NEACA promove 'oficina brincante' em escola municipal de Itaboraí
- charodri
- 9 de abr.
- 3 min de leitura
Evento ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Pedro Antônio de Novaes, na Reta Velha, com contação de histórias e a participação dos Bonecos da Turma da Arana

Durante oficina brincante crianças ouviram histórias e participaram de brincadeiras com os bonecos da Turma da Arana
Fotos: ASCOM/NEACA TR
O Projeto NEACA: Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) em parceria com a Petrobras, promoveu, no último dia 3, uma ‘Oficina Brincante’ para crianças no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Pedro Antônio de Novais, na Reta Velha, em Itaboraí.
Durante a ação, técnicos do NEACA/Itaboraí organizaram dinâmicas socioeducativas, brincadeiras e a contação da história “O dia em que Aninha ficou triste”. A narrativa faz parte da cartilha ‘Tecendo Redinhas’ e trouxe, de forma lúdica e afetuosa, reflexões sobre a prevenção à violência, o cuidado na primeira infância e a importância do brincar como expressão de proteção, vínculo e desenvolvimento.
Segundo os organizadores, por meio de narrativas sensíveis e brincadeiras cheias de imaginação, as crianças foram convidadas a conhecer formas de cuidados próprios, com o outro e o ambiente ao redor. A ideia é fortalecer o direito de elas viverem uma infância segura, amorosa e cheia de encantamentos. O evento contou com a presença dos bonecos da Turma da Arana, que divertiram o público.
“A oficina Brincante é uma ação importantíssima deste projeto; pois, através dela, desenvolvemos atividades lúdicas atuando na prevenção e proteção das crianças e adolescentes”, disse a coordenadora técnica do NEACA/Itaboraí, Luciléia Baptista.

Crianças interagiram com as técnicas do NEACA durante as atividades socioeducativas na escola municipal em Itaboraí
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Despertar a empatia, fortalecer vínculos e promover a escuta’
A pedagoga (NEACA/Itaboraí), Gabriella Soledade, destacou a importância da contação de história na oficina brincante para o fortalecimento de vínculos e promoção da escuta.
“A atividade foi recebida com grande carinho pelas crianças, que demonstraram interesse, alegria e entusiasmo. Através do brincar e da imaginação, vivenciaram uma experiência significativa que contribui para seu desenvolvimento integral, reforçando o direito à infância segura e protetiva. A contação de histórias é uma ferramenta potente para despertar a empatia, fortalecer vínculos e promover a escuta”, ressaltou a pedagoga.

Os alunos tiveram acesso à cartilha Tecendo Redinhas que ilustra de forma lúdica a prevenção às violências domésticas
Foto: Ascon/NEACA TR
‘Educação como responsabilidade de todos’
Para historiadora e educadora social (NEACA/Itaboraí), Débora Ortman, é importante pensar e refletir a respeito do conceito de corresponsabilidade social.
“Gosto de pensar na ideia de que todos nós somos responsáveis por algo ou por alguém. Realizando essa atividade na escola, com as crianças, percebemos a participação, o envolvimento dos professores e também de outros funcionários da instituição. Essas ações indicam que estamos no caminho certo. Educação e direito da criança são responsabilidades de todos e não apenas de alguns”, enfatiza a educadora.

Atividade lúdica organizada pelo NEACA Tecendo Redes na escola reuniu crianças e profissionais de ensino na Reta Velha
Foto: ASCOM/NEACA TR
Capacitação e atendimentos em três municípios
Organizado pelo MMSG, o projeto NEACA: Tecendo Redes, iniciado em 2024, com apoio da Petrobras, possui uma equipe multidisciplinar formada por advogados, assistentes sociais, educadores, pedagogos e psicólogos responsável pela elaboração de projetos, rodas de conversas e consultorias técnicas.
O NEACA: Tecendo Redes atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias com o objetivo de contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).
Em caso de ajuda, os núcleos disponibilizam seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços e telefones abaixo:
NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).
NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).
Comments