top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

NEACA promove capacitação para técnicos do Programa Criança Feliz

  • charodri
  • 13 de jun.
  • 5 min de leitura

Formação visa preparar profissionais para prevenção e enfrentamento às violências domésticas e/ou sexuais na primeira infância em São Gonçalo


Equipe do NEACA e profissionais do SUAS/Programa Criança Feliz durante capacitação na sede do MMSG no Zé Garoto (SG)

Foto: ASCOM/NEACA TR


O Projeto Neaca: Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) com a parceria da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu, na quarta-feira (11/06), uma capacitação para cerca de 50 profissionais do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em São Gonçalo.


O objetivo da formação é capacitar os técnicos para identificação, prevenção e enfrentamento às violências domésticas e sexuais na primeira infância (0 a 6 anos). Organizada em dois turnos (manhã e tarde), com grupos de participantes distintos, a capacitação teve, como base teórica e pedagógica, a metodologia usada na Cartilha Tecendo Redinhas, elaborada pela equipe do NEACA.


As atividades educativas ocorreram nas modalidades expositiva e roda de conversas, com dinâmicas de grupos e orientações pedagógicas para aludir, de forma lúdica e didática, a temática da violência nos atendimentos às crianças da primeira infância e/ou seus familiares.  

 

Durantes as ações, os técnicos do NEACA reproduziram uma contação de histórias, com a participação dos bonecos da Turma da Arana, e expuseram ‘ferramentas pedagógicas’, tendo o ‘semáforo do toque’ como exemplo, para guiar e auxiliar os profissionais em suas atuações nos territórios.  


Ao final dos turnos de capacitações foram servidos um coffeebreak aos profissionais do Programa Criança Feliz, que receberam certificados de participação.


UNICEF: a cada quatro minutos, em algum lugar do mundo, um menino ou menina morre em decorrência de um ato de violência


Segundo levantamento, realizado em 2024, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a cada quatro minutos, em algum lugar do mundo, um menino ou menina morre em decorrência de um ato de violência. Quase 90 milhões de meninos e meninas vivos já sofreram episódios de violência sexual.


A pesquisa apontou que cerca de 650 milhões de meninas e mulheres (1 de cada 5) vivas foram vítimas de violência sexual na infância. Destas, mais de 370 milhões (1 de cada 8) sofreram violação ou agressão sexual. Em contextos vulneráveis, as meninas enfrentam um risco maior, já que a prevalência de violações e agressões sexuais na infância é ligeiramente superior (1 a cada 4).

 

Gestora e coordenadora do MMSG Marisa Chaves ressaltou a importância da capacitação para difusão do conhecimento

Foto: ASCOM/NEACA TR


'A capacitação expande o conhecimento e ajuda na prevenção' 

      

Convidada especial, a gestora e coordenadora do MMSG, Marisa Chaves, fez a abertura do evento e apresentou os projetos da instituição. Chaves destacou a importância das capacitações na prevenção e enfrentamento às violências na primeira infância.


“Queremos parabenizar a coordenação do Programa Criança Feliz e a Secretaria Municipal de Assistência Social em São Gonçalo por incentivarem e apoiarem a capacitação dos seus técnicos, sobretudo, quando se trata de uma temática tão relevante como o enfrentamento às violências na primeira infância. A capacitação expande o conhecimento e ajuda na prevenção. É um orgulho termos profissionais preparados no NACA e NEACA, que estão prontos para atender às demandas de atendimentos e, assim, fortalecer cada vez mais a rede de proteção”, reiterou Marisa.

Pedagoga Ana Cabral (microfone) e a psicóloga Cristiane Pereira (D) falaram sobre os desafios do combate à violência

Foto: ASCOM/NEACA TR


'O desafio é tratar as vítimas da violência sem falar da violência'


A psicóloga Cristiane Pereira, coordenadora técnica do NEACA/SG e uma das organizadoras do evento, fez a exposição das metodologias usada na Cartilha Tecendo Redinhas e ressaltou o desafio de tratar sobre a temática da violência na primeira infância.


