top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

MMSG reúne colaboradores em evento institucional na sede da OAB

No evento, que contou com presença de aproximadamente 100 funcionários, foram abordados temas como realinhamento de ações e cronogramas, além de apresentação das equipes dos projetos administrados pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG)



Evento reuniu diretoria, gestora, técnicos e corpo administrativo do Movimento de Mulheres em S. Gonçalo na sede da OAB

Foto: ASCOM/NEACA TR


Mediada pela gestora e coordenadora geral de projetos, Marisa Chaves, a reunião geral do Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) contou com presença de quase todas diretoras e aproximadamente 100 colaboradores, na manhã de quinta-feira (29), no auditório da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Zé Garoto (SG). No evento foram abordados temas como realinhamento de ações, cultura organizacional e apresentadas as equipes que integram os diversos projetos da entidade. 


O evento foi aberto pelas diretoras do MMSG, que saudaram a plateia,  enalteceram a organização da reunião e lembraram as lutas iniciais para criação da instituição. “Iniciamos a construção dessa instituição, há 35 anos, sem espaço para reunião e nenhum recurso para projetos. Nessa época, usávamos meios próprios para gerir nossas primeiras ações. Hoje, o MMSG cresceu. É muito bom vermos novas equipes de técnicos. O ‘movimento’ é uma casa de muitos sentimentos, amor e alegria. Muito obrigado pela presença de todos. Se sintam MMSG”, disse a diretora executiva Oscarina Siqueira.   



Diretora executiva Oscarina Siqueira (E), Marisa Chaves (C) e a diretora financeira Esther Alcântara (microfone) no evento

Foto: Ascom/NEACA TR


‘Formação continuada, direitos humanos e atendimento qualificado’ 


Marisa Chaves iniciou sua apresentação ressaltando a importância do reconhecimento à ancestralidade e dos legados deixados pelas diretoras e associadas para construção do MMSG. A gestora enfatizou que o objetivo da reunião era realinhar as ações, os cronogramas e esclarecer os procedimentos técnicos e institucionais implementados pela instituição, que, chega em 2024 com um quadro efetivo de aproximadamente 100 funcionários. 


“A apresentação da diretoria é para deixar clara a importância dessas ‘guerreiras’ na luta, inicialmente, pelos direitos das mulheres, depois estendidos para crianças, adolescentes, jovens e idosos. O objetivo dessa reunião é investirmos na formação continuada das nossas equipes, com destaque para os direitos humanos, a exemplo do letramento racial e de gênero. É fundamental que saibamos lidar com as nossas diretoras,  nossos usuários, e como podemos interagir, otimizando recursos e evitando sobreposição de ações”, ressalta Chaves.



Gestora do MMSG, Marisa Chaves, ressaltou na reunião a importância do legado deixado pelas fundadoras da instituição

Fotos: ASCOM/NEACA TR


Sistema Integrado em rede e cultura institucional


Durante o evento, Marisa Chaves anunciou a criação de um novo sistema integrado em rede para registro de cadastros e relatórios dos projetos administrados pelo MMSG.


 “Através de uma voluntária, a professora de informática Ana Paula Sodré, que trabalha em uma das nossas ações sociais, conseguimos iniciar um projeto de informatização das nossas redes que possibilitará a integração e formatação de cadastros e relatórios”, comemora Chaves, que anunciou a compra de 19 unidades centrais de processamentos.  


Já o analista de mídias sociais Lucas Ramon falou sobre a importância de uma cultura institucional. “Nossa ideia é aprimorar nossas rotinas de trabalho, nossas interações, dentro e fora da instituição, para otimizar recursos, custos operacionais e zelar pela ‘marca’ da instituição”, explica Lucas.



Analista de mídias sociais Lucas Ramon e a professora Ana Paula Sodré falaram para a plateia que lotou auditório da OAB

Foto: ASCOM/NEACA TR


‘Temos que resgatar a nossa origem de reivindicar e propor políticas públicas’


Após a apresentação das equipes dos projetos (mencionados abaixo), Marisa Chaves agradeceu o trabalho das coordenações e ressaltou o resgate à origem da instituição que se forjou na reivindicação e na proposição de políticas públicas.  A gestora ressaltou os quatro eixos principais do MMSG: enfrentamento de todas as formas de violência; formação continuada de profissionais; exercício do controle social; e promoção da saúde (direitos sexuais e reprodutivos).    

  

“Sabemos de todas as dificuldades e desafios. Zelar pela marca da instituição é fundamental. Temos um cronograma institucional e todas as formas de recursos devem obedecer os fluxos das coordenações. Acima de tudo, temos que resgatar a nossa origem de reivindicar e propor políticas públicas tendo como base os eixos fundamentais do MMSG. Agradeço às associadas, diretoras, coordenações, técnicos e corpo administrativo pelo trabalho e dedicação”, finalizou Marisa.    


Fundado há 35 anos


O MMSG é uma entidade da sociedade civil, de utilidade pública municipal e estadual, que atua sem fins lucrativos, fundada há 35 anos, cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. Trabalhamos em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.

Parcerias e projetos 


O MMSG executa, atualmente, os projetos: Grupo Reflexivo; Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACA); Núcleo Especial de Atendimento à Criança e Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual (NEACA); Roda de Conversas com Gestantes e Puérperas, que ajuda mulheres para transformação física e psicologias na gravidez; Rede Vida, que atende e acolhe pessoas com HIV/Aids; Projeto Recria; Rearticulando Rede Mulher; ‘Ricas’ do Salgueiro; e o Projeto Cartografia Social das Entidades da Sociedade Civil em São Gonçalo.   


 MMSG tem parceiros nacionais e internacionais    


O MMSG tem como parceiros entidades públicas e privadas, além de ajuda internacional como a Unesco, ‘Brazil Foundation’ e Fundação Rare Beauty, que apoiam a instituições em seus projetos. No Brasil, o MMSG recebe apoio da Prefeitura de São Gonçalo, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), do Ministério da Saúde, CEDIM-RJ, Instituto Profarma, Boticário e da Petrobras, que já financiou 5 projetos, desde 2006, e atualmente, apoia o Projeto NEACA Tecendo Redes, com núcleos de atendimentos em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias.


Atendimentos às vítimas em três municípios


O projeto NEACA Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas. O projeto já abrangia  os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, e agora chega a Duque de Caxias com o objetivo contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).


Em caso de ajuda, o NEACA disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços e telefones abaixo:


NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)

NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).

NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim Vinte e Cinco de Agosto. (21 96750-3095).

 

 


1 Comment


Yasmin Gimenes
Yasmin Gimenes
Sep 06

Uma honra fazer parte de uma instituição tão comprometida com os direitos humanos!

Like
bottom of page