top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

MMSG deixa sua marca no maior Tapete Religioso da América Latina

  • charodri
  • 25 de jun.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 27 de jun.

Em sua quarta participação, o Movimento de Mulheres em São Gonçalo inovou ao misturar arte, ecologia, fraternidade e homenagem à Santa Ifigênia   

Tapete do MMSG foi considerado pelos visitantes um dos mais bonitos na celebração de Corpus Christi em São Gonçalo

Foto: ASCOM/NEACA TR


Representado pelo grupo de associadas e integrantes de seus diversos projetos, o Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) deixou sua marca no maior tapete religioso da América Latina, confeccionado no feriado de Corpus Christi, em São Gonçalo.


Com cerca de dois quilômetros de extensão, a montagem dos tapetes, no centro de São Gonçalo, reúne fiéis de diversas paróquias, em um ato de fé e devoção, onde os participantes utilizam sua criatividade e habilidade para criar desenhos e representações religiosas.


Em 2025, o MMSG protagonizou sua quarta participação no tradicional evento cultural da cidade, que envolve milhares de voluntários e toneladas de materiais como sal, serragem e corantes.


Idealizado pelo grupo de associadas do MMSG, o tapete 225, com 5 (cinco) metros de cumprimento e 3 (três) metros de largura, teve como temática a tríade: “Fraternidade, Ecologia e Reciclagem”; e fez alusão sacra à Santa Ifigênia, protetora das casas e famílias.


“Esse é o quarto ano que o MMSG participa dessa linda celebração. Escolhemos a temática da ecologia, pois trabalhamos o benefício da reciclagem e a consciência da preservação do meio ambiente. A ideia é mostrar a transformação dos materiais descartados em uma casa sob as bênçãos da Santa Ifigênia, protetora dos lares”, explica a diretora executiva, Oscarina Siqueira.

     

Além do significado religioso, o tapete de Corpus Christi de São Gonçalo também se tornou um importante evento turístico, atraindo visitantes de diversas regiões.         


“É uma honra estarmos participando do maior tapete religioso da América Latina e dessa linda festa de Corpus Christi em São Gonçalo.  Com certeza, o nosso tapete é um dos mais lindos e traz uma mensagem relevante ao ilustrar a importância da fraternidade e da preservação do nosso meio ambiente”, ressaltou a gestora Marisa Chaves.   

Além do grupo de associadas, funcionários e voluntários, as crianças também ajudaram na confecção do tapete em SG

Foto: ASCOM/NEACA TR


Processo criativo e mistura de ideias


O processo criativo do tapete contou com a participação da diretora de mobilização e divulgação do MMSG, Eliete Soares, e dos traços artísticos do ilustrador, artista visual e educador Luiz Moura.  


O ilustrador Luiz Moura ressaltou a importância da compreensão da temática e junção das ideias para o processo criativo. Segundo Moura, a criação do desenho para montagem do tapete foi similar a um retrato-falado, método usado por profissionais para reproduzir a imagem de um rosto através da fala de alguém.


“Esse foi o grande desafio. Fazer uma arte usando temáticas como   ecologia, fraternidade, família, adoração, tudo sob as bênçãos da Santa Ifigênia. Esse processo criativo iniciou com o retrato-falado do tema. A finalização do desenho, da mistura das cores, foi o complemento dessa ideia, que ganhou forma com a aplicação do sal, serragem e outros materiais para delinear a imagem”, disse Moura.

Integrantes da diretoria do MMSG e o grupo de voluntários posam em frente ao tapete durante celebração no Centro (SG)

Foto: ASCOM/NEACA TR


‘Conseguimos colocar a nossa marca no maior tapete da América Latina’


Para a diretora de mobilização e divulgação do MMSG, Eliete Soares, a inclusão da marca da instituição no tapete foi um diferencial nesta quarta participação na tradicional festa de São Gonçalo.


“Essa história teve início, há quatro anos, quando recebemos a visita de um padre e comunicamos sobre o nosso interesse em participar da celebração. Já elaboramos três tapetes, mas, em 2025, foi especial. Conseguimos colocar a marca do MMSG e desenvolver ideias sobre fraternidade e ecologia que são temas atuais. Somos uma instituição ecumênica, abraçamos a todas as religiões. Agradecemos a nossa diretoria e a todos que ajudaram na confecção do tapete”, disse Soares.

Desde 1989, em defesa dos Direitos Humanos


O MMSG é entidade da sociedade civil, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. A instituição trabalha em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.

 

 Não se cale. Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei. Ligue 180 e denuncie!

 

 Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço abaixo:   

 

 

MMSG (SG) - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

 

 

 
 
 

Comments


Ativo 2.png
  • Ativo 13

(21) 2606-5003 /(21) 98464-2179

  • Ativo 12

Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Rua Rodrigues da Fonseca, 201 - Zé Garoto

- NEACA Itaboraí: (21 98900-4246 | 96521-4888)

Rua Antônio Pinto, 277 - Nova Cidade

- NEACA Duque de Caxias: (21 96750-3095)

Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto

- NEACA Primeira Infância (SG): (21 96750-1595)

Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto


- NACA (SG): (21 2606-5003 | 21 989004217)

Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto

- NACA (Niterói): (21 965211716)

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói

bottom of page