FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

Conheça o Projeto Tecendo Redes na Primeira Infância


Tecendo Redes na Primeira Infância atua nas políticas de proteção social e defesa de garantia dos direitos infantis em São Gonçalo e Itaboraí. O projeto é desenvolvido pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo em parceria com a Petrobrás.


POR QUE A PRIMEIRA INFÂNCIA


O período da primeira infância corresponde do pré-natal até o sexto ano de vida da criança. Nesse período, 90% das conexões cerebrais serão estabelecidas.


As crianças aprendem muito e de forma rápida, absorvendo todo tipo de informação, emoções e experiências a que são expostas. Por isso, um ambiente de segurança, saúde, boa alimentação e estímulos positivos é imprescindível.


Os seis primeiros anos de vida são os mais importantes no crescimento e desenvolvimento da criança.



VULNERABILIDADES


As crianças pequenas são menos capazes de evitar ou resistir (às violências), menos capazes de compreender o que está acontecendo e buscar a proteção dos outros. Garantir a primeira infância como um período livre de violência é uma prioridade.



CUIDAR DE QUEM CUIDA É IMPORTANTE


Fortalecer quem é responsável por cuidar, estimular, interagir, impor limites, incentivar autonomia e preparar a criança para os desafios e oportunidades da vida presente e adulta.



VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO


O Tecendo Redes na Primeira Infância promove acompanhamento especializado interdisciplinar para minimizar os impactos de violências domésticas (físicas, psicológicas e/ou sexuais) sofridas pelas crianças de 0 a 6 anos. 


As crianças precisam viver o presente de forma mais justa, plena e feliz.

Boletins
Mais Recentes