top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

MMSG celebra chegada de novos técnicos aprovados em processo seletivo

Os 17 profissionais atuarão em projetos desenvolvidos pela instituição nos municípios de Duque de Caxias, Itaboraí e São Gonçalo


Funcionários foram recepcionados pela gestão do MMSG durante reunião com as equipes técnicas na sede da instituição

Fotos: ASCOM/NEACA-TR


Acolhimento, expectativas e novos desafios foram os temas abordados, na quinta-feira (02/05), durante a recepção dos 17 novos profissionais aprovados no último processo seletivo realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG). A equipe interdisciplinar, formada por 2 advogados, 6 assistentes sociais, 3 educadores, 2 pedagogos e 4 psicólogos, integrará os projetos desenvolvidos e coordenados pela instituição. Eles atuarão nos municípios de Duque de Caxias, Itaboraí e São Gonçalo.


Os novos profissionais foram recebidos e saudados pela gestora do MMSG, Marisa Chaves, que ressaltou a importância da humildade como regra de convivência em equipe, o alinhamento ideológico às temáticas desenvolvidas pela instituição, além do respeito mútuo e recíproco com as  diretoras e demais funcionários da instituição. Marisa estava acompanhada das três coordenadoras técnicas dos Núcleos Especiais de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual (NEACAs) e de integrantes das equipes atuais.  

     

“Estamos felizes e desejamos sucesso a todos os novos funcionários. Ressaltamos que a humildade, o respeito e o alinhamento ideológico com as temáticas da instituição são fundamentais. Nossos princípios são norteados pela democracia, transparência na gestão, incentivo à participação cidadã dos usuários e intersetorialidade. Deixamos claros que  atendemos vítimas expostas às diversas formas de violência e priorizamos a garantia de direitos, a oferta de um atendimento humanizado, que se baseie na metodologia da escuta ativa, sensível e na realização de um trabalho articulado em redes”, explica Marisa.

Cadastro de Reserva tem 39 candidatos


Iniciado em fevereiro (2024), o processo seletivo do Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), além dos 17 candidatos aprovados, selecionou outros 39 profissionais para compor um cadastro de reserva, que terá duração de 12 meses. A seleção, que teve mais de 400 inscritos, contou com análises de currículos, provas objetivas, redação e entrevistas.


Coordenadoras destacaram a importância da interação entre equipes


Para a assistente social Fernanda Sette, coordenadora técnica do projeto NEACA Tecendo Redes em Duque de Caxias, nesse primeiro momento, a interação entre as equipes será fundamental para troca de experiências e conhecimento das propostas de trabalho.


“Acho que esse período, de interação com os novos contratados e profissionais, é superimportante para ouvirmos e mostrarmos as propostas da instituição”, acrescenta Fernanda Sette.

Luciléia Baptista, assistente social e coordenadora técnica em Itaboraí, aposta na criação de novos projetos.


“Acredito que, com a chegada desses profissionais, conseguiremos criar novos projetos para beneficiar os municípios. Em Itaboraí, já estamos trabalhando na inserção no mercado de trabalho, bem como em temas como emancipação e protagonismo das mulheres”, ressalta Luciléia.

Já a coordenadora técnica da equipe de São Gonçalo, a psicóloga Cristiane Pereira Neves, citou a sua trajetória profissional no MMSG, quando passou por diversas áreas e projetos, até chegar à coordenação.


“Vocês estão chegando agora, portanto, acho importante falar da nossa história na instituição. Ninguém chega aqui coordenadora. É um processo. Gosto de trabalhar e quem vem para São Gonçalo encontrará uma equipe parceira”, finalizou a psicóloga. 

Gestora Marisa Chaves (à frente) saudou os novos técnicos durante apresentação das propostas e objetivos dos projetos

Fotos: ASCOM/NEACA-TR


‘Só tenho gratidão por estar aqui’


Natural do Mato Grosso do Sul, a assistente social Janaína Pereira Ifran, de 44 anos, que está há apenas 3 meses no Rio de Janeiro, agradeceu pela recepção. Ela contou ter ficado sabendo do processo seletivo através das redes sociais do MMSG, após receber a dica de uma amiga. Ela aposta na  experiência em atendimentos sociais às mulheres indígenas como uma  forma de contribuir em seu novo desafio institucional.  


“É um prazer estar no MMSG e poder participar de projetos tão importantes. Trago minhas experiências em outras culturas, mas, sem dúvidas, será um grande aprendizado trabalhar com profissionais tão qualificados. Só tenho gratidão por estar aqui”, disse Janaína, que trabalhará em Itaboraí.

‘Será um excelente aprendizado’


 Para o gonçalense Diego Marinho Torres, 33 anos, estar no MMSG será uma oportunidade de trabalhar com direitos humanos e, sobretudo, nas garantias de direitos de mulheres, crianças e adolescentes. O assistente social espera contribuir com a equipe.


“Recebo, com muita gratidão, essa oportunidade de fazer parte do Movimento de Mulheres em São Gonçalo. Uma instituição que tem projetos voltados em prol dos direitos humanos. Espero aprender bastante com a equipe e contribuir com o meu trabalho. Será um excelente aprendizado”, reiterou Diego, que integrará a equipe de São Gonçalo. 

‘Sempre quis trabalhar com as temáticas voltadas para mulheres’


Já a advogada Viviane Duarte Nizzo, de 53 anos, que atua na área da infância e adolescência, há 26 anos, espera agregar ainda mais conhecimento ao trabalhar com direitos humanos e no MMSG. Viviane espera trocar experiências com sua nova equipe, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.


“Atuo, há muitos anos, na área da infância. Sempre quis trabalhar com as temáticas voltadas para mulheres. Será um grande desafio. É algo que me apaixona. Estou ansiosa, feliz e grata por estar participando desse momento”, ressaltou a advogada.

Treinamento- Na próxima semana, de segunda à quarta-feira, os novos funcionários integrarão o Programa de Treinamento de Profissionais: Neaca Tecendo Redes. Serão três dias de curso, em dois turnos, com aulas que abordarão, entre outros, temas como ‘Contexto Histórico da Construção do MMSG’, ‘Cenários Políticos e Posicionamento Institucional’, ‘Apresentação dos Projetos’, ‘Cronogramas’, ‘Planejamentos de Ações’, ‘Responsabilidades Setoriais’, ‘Interdisciplinaridade e Intersetorialidade’.        



Ao lado da gestora e técnicos da equipe atual, novos funcionários terão a missão de articular novos projetos em Itaboraí

 

Atendimentos às vítimas de abusos e violências domésticas


O projeto NEACA Tecendo Redes, iniciado em 2024, com apoio da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e de gênero. O projeto, administrado pelo MMSG, abrange os municípios de São Gonçalo, Duque de Caxias e Itaboraí e tem como objetivo contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).


Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços abaixo:


NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).

 

 

 

                    

Comments


bottom of page