top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

Dia da Família!




Você sabia que existe uma data para celebrar e homenagear a família e ressaltar sua importância na vida de cada indivíduo? Com esse propósito o Dia Nacional da Família foi instaurado no Brasil e é comemorado no dia 08 de dezembro. Em 1963 efetuou-se a oficialização desse dia, através do Decreto de Lei no 52.748.


O conceito de família comemorado nesta data se estende para além da família normativa chamada de “tradicional”, que é constituída por pai e mãe unidos através do matrimônio, pois não há apenas esse arranjo familiar. O conceito de família abrange a outras configurações, inclusive o arranjo de família na qual não há laço consanguíneo e exista a relação afetiva entre as pessoas, independente disso.


O princípio parte da presença do amor, da ajuda mútua e da participação na formação de valores como educação, cultura, moral e ética de cada pessoa.

No Brasil, entre todas as configurações familiares a que predomina é a família monoparental, constituída por um cuidador e filho(os).


E o que se destaca nesse arranjo da família monoparental é que em sua grande maioria são chefiadas por mulheres (mãe e filhos), o que por si só revela uma face injusta da realidade social e necessita de uma atenção especial, tendo em vista que a mulher ainda enfrenta preconceitos de gênero, salário desigual pela discriminação no mercado de trabalho e ainda assim essas mulheres chefes de família assumem sozinhas as despesas da família.


Uma realização do Movimento de Mulheres em São Gonçalo @movimentodemulheres_sg em parceria com a Petrobras @petrobras


Commentaires


bottom of page