
Bullying pode se constituir em um fator que afeta negativamente o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, especialmente das vítimas, o que torna imprescindível a sua compreensão, especialmente na infância.
Dados do National Center for Education Statistics (2016) mostram que uma a cada cinco crianças ou adolescentes, entre 12 e 18 anos, relataram ter sido vítimas de bullying, todavia, para as crianças de menor idade, esses dados tornam-se mais desafiadores, considerando as dificuldades para sua identificação ainda na primeira infância.
Frente à relevância que os primeiros anos de vida têm para o desenvolvimento de habilidades sociais, cabe identificar elementos apontados na literatura científica de situações adversas precoces que podem configurar bullying na primeira infância, já que o tema vem sendo mais investigado em crianças em idade escolar e adolescentes.
Assim, é relevante o aprofundamento do tema, com o propósito de analisar lacunas dos conhecimentos científicos e apreender evidências relevantes para a promoção do desenvolvimento adequado na primeira infância.
O bullying na primeira infância – faixa etária que abrange dos 0 aos 6 anos – é sutil, e por isso não deve ser confundido com alguns comportamentos que são naturais nesta fase.
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Uma realização do Movimento de Mulheres em São Gonçalo @movimentodemulheres_sg em parceria com a Petrobras @petrobras
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