top of page

Fique por dentro das novidades

NEACA Duque de Caxias celebra dois anos de atuação com seminário sobre proteção e garantia de direitos

31 de ago.
4 min de leitura

Encontro reuniu autoridades, profissionais, parceiros e integrantes da rede de proteção para refletir sobre os desafios no enfrentamento às violências contra crianças, adolescentes, jovens e mulheres


Celebração de 2 anos do NEACA Tecendo Redes reuniu cerca de 120 pessoas no Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias

Foto: ASCOM/NEACA TR


O NEACA Tecendo Redes – Duque de Caxias, iniciativa do Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, celebrou dois anos de atuação no município com a realização do I Seminário “Tecendo Redes, Fortalecendo Vidas – Dois Anos do NEACA Duque de Caxias e 20 Anos da Lei Maria da Penha: Trajetórias de Luta, Proteção e Cuidado”.


Realizado nesta sexta-feira, 28 de agosto, no Museu Ciência e Vida, o encontro reuniu cerca de 120 pessoas, entre autoridades, profissionais, representantes de órgãos públicos, conselhos de direitos, instituições parceiras, adolescentes, jovens, mulheres, familiares e integrantes do Sistema de Garantia de Direitos para uma manhã de reflexão, diálogo e fortalecimento da rede de proteção.


A programação contou com mesa institucional, apresentações culturais, mesa temática, debate com o público, jogral em homenagem aos 20 anos da Lei Maria da Penha e uma exposição fotográfica produzida a partir de uma atividade realizada em alusão ao Outubro Rosa de 2025.


Durante a abertura, a coordenadora técnica do NEACA Duque de Caxias, Fernanda Sette, destacou o sentimento de gratidão pela trajetória construída ao longo dos dois primeiros anos do projeto. Fernanda também agradeceu à equipe do projeto e aos integrantes da rede que contribuíram para a consolidação do trabalho no município.

“Nesses dois anos, nós tecemos redes com todos os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos. E hoje não podia faltar todos os nossos amigos e parceiros. Gostaria de agradecer imensamente à minha equipe, que nada disso teria”, agradeceu a coordenadora.

Equipe do NEACA Caxias comemorou durante o seminário a consolidação do trabalho na rede de proteção no município

Foto; ASCOM/NEACA TR


Rede de proteção e acolhimento


A gestora do Projeto NEACA Tecendo Redes, Marisa Chaves, ressaltou que a celebração dos dois anos representa a consolidação de um trabalho voltado à proteção social especial e ao atendimento de pessoas vítimas de violência.


Segundo Marisa, o NEACA Duque de Caxias integra uma rede de proteção social especial que atua na escuta e no acolhimento, complementando as ações desenvolvidas pelos demais equipamentos que compõem a rede especializada.

“Hoje, comemoramos dois anos de existência do NEACA Duque de Caxias. Nós viemos compor essa rede, essa rede de proteção social especial que atua na escuta, no acolhimento das pessoas vítimas de violência, complementando a ação dos demais equipamentos que integram a rede especializada.”

Dois anos de trabalho e articulação


A programação do seminário reforçou a proposta do NEACA de promover a articulação entre diferentes serviços e instituições que atuam na garantia de direitos.


A abertura do seminário contou com a formação de uma Mesa Institucional, reunindo representantes do Projeto NEACA Tecendo Redes, do poder público, de equipamentos de atendimento às mulheres e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.


Participaram da mesa Marisa Chaves, gestora do Projeto NEACA Tecendo Redes; Aline do Áureo, vice-prefeita de Duque de Caxias; Monike Rodrigues da Rocha Vieira, pedagoga e representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Duque de Caxias (CMDCA); Camila Costa, representante do CEAM Vera Lúcia; Raphaela Barbosa, representante do Projeto Abraço Mulher; e Ivanete Silva, representante do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

A composição da mesa reforçou a importância da articulação entre diferentes instituições e serviços que integram a rede de proteção, fortalecendo o diálogo e a construção coletiva de estratégias de acolhimento, prevenção e garantia de direitos.


Marisa Chaves (C), a vice-prefeita Aline do Áureo (2ª da direita p esquerda) e representantes da rede de proteção (Caxias)

Fotos; ASCOM/NEACA TR


A presença de representantes de diferentes setores também marcou o caráter do seminário, que celebrou os dois anos de atuação do NEACA Duque de Caxias e destacou a necessidade de uma atuação integrada no enfrentamento às diversas formas de violência.


A mesa temática “Tecendo Redes de Proteção: desafios e perspectivas na garantia de direitos” reuniu a delegada Bárbara Lomba, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Duque de Caxias (DEAM); Rosângela Sá, diretora do MMSG;e Neuzelir Daris Pereira, coordenadora e agente da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Duque de Caxias. A mediação foi realizada por Marisa Chaves.


O encontro também celebrou os 20 anos da Lei nº 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, destacando sua importância no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres e a necessidade de continuidade das ações de proteção e garantia de direitos.


A programação cultural contou ainda com a apresentação de uma exposição de fotografias realizada pela psicóloga (NEACA/Caxias) e fotógrafa Françoise Cerqueira e o quadro “Imagens que Falam”, realizada pelas técnicas Mônica dos Santos, pedagoga, e Lídia Calado, educadora social, com participação de adolescentes atendidos pelo projeto.


Neuzelir Daris (Guarda Municipal/MP), delegada (DEAM) Bárbara Lomba, Marisa Chaves e a diretora do MMSG Rosângela Sá

Foto: ASCOM/NEACA TR


Outro momento de destaque foi o jogral em homenagem aos 20 anos da Lei Maria da Penha, apresentado por adolescentes atendidas pelo NEACA, seguido da execução da música Maria, Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant, com participação da equipe técnica.


A celebração foi encerrada com uma confraternização e o tradicional “Parabéns” pelos dois anos do NEACA Duque de Caxias, reunindo equipe, adolescentes, mulheres participantes, parceiros e convidados.


Atendimento em três municípios


Criado em 2024, o projeto NEACA Tecendo Redes, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua no enfrentamento às violências domésticas e sexuais e no apoio à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias, contribuindo para a promoção e a garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens até 29 anos.

 

Segunda a sexta, das 9h às 17h:

 

NEACA São Gonçalo: Rua Rodrigues Fonseca, 201 – Zé Garoto.  (21) 2606-5003 / (21) 98464-2179

NEACA Primeira Infância (SG): Rua Rodrigues Fonseca, 313 – Zé Garoto.  (21) 96750-1595

NEACA Itaboraí: Rua Antônio Pinto, 277 – Nova Cidade.  (21) 98900-4246

NEACA Caxias: Rua General Venâncio Flores, 518 – Jardim 25 de Agosto.  (21) 96750-3095



 
 
 

Comentários


Ativo 2.png
  • Ativo 13

(21) 2606-5003 /(21) 98464-2179

  • Ativo 12

Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Rua Rodrigues da Fonseca, 201 - Zé Garoto

- NEACA Itaboraí: (21 98900-4246 | 96521-4888)

Rua Antônio Pinto, 277 - Nova Cidade

- NEACA Duque de Caxias: (21 96750-3095)

Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto

- NEACA Primeira Infância (SG): (21 96750-1595)

Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto


- NACA (SG): (21 2606-5003 | 21 989004217)

Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto

- NACA (Niterói): (21 965211716)

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói

bottom of page