top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

'Expedição Baía de Guanabara' da Petrobras visita NEACA em SG

Profissionais de diversos setores da Área Social da estatal conheceram de perto as diretrizes e instalações do núcleo de atendimento no Zé Garoto


Profissionais da Petrobras acompanharam as dinâmicas dos atendimentos no setor de educação do projeto NEACA (SG)

Foto: ASCOM/NEACA TR


Uma comitiva formada por 10 representantes da Área Social da Petrobras visitou as instalações e conheceu as diretrizes do Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica  E/ou Sexuais (NEACA Tecendo Redes), na quarta-feira, no Zé Garoto, em São Gonçalo.


Na ação, os profissionais da estatal acompanharam a dinâmica dos atendimentos a crianças e adolescentes, que contou com a apresentação dos bonecos da Turma da Arana, além de conversarem com integrantes do corpo técnico da entidade formado por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores e advogados.


Denominada “Expedição Baía de Guanabara”, a visita da Petrobras ao NEACA faz parte de um roteiro que levará profissionais, de diversas áreas da estatal, conhecerem, ‘in loco’, 26 projetos sociais considerados de excelência e relevância social, localizados no entorno da Baía da Guanabara, incluindo a Capital e cidades da Região Metropolitana e Baixada Fluminense.    


De acordo com profissionais do setor de Comunição da Petrobras, a expedição visa proporcionar aos funcionários uma experiência de aproximação aos projetos, apoiados pela empresa, que tenham relevância na área socioambiental, pautados na transformação social e defesa dos direitos humanos.


A expedição será transformada em um produto de comunicação e reproduzida pelas mídias internas da empresa em todo o país.     



Funcionários da estatal participaram de uma contação de histórias e posaram com os bonecos da Turminha da Arana

Foto: ASCOM/NEACA TR


NEACA se destaca pela proteção social e garantia de direitos  

 

Organizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), o projeto NEACA Tecendo Redes atua na política de proteção social especial para garantir os direitos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.


Dentre as ações, destaca-se o acompanhamento especializado interdisciplinar nas áreas de serviço social, psicologia, jurídica e pedagógica.


O objetivo é minimizar os agravos psíquicos, físicos, afetivos e cognitivos apresentados pelas crianças, adolescentes, jovens e familiares expostos às diversas violências domésticas e/ou sexuais para superação das vulnerabilidades sociais decorrentes das violências notificadas.    


Instalações e contato direto com usuários


Mediada pela coordenadora de projetos e gestora do NEACA, Marisa Chaves, e com apoio da equipe técnica do projeto, a visita teve início às 9h, com uma breve apresentação da sede, no Zé Garoto, e um ‘tour’ pelas instalações da instituição, incluindo a recém-inaugurada ‘casa’ para atendimentos à primeira infância, onde os profissionais da Petrobras puderam ter contato direto com usuários e familiares.


Coordenadora geral do NEACA, Marisa Chaves (Centro), falou sobre a importância da redução dos agravos das violências

Foto: ASCOM/NEACA TR


Chaves destacou a importância da escuta qualificada e do atendimento multidisciplinar para redução dos agravos provenientes das violências constatadas.


“ É uma honra receber os representantes da Petrobras em nossa sede e poder mostrar o resultado do apoio e confiança dessa empresa em nossos projetos, sobretudo o NEACA, que trata a redução de agravos provenientes da violência constatada. Nossa equipe está aqui para fazer uma escuta qualificada. Não é a escuta do senso comum. É uma escuta respeitosa, ética, que guarda o sigilo. Cabe a nós acolher, sem julgar, e contribuir para que crianças e seus responsáveis tenham força psíquica para continuarem a se desenvolver na sociedade”, explica a gestora.

‘Visita demonstra relevância e bons resultados do projeto’


Para a coordenadora técnica do NEACA/SG, Cristiane Pereira, a inclusão do projeto na Expedição Petrobras demonstra a relevância do trabalho e os bons resultados obtidos pela equipe no âmbito do sistema de garantia de direitos. Segundo a coordenadora, de fevereiro a outubro, o NEACA acumula cerca 200 pessoas em atendimento continuado, incluindo crianças, adolescentes e jovens até 29 anos, e uma fila de espera com aproximadamente 70 casos.   

     

“Essa visita da Petrobras ao NEACA é positiva e importante, pois mostra  que somos um projeto de relevância social no entorno da Baía de Guanabara. E, também, para darmos uma devolutiva ao financiador sobre os resultados desse apoio, que refletem nos atendimentos e na diminuição dos agravos provenientes das violências que atingem crianças, adolescentes e jovens. Cabe ressaltar o bom trabalho da equipe, que, mesmo com o aumento da demanda no município, conseguiu atingir as metas propostas”, ressalta Pereira. 

Coordenadora técnica do NEACA/SG, Cristiane Pereira (E), ressaltou a relevância do projeto e o bom trabalho da equipe

Foto: ASCOM/NEACA TR


Familiares falaram sobre experiências e atendimentos


Avó de uma das crianças atendida no NEACA, A., de 54 anos, elogiou a experiência de transformação constatada no neto, que foi vítima de violência doméstica.


“Acompanho o atendimento ao meu neto, desde o início, e posso afirmar que o excelente trabalho realizado pela equipe do NEACA transformou a nossa vida. Apesar dos traumas provenientes da violência, temos uma vida  equilibrada”, disse, emocionada, a dona de casa.  

Mãe de 3 filhos, a jovem J., de 24 anos, falou sobre superação após a chegada ao NEACA.


“Sou muito grata ao NEACA, pois aqui consegui não só tratar os meus filhos como estou aprendendo a ter força e protagonismo para continuar lutando e trabalhando para garantir a integridade e o cuidado das crianças”, ressaltou a estudante.    

Comitiva da Petrobras ao lado da gestora Marisa Chaves (C) e da diretora do MMSG Oscarina Siqueira (D) no NEACA (SG )

Foto: ASCOM/NEACA TR


Atendimentos em três municípios


O NEACA Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto já abrangia os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, e agora chega a Duque de Caxias com o objetivo contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).


Em caso de ajuda, o NEACA disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços e telefones abaixo:


NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).

NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)

NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).

      



Comments


bottom of page