top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

NEACA Primeira Infância promove festa ‘do laço e do afeto’ em SG

Confraternização de fim de ano reuniu cerca de 30 crianças e seus familiares na sede da instituição, no Zé Garoto, em São Gonçalo


Cerca de 30 crianças participaram da festa de confraternização organizada pelo NEACA Primeira Infância no Zé Garoto

Foto: ASCOM/NEACA TR


O Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual (NEACA Tecendo Redes/ para Primeira Infância) reuniu, na quinta-feira (19/12), cerca de 30 crianças (de 0 a 6 anos) e suas famílias, em uma linda festa de confraternização, para o fechamento do ano 2024, na sede da unidade, no Zé Garoto (SG).  


Com a temática “Construindo laços e semeando afetos”, o evento foi organizado pelo setor pedagógico com apoio de toda a equipe técnica do NEACA. Foram realizadas atividades recreativas e educativas envolvendo as crianças e seus responsáveis. Além de maquiagem artística, a criançada se divertiu com brincadeiras, danças, desenhos e muita música.


Durante a confraternização foi servido um farto lanche com salgadinhos, cachorro-quente, frutas, pipocas, picolés e refrigerantes. Ao final, as crianças foram presenteadas com brindes, doces e um bolo.


Administrado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), a sede do NEACA Tecendo Redes na Primeira Infância foi inaugurada em junho (2024), no Zé Garoto. O núcleo tem cerca de 50 crianças em atendimento continuado.      


Durante o evento, as crianças se divertiram nas atividades recreativas com a equipe técnica do NEACA Tedendo Redes

Foto: ASCOM/NEACA TR


Na sala de recreação a garotada usou a criatividade ao ouvir histórias e brincar com livros e diversos brinquedos

Foto: ASCOM/NEACA TR


‘Foi um sucesso!’


Para a coordenadora técnica do NEACA/SG, Cristiane Pereira, o sucesso da confraternização é resultado do excelente trabalho da equipe formada por assistentes sociais, educadores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, além do pessoal de apoio e colaboradores.     


“Lidamos, cotidianamente, com casos de violência e outras violações. Mas, hoje, foi  um dia de festa. Um momento para trazer uma mensagem bonita, brincar, presentear as nossas crianças. É maravilhoso recebê-las junto com as suas famílias e podermos fechar o ano com uma celebração. Foram seis meses de muito empenho e dedicação da nossa equipe. Foi um sucesso! Estão todos de parabéns!”, disse a coordenadora.

Em uma das atividades (árvore dos sonhos) as crianças fizeram desenhos sobre desejos e ansejos para a ano de 2025

Fotos: ASCOM/NEACA TR


‘A interação das crianças foi surpreendente!’


A interatividade das crianças nas atividades coletivas surpreendeu a psicóloga Natália Jacintho, que participou do planejamento do evento com a equipe do NEACA/Primeira Infância. 


“Nosso objetivo foi fazer o fechamento do trabalho da equipe e proporcionar um momento de lazer e diversão. Contudo, a interação das crianças, uma com as outras e com a equipe, foi surpreendente. Muitas delas, quando chegaram, sequer falavam ou interagiam. É o resultado dos atendimentos e da escuta qualificada”, explica a psicóloga.

Durante a festa a interatividade das crianças, uma com as outras e com a equipe, surpreendeu as técnicas do NEACA (SG)

Foto: ASCOM/NEACA TR


‘Quando as crianças recebem afeto, elas se sentem seguras e amadas’


Para uma das idealizadoras do evento, a psicopedagoga Érica Macêdo, a temática ‘construindo laços e semeando afetos’ resume o trabalho da equipe durante o ano.


“É importante mostrar isso para as crianças. Desde pequenas, elas aprendem se comunicar através de emoções, gestos, sorrisos, e o próprio choro. Então, a nossa festa resume tudo isso. Trouxemos também os responsáveis para vivenciarem essa perspectiva. Isso reforça o nosso laço, reforça o afeto entre eles. Quando as crianças recebem afeto, elas se sentem seguras, amadas e valorizadas”, ressalta a psicopedagoga.

Segundo as técnicas, expressões de afeto e confiança como o sorriso e o abraço refletem o fortalecimento dos vínculos

Foto: ASCOM/NEACA TR


‘O laço e o abraço como no poema do Mário Quintana’


A psicopedagoga Érica Macêdo buscou inspiração no saudoso poeta Mário Quintana para falar da relação entre o laço e o afeto. Segundo Érica, o poema do escritor gaúcho intitulado ‘O laço e o Abraço’ reflete o resultado das ações pedagógicas da equipe do NEACA em 2024.        


“Deixo um poema do Mário Quintana, que fala sobre os laços, que diz assim: (...) ‘como é engraçado, eu nunca tinha reparado, como é curioso um laço. Uma fita dando voltas, enrosca-se, mas não se embola. Vira, revira, circula e pronto, está dado o laço. É assim que é o abraço, coração com coração. Tudo isso cercado de braço. É assim que é o laço, um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa que eu faço’. Isso simboliza o nosso projeto e toda a nossa dedicação com as crianças. Um laço de carinho, afeto, apoio, com muita segurança e valorização”, finaliza Érica.

Atendimentos em três municípios


O NEACA Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.


O projeto já abrangia os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, e agora chega a Duque de Caxias com o objetivo contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).


Em caso de ajuda, os núcleos disponibilizam seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços e telefones abaixo:

 

NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)

NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).

NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).

Comments


bottom of page