“Quando elaboramos a Cartilha Tecendo Redinhas, nosso objetivo foi tratar a temática da violência de forma lúdica e didática. O público da primeira infância necessita de uma metodologia pedagógica específica, pois ainda estão em fase de formação. E o desafio dos profissionais, que trabalham com esse público, é tratar as vítimas da violência sem falar da violência. Nessa capacitação, mostramos que é possível identificar e prevenir as violências usando as técnicas adequadas. Foi um encontro maravilhoso, pois os participantes trouxeram questões e experiências em suas atuações nos territórios alcançados pelo Programa Criança Feliz”, ressalta Pereira.         

Equipe do NEACA fez uma contação de histórias e apresentou recursos pedagógicos para falar sobre a violência infantil

Foto: ASCOM/NEACA TR


'A ideia é propor recursos pedagógicos para fortalecimento de vínculo' 


Para pedagoga Ana Maria Cabral (NEACA/SG), a ideia da capacitação é propor, aos profissionais, possibilidades pedagógicas para criar vínculos e abordar a violência de forma lúdica.     


“Tratar da violência na primeira infância é um desafio. A ideia da capacitação é propor recursos pedagógicos para criação de vínculo. Darmos aos profissionais o suporte necessário para usarem recursos visuais com base na Cartilha Tecendo Redinhas. Eles têm contato direto com as famílias e podem replicar esse conhecimento para prevenir e enfrentar às violências”, explica a pedagoga.

‘Agregar conhecimento’     


 “Estou no Programa Criança Feliz, desde 2002, Eu adoro atuar com criança, adolescentes e suas famílias. Essa capacitação me ajudou a agregar conhecimento para repassar à equipe e aos equipamentos. A ideia é reforçar a proteção infantil”. (Daniela Augusto Benicio, assistente social e supervisora do Programa Criança Feliz/SG)

A formação profissional teve a participação dos bonecos da Turma da Arana usados em atividades externas do NEACA

Foto: ASCOM/NEACA TR


‘Quebra de estereótipo’


“A capacitação é importante, pois ajuda quebrar o estereótipo de que trabalhar com a violência é difícil e inacessível, sobretudo quando envolve crianças. Mostramos que, com ajuda da cartilha, não precisamos de muitas ferramentas para tratar a temática. Usando recursos simples, podemos  obter excelentes resultados. (Maria Eduarda dos Santos, educadora social/NEACA)          

 ‘Adaptar os recursos pedagógicos de acordo com cada criança’

  

“Falar de violência na primeira infância, por si só, já é um desafio. Muitas pessoas, sejam profissionais ou não, têm dificuldades em lidar com essa temática. Portanto, como cada criança é diferente da outra, precisamos adaptar os recursos pedagógicos para obtermos os resultados necessários”, (Pamela Rosa, educadora social/NEACA)  

‘Levar informações ao território’  


‘Atuo no Complexo do Salgueiro (SG) e na região do entorno e essa capacitação foi muito importante para levarmos informações ao território. As famílias e  crianças precisam conhecer as ferramentas de prevenção às violências. Esse conhecimento ajuda no cuidado e fortalecimento dos vínculos com a primeira infância”. (Carla Luciana da Silva/Visitadora do Programa Criança Feliz)

Atendimentos em três municípios


O projeto NEACA:Tecendo Redes, iniciado em 2024,  em parceria com a Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.


O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias com o objetivo de contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).


Em caso de ajuda, os núcleos disponibilizam seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, nos endereços e telefones abaixo:

 

NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)

NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).

NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).

 
 
 

Comments


Ativo 2.png
  • Ativo 13

(21) 2606-5003 /(21) 98464-2179

  • Ativo 12

Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Rua Rodrigues da Fonseca, 201 - Zé Garoto

- NEACA Itaboraí: (21 98900-4246 | 96521-4888)

Rua Antônio Pinto, 277 - Nova Cidade

- NEACA Duque de Caxias: (21 96750-3095)

Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto

- NEACA Primeira Infância (SG): (21 96750-1595)

Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto


- NACA (SG): (21 2606-5003 | 21 989004217)

Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto

- NACA (Niterói): (21 965211716)

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói

bottom of page