Com apoio do Gaslub/Petrobras, integrantes do NEACA/Itaboraí organizaram uma linda festa para as crianças, adolescentes e familiares no Horto do Fonseca, em Niterói
Encontro festivo contou com a presença de 70 pessoas e teve como objetivo o fortalecimento de vínculos e a socialização
Foto: ASCOM/NEACA TR
O Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual (NEACA/Itaboraí) promoveu, na terça-feira (17/12), uma linda festa de confraternização no Horto do Fonseca, em Niterói.
Cerca de 70 pessoas, entre crianças, adolescentes e responsáveis atendidos pelo NEACA/Itaboraí participaram do evento. Dois ônibus, cedidos com apoio do Polo Gaslub/Petrobras, fizeram o transporte das famílias.
Durante o evento, a equipe técnica do NEACA, formada por assistentes sociais, educadores, pedagogos e psicólogos, organizou atividades recreativas, lúdicas e esportivas incluindo todas as faixas etárias.
Durante o evento, técnicos do NEACA organizaram atividades recreativas para crianças, adolescentes e os responsáveis
Psicóloga Amanda Sancho (Centro) participou das ações e ressaltou a importância do evento para as famílias atendidas
Fotos: ASCOM/NEACA TR
“Estar nesse ambiente lúdico traz benefícios para socialização e ampliação dos laços familiares, além de contribuir para ajudar essas crianças e adolescentes vislumbrarem outras formas de lidarem com seus conflitos cotidianos”, explica a psicóloga Amanda Sancho.
Além de muita música, os participantes se divertiram na vasta área verde e nos brinquedos do parque. A programação contou com um café da manhã, lanches, almoço e um bolo para celebrar o fechamento de 2024.
“O evento foi planejado com muito afeto, de forma que as famílias se sentissem acolhidas. A ideia foi mostrar a valorização da vida e das histórias dessas pessoas. Para além dos vínculos e trocas de experiências, o horto é um patrimônio histórico e essa visita inclui o componente cultural, já que muitas famílias nunca visitaram um parque. Portanto, foi um marco para o NEACA, que reafirma o seu compromisso com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, afirma a pedagoga Gabriella Soledade.
Assistente Social Lívia Velasco durante atividade recreativa ao ar livre com crianças da primeira infância (de 0 a 6 anos)
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Fortalecimento dos laços para novos desafios’
“Foi um ano desafiador, mas que possibilitou o crescimento e o desenvolvimento técnico da equipe para prestar um atendimento digno e acolhedor às famílias. Além de reforçar os vínculos entre atendidos e nossa equipe, a festa é um momento de confraternização e fortalecimento dos laços para novos desafios”, disse a coordenadora técnica (NEACA/Itaboraí), Luciléia Baptista.
‘Alcançamos a meta de atendermos mais famílias’
Para assistente social Janaína Ifran, a celebração também reflete o bom trabalho da equipe técnica, que conseguiu corresponder o aumento da demanda de atendimentos.
“Apesar dos desafios, sobretudo pela formação de uma nova equipe, conseguimos atingir a meta, que era aumentar a oferta de atendimentos às famílias, com uma escuta qualificada e acolhimento especializado, além da ampliação da nossa rede de apoio com órgãos públicos e privados”, destaca Janaína.
Crianças e adolescentes se divertiram com as atividades programadas e nos brinquedos de madeira no Horto do Fonseca
Foto: ASCOM/NEACA TR
Articuladora agradeceu apoio dos parceiros
A articuladora de redes do NEACA, Márcia Natalina, agradeceu o apoio dos parceiros na realização da festa e destacou a importância do encontro para as famílias.
“É muito importante contar com apoiadores engajados nessa causa. A realização desse evento no Horto do Fonseca tem um significado grande para essas famílias e para o fortalecimento de vínculos. Agradecemos à equipe do gerente geral do Gaslub/Petrobras, Cândido Queiroz, por ceder os ônibus e contribuir para essa festa”, reiterou Natalina.
Responsável pela organização e logística das atividades, equipe técnica do NEACA/Itaboraí celebrou o sucesso do evento
Foto: ASCOM/NEACA TR
Atendimentos em três municípios
O NEACA Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O projeto já abrangia os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, e agora chega a Duque de Caxias com o objetivo contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).
Em caso de ajuda, os núcleos disponibilizam seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços e telefones abaixo:
NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246)
NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095)
Comments