e, quando necessário, o acesso ao atendimento especializado e adequado para redução dos possíveis sofrimentos e agravos em saúde mental”, acrescenta Rafaela.
Integrantes da equipe NEACA/Itaboraí e os bonecos da Turma da Arana com as crianças na ação do 'Setembro Amarelo'
Foto: ASCOM/NEACA TR
No Brasil são registrados 12 mil suicídios por ano
No Brasil, são registrados, aproximadamente, 12 mil suicídios todos os anos, segundo o Ministério da Saúde (MS). Uma realidade preocupante que tem afetado principalmente os jovens, pois, conforme o MS, o suicídio é a quarta causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos.
"O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), através do Projeto Neaca Tecendo Redes, mobiliza o seu corpo técnico e intensifica os atendimentos na Campanha Nacional do ‘Setembro Amarelo’ em alusão ao combate e prevenção ao suicídio. A instituição está preparada para evitar novas tragédias, realizando trabalho de prevenção e encaminhando os casos às instituições de referência", disse a coordenadora de projetos e gestora do MMSG, Marisa Chaves.
‘Temos que proporcionar espaço de reflexão, escuta e acolhimento’
Para a assistente social Lívia Velasco, a despeito da campanha de prevenção ao suicídio estar vinculada ao mês de setembro, as ações de escuta e acolhimento devem ocorrer de forma sistemática, todos os dias e meses ano, pois a temática é cercada de tabus e estigmas.
“Todos os dias temos que proporcionar espaços de reflexão, escuta e acolhimento para falar sobre saúde mental, direitos sociais e de como acessar serviços de referência. Temos que desconstruir preconceitos sobre o sofrimento psíquico e apresentar caminhos para esses casos, que são estigmatizados em nossa sociedade”, destacou Velasco.
Atendimentos às vítimas em três municípios
O projeto NEACA Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais. O projeto já abrangia os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, e agora chega a Duque de Caxias com o objetivo de contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).
Em caso de ajuda, o NEACA disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços e telefones abaixo:
NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim Vinte e Cinco de Agosto. (21 96750-3095).
NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).
Comments