top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

MMSG participa de evento organizado pela fundação da cantora Selena Gomez em Nova York

  • charodri
  • 27 de jun.
  • 4 min de leitura

Atualizado: há 4 dias

Projeto Vozes Periféricas, que atende mulheres do Complexo do Salgueiro (SG), foi escolhido entre organizações de cinco continentes para participar de workshop em Manhattan

Psicóloga Patrícia Muniz com a bandeira do Movimento de MUlheres em São Gonçalo durante workshop em Nova Iorque

Foto: Divulgação


Organizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), o Projeto Vozes Periféricas, que atende mulheres em vulnerabilidade social no Complexo do Salgueiro (SG), foi escolhido, entre as diversas iniciativas  parceiras da Rare Beauty Fund (Fundação Beleza Rara) em cinco continentes, para ser um dos representantes do Brasil durante evento internacional em Nova Iorque (EUA).


Atuando há 36 anos em defesa dos direitos das mulheres em São Gonçalo, o MMSG, representado pelo Projeto Vozes Periféricas, teve a honra de ocupar uma das cadeiras estrangeiras no Workshop de Comunicação Estratégica e Narrativa de Impacto da Rare Beauty Fund, entre os dias 23/06 a 25/06, em um centro empresarial em Manhatan, famoso distrito nova-iorquino.  


De acordo com a Rare Beauty Fund, fundada pela cantora e pop star Selena Gomez, o evento teve como objetivo conectar vozes influentes em saúde mental, impacto social e filantropia, com foco em ferramentas práticas para ampliar o alcance das iniciativas. A programação incluiu temas como captação de recursos, storytelling de impacto, mídia digital, gestão de equipes e adaptação a mudanças no setor.


A Rare Beauty Fund passou a financiar o Projeto Vozes Periféricas, em São Gonçalo, através da Brazil Fundation, instituição que atua como ponte na conexão com doadores individuais, empresas, fundações dos Estados Unidos e de outras partes do mundo.


Patrícia Muniz ao lado da diretora de comunicação da Brazil Fundation Leila Cocito após partcipação em painel nos EUA

Foto: Divulgação


 ‘Apoiamos organizações sociais que atuam diretamente nas comunidades’  


Durante o evento, a  diretora de comunicação da Brazil Fundation, Leila Cocito, elogiou a atuação do MMSG e do Projeto Vozes Periféricas e reiterou o apoio da instituição às organizações que atuam diretamente nas comunidades ou territórios.     


“Apoiamos organizações de base, que estão próximas das pessoas e trabalham todos os dias para construir um país mais justo e equitativo para todos os brasileiros. E uma dessas organizações incríveis é o Movimento de Mulheres, baseado no Salgueiro, uma comunidade em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Além de atender mulheres que vivem em condições de alta vulnerabilidade, o MMSG oferece algo muito poderoso: a oportunidade de se tornarem protagonistas de suas próprias histórias. O que torna esse trabalho realmente especial é que ele é conduzido por mulheres da própria comunidade. São elas que conhecem o território, as pessoas e a realidade vivida no dia a dia. Estão de Parabéns!”, disse Cocito, durante o workshop.

Patrícia viajou a Nova Iorque para apresentar as ações do Projeto Vozes Periféricas nas comunidades do Salgueiro em SG

Foto: Diculgação


Psicóloga e ‘cria’ do Salgueiro representou o MMSG no evento em NY  


Nascida e criada no Complexo do Salgueiro, a psicóloga Patrícia Muniz,  mestre em Subjetividade, Política e Exclusão Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi escolhida para representar o MMSG no evento internacional. Segundo os organizadores, “Muniz se tornou uma liderança comunitária corajosa e inspiradora”. 


“Foram dias riquíssimos, de aprendizado mútuo, fortalecimento, interatividade e descobertas, assim como foi possível identificar também desafios semelhantes que as diferentes organizações encontram no que se refere às ferramentas para computar as ações cotidianas que envolvem o material humano, e que são difíceis de transformar em indicadores estatísticos”, explica Muniz.

‘Voz e visibilidade às nossas demandas sociais’  


“Tenho orgulho de ser nascida e criada no Complexo do Salgueiro e poder, através dos meus estudos e do Projeto Vozes Periféricas, ajudar outras mulheres terem autoestima, saúde mental, acessarem seus direitos e autonomia pelo conhecimento ou empreendedorismo. Agradeço ao MMSG, à Rare Beauty Fund e à Brazil Fundation pela oportunidade de dar voz e visibilidade às nossas demandas sociais”, complementou a psicóloga.        

O workshop internacional reuniu representantes de organizações apoidas pela Rare Beauty Fund em cinco continentes

Foto: Divulgação


Projeto foi criado em 2020 para dar suporte psicossocial às mulheres do Salgueiro  


Feliz com a escolha do projeto Vozes Periféricas para representar o MMSG em um evento internacional, a gestora e coordenadora de projetos Marisa Chaves agradeceu à Brazil Fundation e à Rare Beauty Fund por acreditarem e apoiarem uma iniciativa de tanta relevância social para a instituição.        


“Estamos felizes e honrados com a escolha. Acreditamos ter conseguido levar um pouco da nossa realidade para tantas pessoas reunidas em Nova Iorque. A Patrícia Muniz representou, não só o Projeto Vozes Periféricas, mas toda a organização com sua competência, educação e generosidade. Esse projeto existe desde 2020. Anteriormente era intitulado Mulheres em Movimento, mas a partir de 2023, ganhou o nome Vozes Periféricas”, explica  Chaves.

'Romper o ciclo de violências e valarizar o empreendedorismo'

“Dentre os objetivos do projeto destacam-se a elevação da autoestima e o suporte psicossocial às mulheres que tiveram direitos violados e sofrem violências. E, por esse motivo se isolam socialmente, se afastam do mercado de trabalho e muitas abandonam os estudos. Trabalhamos pelo fortalecimento emocional das mulheres residentes em territórios periféricos  que estão marcadas por múltiplas violências urbanas. Essas violências dificultam a liberdade não só de expressão, como do ir e vir. Esse projeto  propõe alternativas criativas que permitam romper o ciclo de violências e  valorizar o empreendedorismo feminino”, complementou a gestora.

 Cerca de 60 mulheres impactadas diretamente e 240 indiretamente


O Projeto Vozes Periféricas tem como objetivo fortalecer a autoestima das mulheres residentes em territórios de favelas (Complexo do Salgueiro/ SG). Dentre os objetivos específicos destacam-se o acesso humano à informação, com vistas ao conhecimento de direitos, e o alcance do protagonismo dentro de territórios tão conflagrados. Assegurando o acompanhamento especializado interdisciplinar (Serviço Social, Psicologia e Jurídico). O projeto já beneficiou 3301 mulheres com cestas básicas e doação de absorventes.


Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos


O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.


 Não se cale. Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei. Ligue 180 e denuncie!

Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:  


MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)



 
 
 

コメント


Ativo 2.png
  • Ativo 13

(21) 2606-5003 /(21) 98464-2179

  • Ativo 12

Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Rua Rodrigues da Fonseca, 201 - Zé Garoto

- NEACA Itaboraí: (21 98900-4246 | 96521-4888)

Rua Antônio Pinto, 277 - Nova Cidade

- NEACA Duque de Caxias: (21 96750-3095)

Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto

- NEACA Primeira Infância (SG): (21 96750-1595)

Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto


- NACA (SG): (21 2606-5003 | 21 989004217)

Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto

- NACA (Niterói): (21 965211716)

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói

bottom of page