Com a colaboração de instituições doadoras e apoio da equipe técnica, MMSG organizou confraternização de Natal para crianças e adolescentes em espaço de festas
Uma das suprersas da festa foi a chegada da Mamãe Noel que distribuiu presentes para crianças e adolescentes em SG
Fotos: ASCOM/NEACA TR
O Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) promoveu, na quinta-feira (05/12), a festa de confraternização de fim de ano para crianças e adolescentes participantes de projetos da instituição, no Espaço de Festas Infinity, próximo ao Clube Tamoio, no Centro (SG).
Na festa, intitulada “Construindo Sonhos”, crianças e adolescentes participaram de diversas atividades recreativas e pedagógicas organizadas pelas equipes técnicas do MMSG.
Além de muita diversão, como jogos, dinâmicas e banho de piscina, a equipe organizou lanches com um cardápio variado contendo cachorros-quentes, pipoca, picolé e outras iguarias. No evento também foram servidos um coffee break de entrada, almoço e, ao final da festa, um bolo acompanhado de distribuição de docinhos, salgadinhos e lembranças.
Dentre as atividades, destacou-se a construção da ‘árvore dos sonhos’, representada simbolicamente pelos pedidos e anseios para o próximo ano. Uma das surpresas da festa foi a chegada da ‘Mamãe Noel’ que distribuiu presentes às crianças e adolescentes.
Participaram da festa os Projetos RECRIA, Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (NACA-SG) e o Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual (NEACA Tecendo Redes/SG).
‘Esse momento mágico gera motivação, esperança e sonhos’
Para a coordenadora geral de projetos e gestora do MMSG, Marisa Chaves, a festa de Natal permitiu o entrosamento das crianças e adolescentes atendidos nos três projetos. Chaves agradeceu o empenho de toda a equipe, das instituições doadoras e, sobretudo, o apoio da Petrobras e da Fundação para Infância e Adolescência (FIA).
“A festa de Natal permitiu o entrosamento das crianças e adolescentes assistidos pelos projetos NACA, NEACA e Recria. Foi um momento de muita troca, brincadeira e diversão. A construção da ‘árvore dos sonhos’ foi um momento de interação. Agradecemos à Petrobras e à FIA por permitirem através dos programas NACA, NEACA e Recria, que nossas crianças estejam sendo acompanhadas. Esse momento mágico gera motivação, esperança e que nossos sonhos se realizem em 2025”, reiterou a gestora.
‘Foi um ano feliz, porque tivemos apoio para acolher mais crianças’
Para a psicóloga Cristiane Pereira, coordenadora técnica do Neaca/SG, a confraternização foi planejada para trazer diversão e descontração às crianças e adolescentes atendidas pelos projetos do MMSG.
“Na maioria dos casos, trabalhamos com a temática de violência, durante o ano todo. Portanto, escolhemos essa data para trazer diversão e bastante animação para essas crianças e adolescentes. Acredito que 2024 foi um ano feliz, pois tivemos apoio para acolher mais crianças. Só no Neaca/SG temos 180 crianças em atendimento. Agradecemos a toda equipe, em todas às áreas, pelo empenho e dedicação. Estão todos de parabéns”, disse Pereira.
‘É importante essa integração com as crianças atendidas’
Coordenadora do Projeto RECRIA, a psicopedagoga Elisabeth Lourenço enalteceu a integração entre as crianças e adolescentes. Segundo Lourenço, a confraternização é fundamental para o fechamento do trabalho da equipe técnica voltado para a reflexão, comportamento social, postura e cidadania.
“Além da ludicidade e diversão, essa festa representa o fechamento de todo o trabalho dos nossos projetos. A criança e o adolescente estão em uma confraternização desenvolvendo todo aprendizado que adquiriram durante os atendimentos e no processo pedagógico”, explica Lourenço.
‘Promover a interação social e a diminuição dos agravos’
A supervisora técnica dos NEACAs, Tatiana Rodrigues, destacou o papel da confraternização para promover a interação social e o espaço do brincar, além de ajudar na redução dos agravos decorrentes das violências.
“Na confraternização, as crianças e adolescentes se conhecem e ficam mais perto de toda equipe técnica. Portanto, nosso objetivo é promover essa interação, o brincar, e permitir que fiquem livres para exercitarem suas aptidões e emoções”, reitera Rodrigues.
Técnicos fizeram atividades e dinâmicas de grupos com muita diversão para as dezenas de crianças atendidas no MMSG
Fotos: ASCOM/NEACA TR
‘Elas estão realizadas’
Mãe de duas adolescentes atendidas em projetos do MMSG, a trancista Najara de Souza, de 41 anos, elogiou a confraternização.
“Estou achando maravilhoso! Elas estavam empolgadas e animadas com essa festa. A participação nos projetos as deixou mais tranquilas, sociáveis e ativas. Elas saíram do ócio e deixaram as ‘telas’ de lado por um tempo. Elas estão realizadas”, disse a trancista.
Técnicos falaram sobre a confraternização
‘Foi emocionante ler as cartinhas com os sonhos das crianças e adolescentes. O sonho simboliza a possibilidade de reinícios’ (Natália Jacintho/psicóloga/NEACA-SG)
‘O tema da festa é construindo sonhos. E quando falamos de sonhos, falamos de esperança e os caminhos para prosseguir’ (Sabrina Caldas/Assistente Social/NEACA-SG)
‘São crianças e adolescentes que foram expostas às mais diversas violências. A confraternização ajuda a minimizar os impactos e na integração social’ (Vanessa Honorio/Psicóloga/NACA-SG)
‘A função dessa festa é a integrar, mostrar a força da coletividade para novos recomeços e continuarmos lutando contra as vulnerabilidades sociais’ (Lucas Lima/Educador Social/Recria-SG)
‘O objetivo é, dentro da recreação e das dinâmicas, mostrar que é possível construir sonhos’ (Ana Cabral/Educadora Social/NEACA-SG)
‘Estou feliz por ajudar da minha maneira a dar a essas crianças um dia de muita diversão e felicidade’ (Edna Dias Francisco/Auxiliar de Serviços Gerais/MMSG)
‘Lazer e diversão fazem parte das garantias de direitos prescritas no ECA. Portanto, essa festa é uma oportunidade de as crianças exercerem seus direitos e, em meio às violações, terem uma oportunidade de brincar e se divertirem’ (Nathália Maria de Oliveira/Assistente Social/NACA-SG)
‘Fiquei muito feliz com o convite. Tenho um carinho enorme com os projetos do MMSG. Brincar com as crianças é o que o faço de melhor. E vê-las felizes me deixa realizada’ (Aline Sanches/Recreadora/Especialista em Psicomotrocidade/Mamãe Noel)
Atendimentos em três municípios
O NEACA Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto já abrangia os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, e agora chega a Duque de Caxias com o objetivo de contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).
Já o NACA e o RECRIA, projetos realizados em parceria com a Fundação para Infância e Adolescência (FIA), atendem em São Gonçalo e Niterói.
Em caso de ajuda, os núcleos disponibilizam seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços e telefones abaixo:
NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).
NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).
NACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto. (2606-5003/989004217)
NACA (Niterói)- Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói. (2719-8862 / 965211716)
RECRIA - Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
Comments